As mulheres brasileiras que fazem toda a diferença na moda sustentável

por Giulia Coronato

Cada vez mais, a moda brasileira vira um dos dos carros-chefes para a exposição e visão positiva do país ao redor do mundo. Hoje, o Brasil se destaca em diversos setores produtivos da indústria, da cadeia têxtil e de confecção até o surgimento de novos designers e a ampliação da moda sustentável, movimentando mais de US $90 bilhões em faturamento anualmente, segundo o Portal Apex

Muito dessa imagem positiva e pioneirismo em diversos setores da moda sustentável, se devem às mulheres da indústria que se colocam à frente do movimento, criando soluções verdes para antigos problemas e acabando com padrões problemáticos, fazendo da moda nacional, não só lucrativa e interessante economicamente, como também precursora em diversos sentidos. 

Recentemente, fizemos um conteúdo sobre as mulheres que mais priorizam a sustentabilidade na indústria da moda internacional, que estão à frente do movimento, trazendo inovações e se questionando sobre todos os setores da produção de uma peça de roupa. Hoje, para continuar e nos aprofundar ainda mais no tema, trouxemos os nomes das mulheres brasileiras que fazem toda a diferença na moda sustentável nacional. Continue aqui e conheça mais do trabalho de cada uma delas: 

yamê reis

It girls - moda sustentável - moda sustentável - Verão - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Yamê Reis (Reprodução)


Yamê Reis é uma das mulheres com a carreira mais relevante e longa da história da moda sustentável nacional. Socióloga, com especialização em sociologia política e designer de moda. Yamê já atuou no cargo de liderança criativa de grandes marcas brasileiras, como a Cantão, Totem, Le Lis Blanc e Mercatto. Em 2017 fundou a Moda Verde, empresa de curadoria de conteúdo, mentoria e consultoria, que atua criando projetos para tornar a moda nacional mais sustentável. É idealizadora e criadora do Rio Ethical Fashion, o primeiro Fórum Internacional de Moda Sustentável, além de ser membro convidada da Comissão dos Direitos da Moda da OAB-RJ, e membro da Union of Concerned Researchers in Fashion (UCRF).

carol barreto

It girls - moda sustentável - moda sustentável - Verão - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Carol Barreto (Reprodução)

Carol Barreto é outra que merece destaque na lista de mulheres brasileiras que fazem muito pela sustentabilidade na indústria. Designer de moda, professora do departamento de estudo de gênero e feminismo da UFBA e uma das estilistas que integrou por muitos anos o time do Afro Fashion Day, Carol está há anos na linha de frente da sustentabilidade. Idealizadora do método Modativismo, a empresária tem além do pilar da sustentabilidade, a perspectiva de romper com os estereótipos da negritude. 

flavia aranha

It girls - moda sustentável - moda sustentável - Verão - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Flavia Aranha (Reprodução)

Não tem como falar de moda sustentável nacional sem falar de Flavia Aranha. A estilista e empresária foi uma das primeiras a trazer para o mercado brasileiro o pilar da sustentabilidade, desde 2009 com sua marca própria, Flavia é precursora no conceito de slow fashion, foi a primeira marca de moda no Brasil a ganhar o selo B, dado a empresas sustentáveis, já fez parceria com a USP para desenvolver um processo de como aplicar o corante natural em grande escala, investiga novas matérias primas mais limpas como o látex da Rondônia e é participante anual do Green Showroom, evento em Berlim focado na moda sustentável. Se você não conhece as criações e o conceito por trás da marca Flavia Aranha, vale muito conhecer! 

eloisa artuso

It girls - moda sustentável - moda sustentável - Verão - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Eloisa Artuso (Reprodução)

Com quase 20 anos de experiência no mercado, Eloisa Artuso é uma força na moda sustentável brasileira. Atualmente trabalha com desenvolvimento de pesquisa e conteúdo, criação e planejamento de projetos com foco na defesa dos direitos humanos e meio ambiente na indústria da moda. Eloisa é co-founder do Instituto Fashion Revolution Brasil - primeira plataforma do país criada exclusivamente para fomentar a pesquisa e o debate sobre sustentabilidade na moda - movimento global que promove transparência, sustentabilidade e ética, professora de design sustentável do Istituto Europeo di Design-IED e uma das fundadoras da plataforma Febre.

fernanda simon

It girls - moda sustentável - moda sustentável - Verão - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Fernanda Simon (Reprodução)

E por último, mas não menos importante, Fernanda Simon, co-founder e diretora executiva do Fashion Revolution Brasil. Simon é formada em moda pela Faculdade Santa Marcelina e iniciou sua carreira com moda e sustentabilidade na Inglaterra, trabalhando ao lado de Jocelyn Whipple. Responsável por trazer o movimento global do Fashion Revolution para o Brasil, Fernanda lidera campanhas, projetos e eventos sobre o tema, além de ter sido nomeada como a primeira editora de sustentabilidade da Vogue Brasil.

Você também vai gostar

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

concordar e continuar