Elas já conquistaram de tudo: capas de revista consagradas, lugar garantido na fila A dos desfiles mais disputados das semanas de moda internacionais, campanhas multimilionárias e até marcas que levam seus nomes. O que era um diário pessoal de estilo virou um negócio dos sérios e as blogueiras de moda têm cada vez mais poder no universo fashion – tudo que elas tocam vira ouro. Também pudera: as blogueiras mais influentes têm milhões de seguidores nas redes sociais, ou seja, seus posts têm um alcance gigante.
E para mostrar quem são as mais poderosas do momento, o site Fashionista.com criou um ranking que avaliou o número de seguidores nas redes sociais, cada uma com um peso diferente (o Insta é o que vale mais na conta), o tráfego de visitas do blog, colaborações com marcas ou marcas próprias, o elemento “it”, ou seja, ter influência no mercado de luxo e o volume de procura no Google. Toda esta análise resultou em uma lista de 15 bloggers – e tem até brasileira no jogo! Confira aqui:
Chiara Ferragni
É a segunda vez que a italiana abocanha a primeira posição da lista. Além dos 5,6 milhões de seguidores no Instagram, Chiara também tem uma linha de sapatos vendida em 300 lojas ao redor do mundo (que faturou US$ 10 milhões só ano passado). Ah, ela também é embaixadora da Pantene e já fez mais de 25 capas de revista.
Aimee Song
A americana de Los Angeles foi uma das primeiras bloggers a bombar na web, e ficou no topo até hoje. Aimee tem uma forte presença no Pinterest e no YouTube, e cuida também de uma pequena linha de acessórios.
Kristina Bazan
Ela tem só 22 anos e já coleciona um currículo de peso: é embaixadora da L’Oréal Paris, queridinha de marca de luxo como Louis Vuitton, Balmain, Dior e Valentino, e tem nada menos que 2 milhões de inscritos em seu Facebook.
Julia Engel
Julia lançou seu blog em 2011 e em 2013 já viu o hobby virar um trabalho full time. Natural de San Francisco, ela tem 23 anos e um estilo feminino que faz a gente suspirar!
Wendy Nguyen
Quando o assunto é YouTube não tem para ninguém! A californiana Wendy tem quase 650 mil inscritos em seu canal e mais de 35 milhões de visualizações em um vídeo sobre como amarrar um lenço. Ah, e ela também adora um bom e velho look do dia, viu?
Julie Sariñana
Também de Los Angeles, Julie conquista com seus looks possíveis e reais – nada de vestidos escalafobéticos ou estampas exageradas. Ela é adepta do estilo casual, com muito jeans e camiseta. Seu amor pela peça até lhe rendeu uma linha com frases inspiracionais.
Blair Eadie
Quando trabalhava na Gap, em 2010, o trabalho de Blair era analisar o fenômeno das blogueiras de moda. Mas a norte-americana se envolveu tanto na pesquisa que acabou criando um blog também! Hoje ela é diretora de merchandising da Tory Burch e digital influencer.
Cor do batom: Ruby Woo
Chriselle Lim
Com mais de meio milhão de inscritos no YouTube, Chriselle é uma das mais poderosas no canal. Já fechou parcerias com marcas como Estée Lauder e Bulgari, mas também se envolve em temas de beleza e design de interiores.
Cor do batom: Roman Holiday
Gala Gonzalez
Estreante na lista, a espanhola vive em Londres e se divide como modelo, blogueira e DJ. Já lançou uma linha de roupas, em parceria com seu tio Adolfo Domínguez, e deu pinta em campanhas da H&M e Mango.
Nicole Warne
A australiana fez o caminho inverso da maioria das blogueiras. Em 2009, lançou um ecommerce chamado Gary Pepper Girl. Ali ela escrevia, vendia e modelava, tudo junto. Dois anos mais tarde, decidiu se dedicar integralmente ao blog – desde então já conquistou várias capas de revista e tem colaborações com Chanel e Valentino no CV.
Jessica Stein
Seguir a australiana no Instagram é sofrer de um eterno desejo de acompanhá-la em seus destinos. Praias paradisíacas, montanhas nevadas e cidades que não dormem estão constantemente em sua timeline.
Helena Bordon
Representante brasileira no time, Helena é presença confirmada nos desfiles da Chanel antes mesmo de concluir a escola, ao lado de sua mãe, Donata Meirelles, diretora de estilo da Vogue Brasil. Hoje conquista seus lugares na fila A por mérito próprio: está sempre na mira de grifes como Chanel e Salvatore Ferragamo.
Danielle Bernstein
Um simples post no Instagram da jovem de 23 pode custar até US$ 15 mil. Com 1,4 milhoes de seguidores na rede social, Danielle influencia como ninguém. Também vale a pena seguir sua rotina no Snapchat.
Negin Mirsalehi
A holandesa não queria procurar por um emprego sem graça em um escritório, então resolveu criar um que se encaixasse em seus sonhos: um blog! A decisão valeu a pena. Hoje ela tem quase três milhões de seguidores no Instagram e acabou de conquistar a capa da Cosmo Holanda.
Rumi Neely
Gênia dos looks do dia e das poses dignas de modelos, Rumi influenciou uma geração com seu estilo. E se inspirar em seu visual ficou fácil, já que, depois de colborar com a Free People e com a Forever 21, ela lançou uma marca própria, cheia de peças que são a sua cara.
Cor do batom: Diva