Aromas para concentração: quais são os melhores e os seus benefícios

por Personare

Atualmente o uso das tecnologias e do imediatismo das informações que precisamos pode estar causando falta de concentração e foco no dia a dia, fazemos muita coisa ao mesmo tempo e a facilidade de dispersão é muito alta. 

O fato de estarmos 100% do tempo conectados a nossos celulares, faz com que a gente se perca nos aplicativos e redes sociais e acaba culpando o tempo, mas será que realmente o tempo diminuiu na nossa vida ou a gente que se perde quando acessa o celular para ver uma informação e quando vê já se passaram 30, 40, 60 minuto e não fizemos nada? 

É muito importante que façamos nossas tarefas com atenção plena e no momento presente. Vou dar um exemplo: você toma café da manhã olhando as mensagens do seu celular? Sua atenção não está nem na comida e nem nas mensagens, e perde o foco. 

A Aromaterapia pode ajudar e é uma prática integrativa que ajuda a equilibrar e harmonizar a saúde física, mental e emocional, oferecendo bem-estar e equilíbrio e claro que existem óleos essenciais que nos ajudam a trazer mais presença nas atividades, foco e concentração no dia a dia. 

Mama Bear Wooten - aromaterapia - aromas para concentração - Verão - Pinterest - https://stealthelook.com.br
Foto: Mama Bear Wooten (Reprodução/Pinterest)


como os aromas ajudam a trazer mais concentração?

O nosso sistema límbico, também chamado de cérebro das emoções, é uma das partes mais antigas do cérebro. Amígdala, tálamo, hipotálamo, as glândulas pituitária e pineal e o hipocampo estão associados de várias maneiras com as emoções. Prazer, dor, raiva, medo, tristeza, alegria, memórias de curto e longo prazo e padrões de comportamento, como o aprendizado e atividade mental, estão ligados a ele.

É por isso que os óleos essenciais são ótimos aliados em algumas questões do dia a dia, mudanças de comportamento, quadros de ansiedade, pois atuam diretamente no sistema límbico. Quando você inala um óleo essencial, seus receptores olfativos levam esse aroma pelo neurônios olfativos até que chegam ao sistema límbico.

Dentro dessa parte do cérebro, o Hipotálamo é a parte mais importante porque comanda o sistema nervoso e os hormônios. 

O Hipocampo é responsável pela memória de longo prazo e pelo registro das nossas percepções e emoções. E as Amígdalas Cerebelosas são responsáveis pelos nossos comportamentos e pelo o que nos dá sensação de prazer e dor, tristeza, alegria, medo, raiva  por exemplo.

O sistema límbico pode ser acionado pelos aromas, porque estes têm capacidade de estimular nossa memória, inclusive ajudando a lembrar de fatos há muito tempo esquecidos.

Com esse estímulo os aromas atuam de forma positiva na produtividade, concentração e foco. 

estudo comprovou benefícios da Aromaterapia

O médico Terry Friedmann testou o uso da Aromaterapia em 40 crianças com TDAH na faixa de 6 a 12 anos. Por dois anos, Friedmann observou o efeito dos óleos, que eram inalados durante a noite ou três vezes durante o dia, quando as crianças estavam mais dispersas.

O médico publicou os resultados de seu estudo no artigo ”Attention deficit and hyperactivity disorder", em 2001.

Friedmann concluiu que o uso regular do óleo essencial de Vetiver por 30 dias melhorou o padrão de ondas cerebrais, o desempenho escolar e os padrões de comportamento em todas as crianças acompanhadas.

As propriedades calmantes e relaxantes do Vetiver ajudaram, então, a amenizar os sintomas de hiperatividade. Inclusive, colaboraram para minimizar a dificuldade de concentração, foco, dificuldade de se organizar e seguir normas e comportamento inquieto.

Os benefícios dos óleos essenciais para concentração são inúmeros, gosto muito de três óleos essenciais também para ajudar com essa questão: limão siciliano, alecrim e hortelã.

Lembrando que os óleos podem ter contraindicações. Por exemplo, limão é fotossensível e pode queimar a pele se após o uso se expor ao sol; alecrim e hortelã são óleos estimulantes e devem ser usados com cautela por hipertensos e evitados por epilépticos e gestantes.

Existem várias formas de uso (ex: difusores, inalação direta, aplicação tópica), procure sempre um aromaterapeuta para te indicar os óleos de forma sustentável e segura. Nunca use óleos essenciais sem orientação. 

cuidado com o uso

Apesar dos óleos essenciais serem naturais, não podem ser usados de forma indiscriminada, são eficazes se usados de forma correta e segura, os óleos citados acima ajudam muito a trazer mais foco e concentração, podendo ser combinados entre eles: limão com alecrim, limão com hortelã ou limão com vetiver, mas só o aromaterapeuta pode compor a melhor sinergia para te ajudar. 

Precisa de ajuda porque sente que não está produtiva ou falta concentração? Vamos conversar e entender suas questões para ajudar você de forma mais efetiva. 

Este conteúdo foi escrito por Solange Lima, terapeuta integrativa e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia e Reiki. Realiza atendimentos online.

Você também vai gostar