Alfa-hidroxiácidos: O que são e quais os benefícios

por Graucianna Santos

Alfa-hidroxiácidos ou AHA - você já deve ter ouvido ou visto esse nome por aí, o que talvez você não saiba é que ele tem ganhado muito prestígio no mundo dos cosméticos e dermocosméticos, está em várias coisas do nosso dia a dia - desde plantas a frutas - e são potências em nossas peles, já fazendo parte da composição de muitos produtos que circulam dentro da rotina de skincare

Apesar do nome complicado, nada mais é que um grupo de ácidos que são super potentes e prometem agir em nossa pele renovando as células, deixando com viço, macia, regulando a produção de melanina, tudo isso através de uma suave esfoliação química, sem aqueles grânulos, sabe? Bom, se até aqui você achou interessante, vem conhecer um pouco mais sobre esse grupinho e entender seus benefícios para uso no dia a dia ou naquela sessão poderosa com uma esteticista.

rotina de skincare - cuidados com a pele - Alfa-hidroxiácidos  - aumento de colágeno. - ácidos  - https://stealthelook.com.br
Foto: Thi Nguyen (Reprodução)


Dentre todos os ácidos que fazem parte do time de AHA, encontramos o ácido cítrico e málico, que é derivado das frutas, glicólico extraído da cana-de-açúcar, lático que provém do leite azedo, entre outros encontrados em diversos vegetais que aplicados à pele humana em diferentes concentrações e formas, oferecem benefícios terapêuticos e cosméticos poderosos em forma de esfoliante químico que apesar de penetrar numa camada profunda, não causa danos se usado da maneira correta.
É preciso tomar cuidado com o uso e sempre está orientado por especialista, seja dermatologista ou esteticista, cosmetólogo, para que não haja efeito contrário, causando danos à pele.

Hiperpigmentação  - cuidados com a pele negra  - Alfa-hidroxiácidos - cuidados com a pele - pele negra  - https://stealthelook.com.br
Foto: Brenda Mutoni (Reprodução)

Estudos científicos deixam claros seus benefícios e entre eles, é encontrado clareamento de manchas suaves, alto poder de hidratação, redução de linhas finas, produção de colágeno, uniformização da pele e até ajuste do ph dos produtos cosméticos, proporcionando ação anti acne, anti caspas e calosidade.

Na estética, os Alfa-hidroxiácidos são usados como peeling aplicados superficialmente ou com profundidade moderada, para tratamentos de vermelidão, seborréia, cicatrizes, melasmas e para deixar a pele mais jovem, podendo ser usado em qualquer tipo de pele sem oferecer danos de forma geral, sem contar que podem prevenir também cânceres de pele transmitidos pelos raios UV.

cuidados com a pele - pele mista  - Alta-hidroxiácidos - cuidados com ácidos - rotina de skincare - https://stealthelook.com.br
Foto: Tigray Crisis (Repro)

Sua eficácia vai além do que imaginamos, mas depende muito do seu pH, concentração e tempo de exposição submetida. Se usado em produtos cosméticos capilares, por exemplo, são removidos imediatamente e sua penetração acaba sendo imediata, com baixa concentração, apesar de eficaz. Já em um peeling químico, os Alfa-hidroxiácidos têm um intervalo de exposição maior, o que pode ter resultados variantes que duram meses. Interessante, né?

Você também vai gostar