Até pouco tempo atrás as makes reinavam soberanas no mundo da beleza e o cuidado com a pele era algo secundário. Porém na Ásia essa preocupação sempre foi mais importante e as mulheres dessa região sempre preferiram investir em produtos de skincare que resultaram em uma pele bonita e saudável do que gastar loucamente em maquiagem.
Sei disso porque tenho família japonesa e desde pequena vejo minha avó (que mesmo com 80 anos sempre tem seus produtos de limpeza e creminhos em mãos) e minha mãe cuidarem da pele com uma rotina que inclui poucos e bons produtos e um lifestyle saudável (leia-se dormir bem, alimentação equilibrada e nada de bebidas alcóolicas - infelizmente sabemos que os bons drinks não são nossos amigos).
A febre da K-Beauty explodiu, porém o Japão também tem muitas marcas e hábitos que merecem ser conhecidos mundialmente. Além deles, outros países como Tailândia e China também têm essa cultura de rotina de beleza com foco em skincare, inclusive fica aqui uma dica para você que está com viagem marcada para a Tailândia: lá é o paraíso dos spas com preços acessíveis e as lojas de cosméticos são de enlouquecer (mas isso é assunto para outro post).
Como essa tendência veio para ficar, separei aqui os produtos de asian beauty que fazem parte da minha rotina de beleza atual, vem comigo!
O primeiro passo de uma rotina de sucesso consiste em uma limpeza bem feita. Confesso que eu também tenho preguiça de limpar a pele todos os dias, de manhã e á noite, porém se tem uma etapa que eu não pulo é essa.
Não uso maquiagem muito pesada (a.k.a. reboco), nem em eventos, mas não é por isso que eu não preciso limpar bem a minha pele. Afinal, não é apenas maquiagem que "suja" a nossa pele, cremes, protetor solar, suor e o simples fato de vivermos em ambientes poluídos também danificam a saúde da nossa pele.
Para garantir que a limpeza está sendo bem feita eu sempre tiro a maquiagem com um demaquilante específico (óleos como esse da Bioré são perfeitos para tirar rímel) e os lenços demaquilantes são perfeitos para as noites em que a preguiça chega com tudo (como esse vem na caixinha os lenços não ficam secos), mas lembre-se que ao usar apenas o lencinho sua pele não vai estar 100% limpa.
Após essa primeira etapa eu limpo o meu rosto com um sabonete específico para o rosto, agora eu estou usando esse da Belief, que é uma marca inspirada em produtos coreanos que eu amo e sempre compro na Sephora quando viajo para os Estados Unidos (infelizmente ela não vende aqui). Para potencializar a ação do sabonete eu faço a limpeza com o Foreo, que realmente faz diferença no processo e no final eu sinto o meu rosto mais macio e limpo.
As máscaras têm um lugar especial no meu coração, eu amo elas pelo fato de serem práticas e darem um resultado ótimo.
Seja sheet masks, sleeping pack (como essa da Belif), em creme ou gel, invista máscaras que funcionem melhor para o seu tipo de pele. Como eu tenho pele oleosa gosto de máscaras que além de hidratarem também tenham fatores anti acne e de controle de oleosidade.
Quando compro máscaras de marcas como Tony Moly, Nature Republic e InnisFree eu recorro aos sites gringos que entregam no Brasil, como o IBuyBeauti, que além de ter as máscaras mais conhecidas também tem umas opções mais exóticas, como essa do gatinho que é uma máscara que esquenta e é para ser usada na área dos olhos, ideal para aqueles dias que estamos bem cansadas e com a vista cansada.
Porém temos ótimas opções por aqui como as máscaras da Kiss NY e da Klasme, que têm preços acessíveis e podem ser encontradas facilmente em lojas de beleza e farmácias. Essas duas marcas têm diversas opções de máscaras, atendendo a todos os tipos de pele e necessidades.
Ao fazer uma máscara eu gosto de prender o cabelo com a famosa faixa de orelhinhas, essa eu comprei no IBB, mas hoje em dia você consegue achar em lojinhas da Liberdade ou na Daiso.
Mesmo nos dias que eu faço alguma máscara eu uso meus cremes (pois o uso de um não anula o outro), a única diferença é que eu uso em quantidades menores.
Durante o dia dou preferência para hidratantes com a textura mais leve, como o gel da Waso que é perfeito para quem tem pele oleosa, e na rotina noturna eu uso os hidratantes mais encorpados, como esse da Shiseido (que é uma das marcas japonesas mais tradicionais e eficazes). O creme para a área dos olhos é essencial nos dois momentos do dia, afinal a ideia de seguir uma rotina asiática é prevenir e não remediar.
Para dar um up na rotina invisto em um mist (esse da Tatcha era um sonho meu, pois amo a marca, mas como ela não vende aqui e tem preços bem salgados foi um dos investimentos que fiz na minha última viagem). O protetor solar não pode ser esquecido e esse da Bioré não é famoso á toa: ele realmente é ótimo para peles oleosas e protege muito, não se deixe enganar pela textura mega leve!
Uma das partes mais importantes de qualquer rotina de beleza é a diversão, pois esse é o momento para nos cuidarmos e brincarmos com todo o nosso arsenal de produtos!
Não resisto aos produtos kawaii ("fofo" em japonês) e esse pó da TonyMoly é uma prova disso. É muito raro eu usar pó, mas foi impossível resistir á essa embalagem rosinha com o Jigglypuff estampado. Outro apetrecho que eu tenho (e tento usar todos os dias, mas não uso rs) é esse massageador facial que vende na Miniso.
Agora, se você quer entender melhor sobre K-Beauty e conhecer truques de beleza eu recomendo fortemente o livro da Charlotte Cho, fundadora do Soko Glam, que é referência nesse mercado. O livro é super explicativo e cheio de ilustrações fofas, vale a pena o investimento.