Não demorou muito para que Alexandre Herchcovitch começasse outro projeto após ter se desligado da marca homônima, que hoje pertence ao grupo InBrands. Na temporada passada o estilista e seu marido, Fábio Souza, estrearam a primeira coleção de roupas da À La Garçonne, vintage store de móveis que agora reserva também um espaço dedicado para moda.
Com foco na sustentabilidade e em consonância com o movimento slow fashion, a dupla mescla peças garimpadas dentro e fora do Brasil a tecidos antigos estocados em tecelagens há mais de dez anos, tecidos retirados de peças vintage e tecidos feitos a partir de materiais reciclados. O resultado são itens de design atual e perfume vintage, algo que Alexandre tem orquestrado com maestria.
Herchcovitch afirma sempre ter tido uma relação forte com o universo vintage, e que começou cedo com o mundo do garimpo. Aos dezoito anos visitou o primeiro brechó na companhia da sua mãe, Regina, que hoje ajuda na confecção das peças da À La Garçonne. A dica do casal para quem quer fazer bons achados é o B.Luxo, brechó na Rua Augusta, em São Paulo. Anotado?
Os acessórios que pontuaram a coleção foram fruto de uma parceria com Hector Albertazzi e mais uma vez deixou evidente a ideia do reuso de materiais que tem orientado a marca. "Fábio e Alexandre visitaram o acervo da fábrica e transformaram antigos acessórios em itens novos", conta Hector, que mencionou também o see now, buy now da marca, já que todas as peças estarão à venda a partir de amanhã no endereço da À La Garçonne.
Os mais de sessenta looks, apresentados no espaço interno do MASP, deixaram evidente a liberdade criativa que a dupla teve no desenvolvimento da coleção. Questionado se o processo criativo funciona ao contrário ao trabalhar com peças vintage que já estão prontas Alexandre afirma estar sempre aberto a receber inputs vindos das roupas usadas. "Podemos incorporá-las na coleção a ponto de serem algo forte ou fazemos o processo regular", conta.
Como trilha sonora, hits do pop cantados a capella, como "Alejandro", de Lady Gaga, e "Diamonds", de Rihanna, mostraram uma coleção que mesclou peças esportivas a itens que revelavam delicadeza e elegância sutil, como as saias em renda e as peças em alfaiataria. Elegemos como itens-desejo as parkas e jaquetas de couro pintadas à mão, parte das mais de 101 peças únicas criadas para o desfile.