As maquiagens que mais usamos em 2016

por Andressa Almeida

A gente já sabe que 2016 foi o ano da make natural, fresh e iluminada. Não teve pra ninguém, as bases de acabamento mate ficaram guardadas na gaveta e deram - muito - espaço aos bb creams, hidratantes com cor e bases que deixam aquele efeito "acordei assim". Quanto menos produto na pele, melhor. Enquanto 2015 foi o ano do contorno bem no estilo Kardashians, 2016 foi o ano do strobing, técnica que usa o iluminador pra fazer as sombras do rosto e do highlighting, que foca no iluminado poderoso em vários pontos do rosto. 

E pode apostar: 2017 vai continuar na onda do natural e do glow. Mas se você gosta de make mais pesada e não abre mão do acabamento mate, fica tranquila, também teve espaço para produtos super sequinhos esse ano - quem aí não lembra da febre dos batons líquidos mate? Mesmo nessa onda de sombras neutras e batons nude, as cores tiveram um espaço especial na make de 2016. Claro que apareceram de um jeito super discreto, mas elas estavam ali dando um charme no delineado basiquinho e deixando a produção mais trendy. Pra fazer essa retrospectiva, a gente separou as maquiagens que mais usamos em 2016. Confere aí: 

Taylor Hill
Foto: Taylor Hill

O delineado gatinho é um clássico e brilhou em 2016. Todo mundo apostou em várias técnicas pra fazer o gatinho perfeito e muitos delineadores incríveis apareceram pra ajudar na missão. 

Lily Aldridge
Foto: Lily Aldridge

O strobing tomou o lugar do contorno. A ideia é usar muito iluminador pra fazer as sombras do rosto. Assim você não precisa do bronzer e ainda conquista aquele efeito glow glamuroso. 

Alessandra Ambrósio
Foto: Alessandra Ambrósio

O estilo no makeup foi o queridinho de todo mundo em 2016. Os bb creams chegaram pra ajudar no resultado "acordei assim" e os blushes mais naturais foram a aposta certa de quem apostou no efeito. 

Jasmine Tookes
Foto: Jasmine Tookes

O iluminador foi o produto de 2016! A gente usou e abusou desse queridinho que deixa a make super incrível, deu até pra apostar no iluminador na make do dia a dia. 

Shay Mitchell
Foto: Shay Mitchell

A volta do gloss! Sim, 2016 tirou esse produto da gaveta e deu pra arrasar com o gloss de novo. Ele ajuda a deixar a make glow e natural, vale aplicar só no centro dos lábios pra dar esse efeito bocão. 

Gloss: 01, Beige Elastic, Coralix, Kiss Me 

Emily Ratajkowski
Foto: Emily Ratajkowski

A gente cansou de ver olho esfumado com sombras neutras em 2016. As paletas básicas brilharam esse ano e todo mundo se rendeu aos tons basiquinhos. 

Kylie Jenner
Foto: Kylie Jenner

Do outro lado, os batons mate fizeram a cabeça das apaixonadas por make. Foi muito efeito sequinho e que não sai de jeito nenhum. 

Batom: Marronli, Devotion, Nude Autoral, Nude Vitória 

Joan Smalls
Foto: Joan Smalls

As cores deram um toque especial na make de 2016. O efeito foi discretinho e apareceu muito nos olhos com os delineadores coloridos. 

Batom: Veveli, Rouge Buzz, Rouge Rayonnant, Vult 24

pele nada

O lápis bege na linha d'água pra abrir o olhar já é truque antigo, mas em 2016 o lápis preto ficou realmente de lado e todas as makes ganharam esse toque clarinho nos olhos. 

Você também vai gostar