As maiores tendências de saúde e wellness para 2021

por Giulia Coronato

É inegável que 2020 mudou a forma como nos relacionamos com saúde e wellness. Mais do que nunca, valorizamos práticas e hábitos que melhoram a nossa qualidade de vida e nos ajudam a passar por momentos angustiantes. Saúde e wellness se tornaram de certa forma pilares principais de uma vida bem sucedida, e assim devem permanecer no comportamento das próximas gerações. Podemos esperar por grupos sociais com mais inteligência emocional e mais preocupados em criar hábitos saudáveis, que impactem positivamente a vida da sociedade como um todo. 

Segundo a Global Wellness Institute, a indústria do bem-estar já vale mais de 4.5 trilhões de dólares e só irá crescer mais ao redor do mundo com novos produtos, práticas e tendências. Mas o que será que podemos esperar de fato em 2021? É isso que vamos descobrir. Role a página para ler quais são as 6 maiores tendências de saúde e wellness que prometem marcar presença nesse ano.

-            -            -            -            - https://stealthelook.com.br


_wellness virtual

Será que a presença assídua do digital continuará fazendo parte da nossa vida quando não nos encontrarmos mais em meio à uma pandemia? Estudiosos comportamentais garantem que sim. As plataformas digitais, junto com aulas online, cursos, treinos e meditações, continuarão sendo uma realidade para sempre.

Além de ter sido uma necessidade em época de isolamento social, o virtual se mostrou uma ótima solução para evitar empecilhos e problemas que enfrentávamos todos os dias, como o desgaste do deslocamento. 

_tratamento preventivo

A maior parte da medicina ocidental existe com o propósito de "resolver problemas", de tratar doenças quando elas já são uma realidade. Mas, recentemente, observamos surgir uma nova abordagem mais preventiva. Essa é uma das principais mudanças que saúde e wellness presenciaram em 2020: queremos nos manter saudáveis a fim de evitar problemas de saúde, tendo uma qualidade vida melhor do que nossos pais tiveram.

Durante a pandemia, foi quase unânime a ênfase em exercícios em casa, alimentação saudável, qualidade de sono e redução do estresse - todos pontos essenciais do wellness. Ao que tudo indica, procuraremos cada vez menos remédios e poções mágicas, e mais estratégias e hábitos saudáveis que atendem as necessidades de nosso corpo.

_descentralização das cidades

Graças a quarentena e ao home office, 2020 fez surgir o início de uma descentralização das grandes cidades, isto é, as pessoas deixaram a vida nas metrópoles e partiram em busca de uma vida mais simples, com mais qualidade de vida, menos gastos, mais próxima a natureza. Esse movimento continuará não só em 2021, como vários anos a seguir, já que a necessidade de viver nos grandes centros se mostra cada vez menor. 

_autocuidado radical

Outra tendência de saúde e wellness que surgiu da necessidade: o autocuidado radical, que vai muito além de skincare e banhos prazerosos. O cuidado com nós mesmos e nos colocar de volta nos trilhos é uma responsabilidade. A pandemia abalou a saúde mental de todos de uma forma nunca antes vista, passamos o ano isolados em casa, em meio a milhares de inseguranças e evidentemente isso não some do dia para a noite. Tratar esse traumas é indispensável para um futuro saudável e próspero, não só do indivíduo, como da sociedade como um todo. 

O autocuidado radical já está acontecendo e não é o mesmo de uma pessoa para outra. Afinal, não é todo mundo que pode tirar um dia de folga ou ter acesso a um tratamento psicológico uma vez por semana. Para muitos, essa tendência se mostrará no interesse pela religião e espiritualidade, desde a meditação às atividades religiosas tradicionais.

_breathwork

Breathwork em português é trabalho de respiração, e consiste em uma terapia ou meditação por meio de exercícios respiratórios - prática comum na yoga, por exemplo. Os benefícios do breathwork são infinitos, ele amplia nossa consciência, melhora a ansiedade, diminui o estresse, melhora o estado emocional e pode até diminuir dores crônicas. Existem diversos tipos de respiração e cada uma com um objetivo diferente. 

A prática vem junto com outras tendências de saúde e wellness, como o tratamento preventivo, e vem conquistando praticantes ao redor do mundo. 

_terapia online

A terapia online também surgiu de uma necessidade de autocuidado, mas acabou se tornando uma solução para diversos empecilhos que impediam pessoas de irem atrás de ajuda. Seja por falta de tempo ou problemas de locomoção, a terapia online facilita tudo, além de caminhar lado a lado com as nossas novas prioridades para 2021. 

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar