Quando se trata de cabelo, todo mundo gosta de mudar às vezes. Seja para uma ocasião especial ou só para ver algo diferente no espelho, mudanças são sempre ótimas para nos tirar da rotina. E quando se trata das cacheadas, crespas e onduladas, geralmente a escolha é fazer chapinha. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados para não correr o risco de estragar os fios. Uma das coisas que pode acontecer é o alisamento térmico, que é quando seu fio tem a estrutura modificada após o uso frequente do secador e chapinha.
Primeiro, precisamos esclarecer que existe um outro tipo de alisamento térmico, que nada mais é do que uma técnica para alisar os cabelos um pouco diferente da progressiva. No entanto, o que estamos falando aqui é daquele alisamento que acontece sem intenção, quando você só queria mudar o visual por uns dias. Ele danifica a ponta dos cabelos, que ficam esticados e sem forma.
O alisamento térmico acontece porque o calor danifica a camada externa dos fios (a cutícula), que é o que protege o córtex (camada mais profunda). A alta temperatura diretamente na camada interna do fio resulta na perda de queratina, que é responsável, entre outras coisas, pela resistência do cabelo.
E como evitar o alisamento térmico? É necessário usar sempre um bom protetor térmico, não usar chapinhas que tenham sido utilizadas em progressiva — porque pode ter resquícios de produto — e não alisar com frequência, uma semana seguida da outra. Além disso, a temperatura também é um fator fundamental, então nada de usar chapinha quente em excesso.
Meu cabelo alisou, e agora? Depois de perceber que houve um alisamento térmico, o ideal é começar um tratamento mais intenso, com reconstrução capilar para repor a queratina e tentar recuperar a forma do cabelo. Também é indicado cortar as pontinhas para retirar a parte mais prejudicada, caso esteja danificada em excesso.
Outro método bem comum é o cronograma capilar. Ele também pode ajudar na recuperação do seu cabelo, já que ele vai ajudar a repor todos os nutrientes que o cabelo perdeu durante o alisamento térmico. A combinação de hidratação, nutrição e reconstrução, ajuda bastante na saúde do cabelo.
E por último, caso você tenha feito chapinha por um longo período de tempo e seu cabelo esteja bem alisado, pode ser necessário passar por uma transição capilar. Não vai ser tão drástica quanto uma de alisamento químico, mas vai exigir cuidados com a saúde do cabelo, algumas técnicas de definição e um corte para tirar a parte lisa.