As tendências de decoração que vimos na CASACOR 2022

por Milena Otta

A CASACOR 2022 abriu suas portas em São Paulo em um local inédito e comemora seus 35 anos de maneira inovadora. Depois de anos em que a mostra foi realizada em casarões imponentes da capital, em 2006, ela assumiu o Jockey Club ficando até 2019, no ano passado, ela ocupou o Parque Mirante - espaço de eventos anexo ao Allianz Parque - e este ano está acontecendo no Conjunto Nacional, um dos prédios mais importantes da Avenida Paulista.

A mostra começa antes de entrar no espaço. Com imagens, textos e áudios a rampa de acesso para os andares superiores agora se torna uma linha do tempo contando a história dos 35 anos da mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo mais completa das Américas. A CASACOR 2022 tem como tema o "Infinito Particular" e a maioria dos ambientes desta edição é extremamente unificado pelo conceito proposto.

A proposta da CASACOR 2022 ser no Conjunto Nacional abre portas para que as próximas edições sejam em outros locais importantes na história da capital paulistana. Nesta edição vimos muitas novidades, inclusive o primeiro ambiente criado por uma pessoa trans, a Karol Suguikawa que apresentou um projeto de uma antessala com uma poltrona de porcelanato imponente.

Wesley Lemos - decoração - CASACOR 2022 - arquitetura - tons terrosos - https://stealthelook.com.br
Foto: Wesley Lemos (Reprodução/Gabriela Daltro)

tons terrosos

Com certeza a maior tendência de decoração que vimos foram os tons terrosos, estavam presentes em absolutamente todos os espaços e em tudo: paredes, móveis e objetos. Nossa aposta é que essas cores trazem aconchego para sua casa, tornando tudo mais aconchegante.

Nildo José - decoração - CASACOR 2022 - arquitetura - madeira - https://stealthelook.com.br
Foto: Nildo José (reprodução/Denilson Machado)

madeira

A presença de materiais naturais veio com força na CASACOR 2022, dentre eles a madeira. Neste ambiente criado pelo escritório de Nildo José isso ficou bem claro com a forte presença do material em diversas partes da sala. 

Plantar Ideias - decoração - CASACOR 2022 - arquitetura - madeira - https://stealthelook.com.br
Foto: Plantar Ideias (Reprodução/Salvador Cordaro)

palha

A palha foi outro material natural muito visto pela mostra, ela estava presente nas cadeiras, portas de armários e nos lustres. Este material traz conforto para os ambientes, o que dá ainda mais a ideia de infinito particular.

Gabriel Fernandes - decoração - CASACOR 2022 - arquitetura - cerâmica - https://stealthelook.com.br
Foto: Gabriel Fernandes (Reprodução/CASACOR São Paulo)

cerâmica

Uma forma de arte que se fez presente nos mais diferentes ambientes da mostra foi a cerâmica. Principalmente vasos feitos com esta técnica foram muito vistos em salas, cozinhas e quartos. É uma tendência mais orgânica que visa os processos e acabamentos naturais.

Bárbara Dundes - decor - CASACOR 2022 - arquitetura - pedras naturais - https://stealthelook.com.br
Foto: Bárbara Dundes (Reprodução/Denilson Machado)

pedras naturais

As pedras naturais foram outro ponto alto da CASACOR 2022, estando presente principalmente no chão, nas paredes e bancadas. O material traz uma proposta rústica - se usado da forma bruta - ou mais chique - se aplicar uma pedra polida no projeto.

Brunete Fraccaroli - décor - CASACOR 2022 - arquitetura - formas orgânicas - https://stealthelook.com.br
Foto: Brunete Fraccaroli (Reprodução/Milena Otta)

formas orgânicas

Os formatos orgânicos estão presentes em mais uma edição da CASACOR! Assim como no ano passado, a tendência foi vista em móveis, pinturas e objetos. Sem linhas tão grosseiras e rígidas, esses formatos trazem suavidade para quaisquer ambientes.

Lucas Takaoka - decor - CASACOR 2022 - arquitetura - jardins - https://stealthelook.com.br
Foto: Lucas Takaoka (Reprodução/Gabriela Daltro)

jardins

Depois de um longo período pandêmico, as plantas ainda fazem parte da decoração da maioria dos ambientes. É a única decoração que têm vida e cumpre um papel exemplar, já que também traz mais presença aos nossos lares.

Beatriz Quinelato - décor - CASACOR 2022 - arquitetura - verde - https://stealthelook.com.br
Foto: Beatriz Quinelato (Reprodução/Milena Otta)

verde

Talvez o verde seja o novo preto! A cor dominou os ambientes desta edição da CASACOR, a presença maior de plantas explica um pouco a apresentação tão forte da cor, mas além da vegetação, vimos o verde na marcenaria, nos tapetes, móveis e até nos revestimentos.

E aí, conta para nós: qual sua tendência de decoração favorita da CASACOR 2022?

LEIA MAIS:

5 ideias de decoração que roubei do quarto das celebridades

20 itens de decoração baratinhos que vão renovar o seu ambiente

22 itens de decoração para tranformar o seu quarto por até R$ 99

Você também vai gostar