Todos os anos (uma vez por trimestre), o site de moda Business Of Fashion (BOF) em parceria com o Lyst - plataforma global de busca no ramo da moda - listam as marcas mais populares entre os fashionistas através de uma análise de mais de 70 milhões de consumidores que utilizam a plataforma. Há algum tempo, as primeiras do ranking mantêm seus postos: Balenciaga e Gucci seguem liderando a lista assim como em 2017. Essas labels são as precursoras de muitas tendências que se popularizam entre marcas e lojas por todo o mundo e, sem dúvidas, são muito importantes para o desenvolvimento do mundo fashion e suas expressões. Quem aí se lembra do clássico monólogo de Miranda Priestly em "O Diabo Veste Prada" e o suéter azul celeste da pobre Andy Sachs?
Enquanto Andy nem fazia ideia das origens de seu suéter azul, Miranda explica (praticamente dando uma bronca, é claro) que tudo começou com Oscar de La Renta, em 2002, quando ele utilizou o azul celeste em sua coleção, seguido pela coleção de jaquetas de Yve Saint Laurent, passando por diversas marcas até que chegasse na loja em que a Andy viria a comprar seu suéter. O mais interessante de tudo isso é que observamos um ciclo sem fim. Os mesmos estilistas que teoricamente iniciaram uma tendência se inspiraram em algum lugar e muitas vezes esse lugar vem das próprias ruas, expressões culturais, da arte, música e outras épocas.
Por isso, resolvemos prestar uma homenagem as marcas hypadas citadas pelo BOF contando um pouco dos highlights de cada uma delas e apresentando as maiores tendências em forma de produto que cada uma lançou nos últimos tempos. É interessante observar como as grifes são referências para coleções de outras marcas:
Dirigida por Denma Gvasalia, a marca Balenciaga existe desde 1937, idealizada pelo espanhol Cristóbal Balenciaga. A alta costura era conhecida pelo mundo todo e cada país tinha o seu designer representante: Elsa Schiaparelli era a italiana, Gabrielle Chanel a francesa, Edward Molyneux o irlandês, Robert Piguet o suíço, Main Rousseau Bocher o norte-americano e Cristóbal Balenciaga o espanhol. Seu novo diretor criativo - mestre em transmitir elementos da cultura pop e traduzir os comportamentos onlines em suas coleções - fez com que a Balenciaga ultrapassasse a então campeã Gucci nesses últimos tempos.
O grande destaque da marca fica, sem dúvidas, para os sapatos que rapidamente viraram desejo e referência mundial. Em ordem cronológica, primeiro foram as knife boots que conquistaram as principais fashionistas em todo o canto do mundo. Em diferentes cores, a bota de salto alto fino e tecido tipo crepe virou uma sensação! Além disso, não poderíamos deixar de mencionar os tênis speed trainer da marca. Você provavelmente já viu alguma celeb usando-os em fotos de street style, além de vários modelos repaginados do tênis por diversos outros estilistas e marcas (os famosos tênis meia). O sapato custa em torno de 600 dólares e é quase impossível de se encontrar em lojas físicas.
Nos últimos anos, a Gucci sob o comando de Alessandro Michele e sua habilidade de se conectar com os millennials e geração Z, se tornou a maior referência do mundo da moda. Em 2017, foi a marca número um pesquisada no Google e ganhou nada mais do que oito milhões de seguidores em sua conta no Instagram. Os números provam que o desejo pela marca está maior do que nunca e produtos inspirados na grife estão por todos os cantos do mundo. Para a nossa lista, escolhemos dois acessórios que você com certeza tem no seu closet ou na sua wish-list: os mules e as bolsas-cinto pochete.
O primeiro, em diversos modelos diferentes, conquistou o primeiro lugar como o sapato visto em fashionistas no último ano. Com pelo, sem pelo, estampado, rosa, aberto, fechado, bordado… o que não faltaram foram variações do mule fazendo com que o par se popularizasse também em diferentes marcas. Esse é o mesmo caso das pochetes em forma de cinto, que no caso da Gucci, possuem variações não só de cor como também tamanhos. Não há dúvidas de que a peça foi o acessório mais trendy nas últimas temporadas, né?
Também dirigida (e criada) pelo gênio Denma Gvasalia, a Vetement possui quase todas as características da atual Balenciaga com um pouco mais de sarcasmo, irreverência e alguns cifrões! Apesar de cara, a marca que fala a língua da internet talvez seja a que mais lançou tendência e mudou o rumo do mundo da moda nos últimos tempos. Veja se você reconhece alguma dessas referências que se popularizaram através da Vetement:
Peças desconstruídas: pegar duas calças jeans e transformar em uma, botões fora do lugar e roupas completamente sem proporção. Esses são alguns dos elementos das peças clássicas da Vetement que você provavelmente já viu em algum outro lugar. O maior destaque fica para os jeans que, apesar de super diferentes, viraram uma verdadeira febre se tornando item de desejo de muita gente! O preço da peça com cara de DIY? $1300 dólares!
Moletons: eles não são bem uma novidade no mercado já que todo adolescente na escola, skatistas, rappers ou pessoas comuns em dias de frio já fazem uso da peça há bastante tempo. Mas o moletom como item elegante, estiloso e cabível em ocasiões sociais das mais diversas ganhou seu espaço há pouco tempo. Além de confortável e despojado, o roupa nunca foi tão desejada e presente nos looks de street style. O nome por trás disso? Vetement. Os moletons foram durante as primeiras temporadas da marca a peça com maior presença - os modelos como os do Titanic viraram ícone de moda e estilo.
Fonte gótica: sabe os escritos com uma letra diferentex que bombaram em moletons e roupas nas últimas estações? O início dessa tendência começou com a Vetement: as letras gothic inspired são elementos muito presentes nas peças da marca e hoje esse grafismo virou inspiração de muitas grifes e seus produtos.
Virgil Abloh começou como consultor criativo de Kanye West e hoje é o dono da marca que tem apenas cinco anos e já está na lista das mais desejadas do mundo. A Off-White, que tem base em Milão, atraiu fãs que vão de Rihanna à Gigi Hadid e já abriu lojas ao redor do mundo. A peça mais icônica e famosa da grife mestre em captar a vibe do street style? Seu cinto industrial inspired de, nada mais nada menos, que 200 cm de comprimento. O acessório popular em tons de amarelo e laranja e suas letras escritas durante toda sua extensão serviram de inspiração para produtos com grafismos de tipografias como calças, casacos, calças e claro, cintos.