As 7 tendências de moda que nós encontramos na semana de Alta-Costura

por Izabela Suzuki

A semana de Alta-Costura é um termômetro para o que vem nós próximos meses, e também um reflexo dos últimos dois anos. Enquanto alguns diretores criativos optaram por desenhar e construir uma coleção voltada para o otimismo, com aplicações douradas e silhuetas chamativas, outros preferiram apostar na calmaria, na autorreflexão e expressaram isso através de uma certa ausência de cores.

Apesar de as coleções serem desenhadas e feitas sob medida para seus clientes, é possível prever algumas tendências de moda para o ready to wear. Por exemplo, ao que tudo indica, continuaremos a ver uma valorização do corpo e peles à mostra, e também, o misticismo chega para abrir novas alas e conquistar seu espaço. 

Bom, abaixo você confere um pouco mais sobre as sete trends que identificamos na semana de Alta-Costura e o que podemos esperar delas:

80's new look

Desfile Alexandre Vauthier - mini-tailleur cinza com ombreiras - semana de Alta-Costura - Primavera - Paris - https://stealthelook.com.br
Foto: Desfile Alexandre Vauthier (Reprodução/Instagram)

Apesar de um maior controle das silhuetas nessa temporada, se depender de alguns diretores criativos, as ombreiras bem estruturadas deverão voltar aos holofotes. Se antes essa era uma tendência restrita ao New Look dos anos 80, agora poderá ser reproduzido nos dias atuais com toques mais descolados e atuais. 

corpos à mostra

Desfile Valentino - vestido preto com fendas e meia 3/4 - semana de Alta-Costura - Primavera - Paris - https://stealthelook.com.br
Foto: Desfile Valentino (Reprodução/Vogue Runway)

As tendência bodycon se fez presente na semana de Alta-Costura também. Em alguns desfiles através do tule, da organza, e em outros, por meio de pequenas aberturas e recortes. Porém, para fugir do óbvio, algumas propostas ficaram mais evidentes através de uma cintura bem marcada, fendas ou de sobreposições com corsets, provando que o corpo está em evidência. 

tramas e texturas

Desfile Jean Paul Gaultier - vestido tramado em off-white - semana de Alta-Costura - Primavera - Paris - https://stealthelook.com.br
Foto: Desfile Jean Paul Gaultier (Reprodução/Vogue Runway)

A semana de Alta-Costura por si só é um palco para mostrar toda a opulência do artesanato, é quase como se fosse "obrigatório". Entretanto, esse ano, a atenção aos detalhes e ao trabalho manual foi muito mais valorizado e se mostrou mais presente nas passarelas - e isso ficou evidente no desfile de Chiuri para a Dior, por exemplo. Ao que tudo indica, 2022 será mais um ano para apreciarmos o handcraft e as peças texturizadas. 

misticismo na moda

Desfile Schiaparelli - túnica preta com bordados em dourado - semana de Alta-Costura - Primavera - Paris - https://stealthelook.com.br
Foto: Desfile Schiaparelli (Reprodução/Vogue Runway)

Elementos naturais, referências sutis ao existencialismo e a astrologia, aplicações e conceitos que remetem a fauna e a flora. Tudo isso foi explorado ao longo dos quatro dias da semana haute couture e poderá influenciar muito nas próximas estações e coleções. 

tecidos metalizados

Julie de Libran - vestido dourado metalizado - semana de Alta-Costura - Primavera - Paris - https://stealthelook.com.br
Foto: Julie de Libran (Reprodução/Vogue Runway)

Junto aos looks com aplicações em paetê, os tons e tecidos metalizados, em especial os dourados, também tiveram certo destaque durante a semana de Alta-Costura. Azzaro, Julie de Libran e Ronald Van der Kemp foram alguns nomes que exploraram essa tendência nas suas criações. 

mundo cor-de-rosa

Desfile Antonio Grimaldi - vestido rosa longo - semana de Alta-Costura - Primavera - Paris - https://stealthelook.com.br
Foto: Desfile Antonio Grimaldi (Reprodução/Vogue Runway)

Se teve uma cor presente em grande parte dos desfiles, essa cor foi o rosa. Em alguns, em tons mais açucarados, em outros, em variações vibrantes e ultra chamativas, beirando o fúcsia. Apesar da semana de Alta-Costura esse ano ter sido em tons mais sóbrios, como o preto e o branco, houve, também, um certo espaço para algumas cores. 

everyday couture

Desfile Christian Dior - terninho cinza - semana de Alta-Costura - Primavera - Paris - https://stealthelook.com.br
Foto: Desfile Christian Dior (Reprodução/Vogue Runway)

Fugindo um pouco do tradicionalismo e do foco apenas em tapetes vermelhos, uma das maiores tendências observadas durante essa semana, foram as produções voltadas para o dia a dia. Tailleurs de tweed - clássicos da Chanel -, calças de alfaiataria e peças descomplicadas, porém, elegantes e de certo modo, democráticas, podem ser consideradas um dos maiores destaques. 

Você também vai gostar