Alopecia: entenda tudo sobre a doença de Jada Pinkett Smith

por The Look Stealers

Durante a cerimônia do Oscar 2022, Chris Rock fez uma piada de mau gosto relacionada ao fato de Jada Pinkett Smith ter a cabeça raspada, assim, o ator Will Smith, marido de Jada, foi até o palco e agrediu o comediante, fazendo com que o assunto ganhasse um enorme destaque. O ponto principal é que a atriz e dubladora não aderiu ao corte de cabelo por estilo, e sim por causa de uma doença chamada alopecia.

Esta condição médica não é tão comum em mulheres, e pode afetar bastante a autoestima. A alopecia pode ser causada por diversos fatores como estresse e até genética. Para entender melhor sobre o assunto, entrevistamos a dermatologista Paula Amorim, responsável pelo núcleo de tricologia da Clínica Juliana Piquet, para responder algumas dúvidas sobre a doença:

Jada Pinkett Smith - Chris Rock - alopecia - Will Smith - Oscar 2022 - https://stealthelook.com.br
Foto: Jada Pinkett Smith e Will Smith (Reprodução/Instagram)

o que é a alopecia?

Alopecia é uma alteração capilar que pode levar a perda dos fios de forma temporária ou permanente e não se restringe só aos cabelos mas também é capaz de afetar os pelos do rosto e corpo.

precisamos ficar atentas a quais sintomas antes de procurar um médico?

Alguns casos podem ser agudos, como a Alopecia Areata, que pode formar áreas de rarefação aparente em poucos dias, formando placas sem pelo com a pele aparente. Nesses casos, muitos fios podem cair rapidamente, o que alerta para buscar ajuda médica mais rápido, mas existem outros tipos de alopecia mais crônicos, cuja perda dos fios não é tão nítida. Nesses casos, a perda de volume, coceira ou sensibilidade no couro cabeludo podem ser sinais de alerta para procurar um dermatologista especialista.

como tratar esta doença?

A alopecia areata é causada por uma alteração imune que interrompe o ciclo capilar, levando a queda e pode estar relacionada à traumas ou estresse em pessoas que têm predisposição a desenvolvê-la. Por isso, o tratamento deve ser focado em medicações que agem na imunidade e, muitas vezes, associados a psicoterapia.

existem casos irreversíveis?

Existem casos que podem acometer áreas extensas e são mais resistentes ao tratamento. Apesar de a maioria dos casos ser reversível, alguns pacientes podem desenvolver uma forma permanente.

Jada Pinkett Smith - Chris Rock - alopecia - Will Smith - Oscar 2022 - https://stealthelook.com.br
Foto: Jada Pinkett Smith (Reprodução/Instagram)

quanto tempo dura o tratamento?

A duração do tratamento é variável e depende da extensão do quadro, tempo de desenvolvimento, idade, forma de tratamento e da resposta imune de cada paciente.

o tratamento é doloroso?

Em alguns casos é necessário o tratamento com a injeção de medicações no local da alopecia, o que pode ser desconfortável. Mas a dor depende da técnica a ser usada e da sensibilidade individual de cada um.

essa doença ocorre só no couro cabeludo ou também pode atingir outras partes do corpo?

A alopecia areata pode acometer todos os pelos do corpo.

é um problema que pode acontecer em todas as idades?

Sim, crianças também podem apresentar quadros de alopecia areata.

LEIA MAIS:

Estes são os melhores looks do Oscar 2022

A beleza das atrizes no Oscar 2022

As principais tendências que detectamos no Oscar 2022

Você também vai gostar