Ana Paula Padrão fala sobre carreira, dinheiro e maternidade

por The Look Stealers

A décima convidada do podcast O que tem na sua Carteira? é ninguém mais, ninguém menos que Ana Paula Padrão. Jornalista, apresentadora, empresária e uma das mulheres mais influentes da televisão brasileira, Ana Paula conversou com Ana Buchaim e Manuela Bordasch relembrando desde sua infância e relação com dinheiro aos momentos que marcaram sua carreira.

Manuela Bordasch, Ana Paula Padrão e Ana Buchaim - O que tem na sua carteira? - O que tem na sua carteira? - podcast - São Paulo - https://stealthelook.com.br
Foto: Manuela Bordasch, Ana Paula Padrão e Ana Buchaim (Reprodução)


Brasiliense, além de ser apresentadora do Masterchef e jornalista há mais de 30 anos, Ana Paula Padrão relembrou o seu início na tv. "No Brasil, a entrada maciça das mulheres no mercado de trabalho foi nos anos 80. Todos os gráficos de mulheres com carteira assinada começam a fazer uma curva ascendente nessa época", fala, "e naquele momento realmente não havia modelo feminino para copiar. Apesar do jornalismo ser muito poroso à presença feminina, nas grandes mídias não havia - e há poucas até hoje - nos posto de comando."

Ana Paula iniciou a carreira na área de Economia no rádio, migrou e se tornou âncora de telejornal e se reinventou mais uma vez quando decidiu que não "queria mais estar todos os dias em uma bancada apresentando as notícias". 

Foi então que Ana Paula Padrão passou a ser procurada por inúmeras mulheres para trocar experiências e decidiu arquitetar a sua saída do jornalismo. "Comecei a fazer reuniões públicas com mulheres, comecei a montar grupos e a fazer eventos. De 2009 a 2015, eu fazia dois eventos grandes por ano para o público feminino. Passei a escrever artigos. Falei 'preciso ser vista como uma liderança nessa área porque se não eu vou ficar escrava desse trabalho [telejornal] para sempre." E logo em seguida, veio o convite para o Masterchef e "me deu uma segunda vida", brinca ela.

Outro assunto que faz Ana Paula Padrão ser referência para tantas mulheres é maternidade. "Passou pela minha cabeça ter filho muito por causa do deadline da natureza. Já tinha 37, 38 anos e se eu não tivesse filho naquele momento, não teria mais", relembra, "deixei a natureza resolver e a natureza não resolveu."

Então Ana Paula procurou ajuda médica, passou por todo o processo de fertilização e não foi feliz durante essa jornada. "Eu dormia mal, meu corpo se rebelou, não foi lindo e não deu certo." A maternidade nunca foi seu sonho e voluntariamente ela se viu criando um ponto de frustração na vida. "A única coisa que você tem que pensar e que é legítimo que você pense é: eu vou ser mais feliz com filhos? Se você tem dúvida sobre isso, espera. Pensa melhor. Conversa com alguém que pode te ajudar."

Ao longo da conversa, a jornalista e apresentadora também falou sobre como investe seus ganhos. E se instigou a sua curiosidade, dê o play no podcast:

Você também vai gostar