As Tendências dos Desfiles do Inverno 19 de Alta Costura

por Gabriela Bonomi

Duas vezes por ano acontece em Paris a temporada de Haute Couture, mais conhecida no Brasil como a semana de alta-costura. Como isso começou? Quem estuda ou estudou história da moda sabe. Em 1868, com o costureiro inglês Charles Frederick Worth - o pai da alta-costura. Ele desenhava e costurava roupas apenas para o hight society e realeza européia, peças feitas à mão, sob medida - claro - e exemplares únicos, ninguém teria a mesma roupa que outra pessoa. Foi o primeiro a colocar etiquetas de marca em peças dentro de um atelier - além de ter sido pioneiro ao usar modelos para desfilar suas criações em coleções. Chiquérrimo, não?

Apesar de ter sido criada por um inglês, a alta-costura pertence à Paris e somente Paris. A razão disso? Lá foi criado o Chambre Syndicale de la Haute Couture, a Câmara Sindical de Alta Costura. Eles criaram determinadas leis para aprovar qual marca pode ou não receber o título de alta-costura - protegido por lei - pelo Ministro da Industria na França.

As regras são claras e nada simples: antes, a grife deveria ter um atelier em Paris com pelo menos cinco andares e um espaço para desfile, localizado em uma das três avenidas mais importantes da cidade - Champs Elysées, Montaigne e Georges V. Mais de 120 artesãos fixos deveriam trabalhar no estabelecimento e produzir duas coleções com mais de 75 looks feitos à mão somente com matérias primas de alta qualidade para desfilar duas vezes por ano. Hoje, com a saída de algumas marcas e a economia em baixa, algumas regras mudaram. Continua sendo obrigatório ter um atelier com pelo menos cinco andares com espaço para desfile e ser localizado em uma das três avenidas mais importantes da cidade. O que mudou: Ter no mínimo 20 artesãos fixos no atelier que trabalham com linho, seda e outros tecidos nobres, paetês, plumas e pedrarias, desfilar duas vezes por ano pelo menos 20 looks para dia e noite.

Ou seja, se você ver alguma marca de alta costura no Brasil ou fora de Paris, não se engane - é mentira. 

As marcas que pertencem ao comitê de Haute Couture são: Valentino, Jean Paul Gaultier, Elie Saab, Maison Margiela, Armani Privé, Chanel, Ralph and Russo, Giambattista Valli, Dior, Iris Van Harpen, Schiaparelli e Givenchy. Elas desfilaram semana passada suas coleções para o inverno 2019 e nós, Looks Stealers, não perdemos a chance de apontar as trends que apostamos para a próxima temporada de inverno. Confiram: 

desfiles - haute couture - 2018 - looks - oda
Foto: FFW / Reprodução. Arte / Steal The Look


alfaiaria - haute couture - moda - deslifes - passarela
Foto: FFW / Reprodução. Arte / Steal The Look
bordados - desfiles - looks - moda - haute couture
Foto: FFW / Reprodução. Arte / Steal The Look
cores - desfiles - haute couture - 2018 - looks
Foto: FFW / Reprodução. Arte / Steal The Look
Você também vai gostar

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

concordar e continuar