Sandálias gladiadoras, clogs, cintura baixa, bolsas fuzzy, itens que fariam parte de um top 10 sobre fobias fashion, agora figuram no pódio das peças mais celebradas em 2022. O fenômeno das tendências mais polêmicas vem ganhando força há certo tempo, desde a ascensão dos dad shoes e dos crocs, mas agora se consagra no mainstream aparecendo nas passarelas e no street style sem nenhum traço de ironia.
Como explicar a profusão de propostas controversas? Seria uma reação aos tempos difíceis? Uma vontade de encarar a vida com mais leveza? O percebimento que estilo é sobre auto expressão e que padrões vigentes agem como fatores limitantes? Provavelmente todas opções acima. Nossa pauta não é para julgar a beleza de cada item das tendências mais polêmicas e sim, comemorar a fuga do óbvio e quem sabe superar preconceitos expandindo nosso estilo e ampliando noções de estética. Uma tendência por vez.
Começando por baixo, com os calçados aposta da temporada.
Essa lista também poderia ser um tutorial de como se vestir de acordo com a moda Y2K, porém, aliado à outras estéticas polarizantes como a indie sleaze, dito isso, convidamos para o palco os sapatos de plataforma. Sim, hora de desejar boas-vindas aos sapatos com meia-pata, quanto mais exagerado melhor:
A gente já bateu um papo sobre a volta triunfal da sandália tipo gladiadora no embalo do revival boho e parece que não teremos escape do shape em 2022, de Valentino à Dior, o modelo povoou as passarelas da temporada Verão 22.
Os clogs surgiram na passarela da Hermès e nos feeds do insta em versão minimal, para o novo ano, a leitura divertida que pode incluir estampas e cores vibrantes, é a vigente:
As roupas usadas par esquiar, inclusive as balaclavas, tem conquistado atenção e quando o assunto é calçado, os holofotes apontam para as moon boots, modelo acolchoado e bem statement criado para enfrentar temperaturas baixas:
A italiana Blumarine é uma das mais celebradas e influentes da atualidade, seu recém apresentado pre-fall é ótimo exemplo para ilustrar. Reparem como em uma foto, já temos a bolsa fuzzy, a cintura baixíssima, a calça cargo…
Jeans com jeans, outra tendência que repercutiu na temporada couture, nas passarelas e na primeira fila com o neo-casal Ye e Julia Fox usando Schiaparelli, atualizando o mood Britney e Justin.
Leia mais:
A bolsa de strass é o novo item desejo das fashionistas
8 truques de styling que vão transformar o seu look básico
Cintura baixa, o temido cós baixo é insistente e para quem definitivamente não quer se render, o styling 90s, com underwear aparecendo, é alternativa esperta:
Catsuit, o macacão todo ajustado tem ensaiado retorno e até nas passarelas da alta-costura Primavera 22 ele foi parar. A versão de veludo molhado fazendo feat com capa dramática foi aposta de Alexandre Vauthier. Kim Kardashian já é adepta há meses.
Quanto mais curto melhor, o comprimento mini viralizou e sem poupar na ousadia, algumas peças parecem mais cintos. Nota zero no quesito praticidade, mas 10 quando o assunto é tendência:
Remetendo à brinquedos infantis, a textura aconchegante promete cobrir nossas companheiras diárias, mais uma cortesia da moda da virada do milênio.
Aliás, os chapéus no material, bem no clima do fim dos anos 90, também vivem momento especial e despertam reações fortes:
Agora a gente quer saber, qual dessas tendências mais polêmicas vocês curtem?