O ano de 2021 foi mais um ano atípico em nossas vidas, onde, em meio a uma pandemia ainda vigente, aos poucos pudemos retomar com certa normalidade para algumas de nossas atividades. Com esse movimento, novas estratégias de mercado surgiram, ou tiveram algum tipo de impulsionamento, e as portas do mercado de moda se estenderam abrindo espaço para colaborações de moda - arriscadas, em vista do momento atual - entre grandes marcas, que fizeram muito sucesso e geraram grande impacto no futuro da indústria.
Podemos dizer que devido a incessante busca por novidades, mesmo em um momento pandêmico, as grandes marcas viram nas colaborações de moda um meio para suprir a demanda. Vimos, desde collabs, antes não imaginadas, entre tradicionais grifes, como o caso de Balenciaga X Gucci, que foi um verdadeiro marco para a indústria da alta moda. Até colaborações mais inusitadas, mas super atuais, como Balenciaga e Fortnite, guiados pelo aumento do interesse do público sobre novos parâmetros de consumo de moda, nesse caso dentro do universo dos games, mas também influenciados pelos conceitos do metaverso, cada vez mais presente no mundo fashion.
Dentre todas as colaborações de moda que vimos durante esse longo ano, algumas tiveram grande destaque, seja pela aderência ao público ou pelo volume de vendas. Então, se nós despertamos sua curiosidade continue por aqui, pois, hoje vamos te contar um pouco mais sobre algumas dessas parcerias de sucesso.
Yeezy X GAP
A parceria, que durará dez anos, entre a grande varejista norte-americana GAP e a marca de calçados Yeezy, do rapper e empresário, Kanye West, foi anunciada no ano passado, mas as primeiras peças da linha intitulada Yeezy Gap foram lançadas somente em 2021 e causaram verdadeiro alvoroço entre os fãs das marcas e entusiastas de moda. A primeira coleção, com peças limitadas, contou com três jaquetas puffer brilhantes feitas em tecido reciclado, nas cores azul, vermelho e preto, sendo o modelo na cor azul o primeiro item lançado. Vendidas primeiramente no site da gigante do varejo, e logo depois nas lojas físicas da marca, as peças foram um sucesso estrondoso de procura na web, onde as buscas pelos nomes das marcas Yeezy e GAP aumentaram 320% e 325%, respectivamente. E nas lojas físicas da GAP, os consumidores ansiosos formaram filas imensas para adquirir seus produtos. É inegável que a colaboração atingiu níveis altíssimos se destacando com uma das maiores collabs do ano e segue crescendo, já que a segunda coleção da linha - que conta com moletons de capuz -, que estava disponível para pré-venda no site da GAP esgotou em menos de vinte e quatro horas.
Ivy Park X Adidas
O primeiro drop da colaboração entre a marca de vestuário de ginástica e sportwear, Ivy Park, de Beyoncé e a gigante dos esportes, Adidas foi um sucesso desde seu primeiro anúncio lá no começo de 2020. E em 2021 a parceria de grande êxito não tem do que reclamar, já que continua na lista das mais bem sucedidas do ano. A estratégia de lançamentos sazonais com itens marcantes e que geram cada vez mais desejo por parte consumidor - e, diga-se de passagem, são famosas por esgotarem em pouquíssimo tempo após o lançamento - rendeu para a parceria o posto de uma das colaborações de moda mais pesquisadas na internet em 2021. Para se ter uma ideia, o lançamento da coleção de inverno da Ivy Park, em fevereiro deste ano, de nome 'Icy Park' colaborou para o aumento de cerca de 536% nas buscas pelo nome da marca de Beyoncé, uma semana após seu lançamento.
Gucci X The North Face
A colaboração de moda de diferentes segmentos entre a italiana Gucci e a estadunidense The North Face trouxe o luxo para as vestimentas e acessórios dos aventureiros adeptos a práticas ao ar livre. Lançada entre final de dezembro de 2020 e começo de janeiro de 2021, a coleção, com mix de peças masculinas e femininas, acessórios e até alguns equipamentos de camping, logo de cara teve êxito absoluto. A divulgação da parceria foi pesada, com murais espalhados por cidades do mundo inteiro e uma campanha colaborativa grandiosa entre as duas marcas, chegando a vestir algumas celebridades. As peças por si só geraram grande interesse dos consumidores, sendo a jaqueta puffer, estampada com os logos das duas gigantes, a peça mais procurada, além das buscas pela colaboração ter rendido por volta de 30.000 eventos na internet.
Telfar X UGG
O primeiro lançamento da colaboração de moda entre a marca sem gênero descolada e queridinha dos jovens, Telfar e a famosa do ramo dos calçados e acessórios de inverno UGG em 2020, foi uma provinha do sucesso que estaria por vir no ano seguinte. A parceria, que neste ano, já está em sua terceira coleção, ainda disponível nas plataformas da UGG, hoje conta com itens de vestuário, underwear, e as icônicas bolsas assinadas pelo designer Telfar Clemens e as clássicas botas UGG, todas com logo especial da collab. A verdade é que o match foi super bem recebido pelos consumidores das duas marcas, esgotando os produtos logo nas primeiras horas da pré-venda. Consequentemente os números também foram promissores para ambas, já que as procuras por Telfar aumentaram 275% e por UGG 262%.
Gucci X Balenciaga
Como já adiantamos lá no começo, uma das colaborações de moda mais inesperadas, que nós não sabíamos que precisávamos até tê-la, foi a icônica parceria entre a tradicional e descolada marca italiana, Gucci e a badalada espanhola, Balenciaga. Um verdadeiro marco divisor de águas na indústria da alta moda, o mashup abriu portas para um novo ‘segmento’ de colaborações dentro desse mercado - como veremos posteriormente, em meados de setembro, ‘Fendace’, parceria entre Fendi e Versace, outras gigantes tradicionais do universo fashion de luxo. A coleção da collab, apresentada em abril deste ano por meio do primeiro desfile da marca Gucci fora dos circuitos de moda, intitulada 'Aria', fez parte da celebração do centenário da histórica marca italiana. E podemos dizer que os dois meses seguintes foram incríveis para as envolvidas, uma vez que as buscas na internet pela colaboração de peso tiveram em média cerca de cinco mil eventos diários.