Amizade, trabalho e roommates: é possível?

por Giovana Marcon

Não sei se você sabe, mas eu, Giovana, divido um apartamento com mais duas look stealers, a Isabella e a Bruna. Eu sou coordenadora de conteúdo, a Isa coordenadora de design e a Bru editora de vídeos - sentamos todas na mesma baia do escritório e foi lá dentro que surgiu essa amizade e a ideia de morar juntas. 

Então nossa rotina é assim: a gente acorda, vai pro trabalho, passa o dia no escritório, voltamos, malhamos e cozinhamos juntas. Parece a fórmula para se criar atrito fácil, né? Convivência demais pode ser complicado. Mas por incrível que pareça, já vai fazer um ano que estamos nessa brincadeira e ainda não enjoamos ou brigamos. Hoje, estamos separadas por causa do distanciamento social - cada uma na casa dos seus pais, e falo isso por mim, mas acho que as outras duas concordam: não vemos a hora de voltar para o nosso apartamento!

E respondendo o próprio título desse post, sim, é possível manter a amizade, trabalhar e morar junto. Vou contar nossa história aqui e, caso você se identifique, conta pra gente nos comentários a sua história também! Bora? Começando pelo começo:

Isabella Aredes, Marçon e Bruna Lys - Roomates - morar com pessoas do trabalho - aluguel - quinto andar - https://stealthelook.com.br

Eu entrei no STL em novembro de 2018, nessa época a Isa já era designer lá, mas trabalhava remotamente de Belo Horizonte. Perto de se formar na faculdade, a Isa decidiu se mudar para São Paulo em 2019 e foi aí que a nossa história começou. Eu morava com uma outra amiga e tínhamos um quarto vago no apartamento. Como o mundo é pequeno, essa minha amiga já tinha conhecido a Isa e, quando eu falei que ela estava vindo pra São Paulo, minha amiga sugeriu de chamarmos a Isabella pra ficar com o outro quarto. 

Até então eu não tinha muito contato com a Isa, então quando eu a convidei para morar comigo do nada, ela foi perguntar para algumas outras look stealers se eu era legal. Aparentemente eu ainda não tinha conquistado todo mundo no escritório, e a Isa acabou decidindo pelo não, porque as meninas me achavam "estranha" (em minha defesa, eu sou muito tímida e preciso de um tempo pra me soltar com as pessoas, tá?).

Em fevereiro, a Isa chegou e estava todo mundo muito animado, porque ela é uma pessoa muito querida entre todo mundo do STL. Eu já tinha conquistado as outras look stealers, então ela ter me achado "estranha" não causou climão. O negócio é que: a Isabella sentou do meu lado. E eu não sei como, nem quando, mas em um mês nós já éramos super próximas - e sim, ela se arrependeu de não ter ido morar comigo.

A Bru chegou algumas semanas depois, diretamente de Portugal para o lado esquerdo de Isabella (eu era o direito). Não demorou muito pra Bru se enturmar e a Isa, que estava mais próxima dela, sempre me falava o quanto a Bru era legal. 

Isabella Aredes, Marçon e Bruna Lys - Roomates - morar com pessoas do trabalho - aluguel - quinto andar - https://stealthelook.com.br

Começamos a pensar em procurar algo juntas lá pro meio de maio. A Bruna já estava pensando em alugar com outra pessoa, a Isa foi convencida de que morar comigo e com a Bru seria incrível e eu queria um lugar com portaria (o antigo não tinha). Foi uma decisão espontânea, numa conversa de almoço que me deixou animada para procurar apartamentos online. Entrei no Quinto Andar e, procurando por região, achei um lugarzinho fofo e que as três amaram de cara. Marcamos uma visita no mesmo dia e foi aí que começou a nossa saga.

O primeiro não deu certo, nem o segundo e no fim de junho já achávamos que não ia rolar e que teríamos que esperar mais. Até que uma de nós achou o nosso atual apartamento, que visitamos no dia 3 de julho. Ele cumpria todos os requisitos (três quartos com armário e portaria 24h), cabia no orçamento e nem tentamos negociar o valor, fizemos uma proposta na hora pelo valor que o proprietário estava pedindo.

E adivinha? O dono do apartamento não queria aceitar a proposta porque somos três garotas jovens e ele achou que íamos fazer muitas festas e destruir o apartamento (mal sabia ele que somos cansadas demais pra isso). Então o nosso corretor do Quinto Andar, que já estava com a gente há algum tempo na busca do apartamento ideal, conseguiu convencê-lo de que somos jovens responsáveis e comportadas (mas nem tanto). E DEU CERTO! A partir daí foi a correria com papeladas e toda questão burocrática de se alugar um apartamento.

Isabella Aredes, Marçon e Bruna Lys - Roomates - morar com pessoas do trabalho - aluguel - quinto andar - https://stealthelook.com.br

E nos mudamos oficialmente no dia 1º de agosto. Com a ajuda da minha mãe e dos pais da Bruna, organizamos tudo em um dia. O processo foi cansativo e estressante, e se tem algo que nem nós mesmas entendemos é como nunca chegamos a brigar. Uma aquariana, uma ariana e uma leonina morando juntas era pra ser um caos, certo?

Mas desde o começo, lá no escritório, tínhamos muito respeito uma pela outra. E conversamos muito durante esses dois meses caçando o apartamento. Eu expliquei que às vezes quero ficar sozinha no quarto, combinamos que namorados e dates não eram um problema (a Bru namora, eu e Isa somos as encalhadas e sentimos muito ciúmes uma da outra, então até agora nenhuma das duas trouxe alguém hahaha), aceitamos que uma baguncinha aqui e ali é normal e que cada uma é responsável pela sua louça. E acho que tudo isso é o segredo do nosso sucesso.

Cada uma tem seu quarto e seu espaço, quando queremos, cozinhamos juntas - com muitas risadas -, às vezes cada uma come o seu miojo, quando precisa fazemos o mutirão da limpeza, tudo sempre em comum acordo. Sem cobranças, só conversas.

Os gastos a gente calcula e divide através de um aplicativo chamado Sliptwise - que está dando muito certo e facilita demais nossas vidas. Quando estamos inspiradas, fazemos feira e programamos o cardápio da semana. Antes da quarentena, estávamos focadas em fazer exercícios sempre, e a intenção é voltar assim que tudo isso passar. E isso tudo acaba nos deixando ainda mais próximas e motivadas, sabe? Morar sozinha também é incrível, mas ter suas amigas para cozinhar, fazer faxina, desabafar sobre os boys (ou girls) - e tudo mais - deixa a vida e a rotina mais leves. 

Então se alguém te disse que é impossível de trabalhar, morar junto e manter uma amizade, saiba que é mentira. As pessoas são diferentes, algumas dão muito certo e outras não, assim como nos relacionamentos amorosos. E eu posso afirmar com toda a certeza do mundo que esse trio aqui é mais do que compatível.

Você também vai gostar