Asian Beauty

por Mel Meira

Até pouco tempo atrás as makes reinavam soberanas no mundo da beleza e o cuidado com a pele era algo secundário. Porém na Ásia essa preocupação sempre foi mais importante e as mulheres dessa região sempre preferiram investir em produtos de skincare que resultaram em uma pele bonita e saudável do que gastar loucamente em maquiagem.

Sei disso porque tenho família japonesa e desde pequena vejo minha avó (que mesmo com 80 anos sempre tem seus produtos de limpeza e creminhos em mãos) e minha mãe cuidarem da pele com uma rotina que inclui poucos e bons produtos e um lifestyle saudável (leia-se dormir bem, alimentação equilibrada e nada de bebidas alcóolicas - infelizmente sabemos que os bons drinks não são nossos amigos).

A febre da K-Beauty explodiu, porém o Japão também tem muitas marcas e hábitos que merecem ser conhecidos mundialmente. Além deles, outros países como Tailândia e China também têm essa cultura de rotina de beleza com foco em skincare, inclusive fica aqui uma dica para você que está com viagem marcada para a Tailândia: lá é o paraíso dos spas com preços acessíveis e as lojas de cosméticos são de enlouquecer (mas isso é assunto para outro post).

Como essa tendência veio para ficar, separei aqui os produtos de asian beauty que fazem parte da minha rotina de beleza atual, vem comigo!

limpeza - beleza - asian - beauty - korean
Foto: (Reprodução)


O primeiro passo de uma rotina de sucesso consiste em uma limpeza bem feita. Confesso que eu também tenho preguiça de limpar a pele todos os dias, de manhã e á noite, porém se tem uma etapa que eu não pulo é essa.

Não uso maquiagem muito pesada (a.k.a. reboco), nem em eventos, mas não é por isso que eu não preciso limpar bem a minha pele. Afinal, não é apenas maquiagem que "suja" a nossa pele, cremes, protetor solar, suor e o simples fato de vivermos em ambientes poluídos também danificam a saúde da nossa pele.

Para garantir que a limpeza está sendo bem feita eu sempre tiro a maquiagem com um demaquilante específico (óleos como esse da Bioré são perfeitos para tirar rímel) e os lenços demaquilantes são perfeitos para as noites em que a preguiça chega com tudo (como esse vem na caixinha os lenços não ficam secos), mas lembre-se que ao usar apenas o lencinho sua pele não vai estar 100% limpa.

Após essa primeira etapa eu limpo o meu rosto com um sabonete específico para o rosto, agora eu estou usando esse da Belief, que é uma marca inspirada em produtos coreanos que eu amo e sempre compro na Sephora quando viajo para os Estados Unidos (infelizmente ela não vende aqui). Para potencializar a ação do sabonete eu faço a limpeza com o Foreo, que realmente faz diferença no processo e no final eu sinto o meu rosto mais macio e limpo.

dicas - beleza - asian - beauty - limpeza
Foto: (Reprodução)

As máscaras têm um lugar especial no meu coração, eu amo elas pelo fato de serem práticas e darem um resultado ótimo.

Seja sheet masks, sleeping pack (como essa da Belif), em creme ou gel, invista máscaras que funcionem melhor para o seu tipo de pele. Como eu tenho pele oleosa gosto de máscaras que além de hidratarem também tenham fatores anti acne e de controle de oleosidade.

Quando compro máscaras de marcas como Tony Moly, Nature Republic e InnisFree eu recorro aos sites gringos que entregam no Brasil, como o IBuyBeauti, que além de ter as máscaras mais conhecidas também tem umas opções mais exóticas, como essa do gatinho que é uma máscara que esquenta e é para ser usada na área dos olhos, ideal para aqueles dias que estamos bem cansadas e com a vista cansada.

Porém temos ótimas opções por aqui como as máscaras da Kiss NY e da Klasme, que têm preços acessíveis e podem ser encontradas facilmente em lojas de beleza e farmácias. Essas duas marcas têm diversas opções de máscaras, atendendo a todos os tipos de pele e necessidades.

Ao fazer uma máscara eu gosto de prender o cabelo com a famosa faixa de orelhinhas, essa eu comprei no IBB, mas hoje em dia você consegue achar em lojinhas da Liberdade ou na Daiso.

hidratacao - beauty - beleza - korean - asian
Foto: (Reprodução)

Mesmo nos dias que eu faço alguma máscara eu uso meus cremes (pois o uso de um não anula o outro), a única diferença é que eu uso em quantidades menores.

Durante o dia dou preferência para hidratantes com a textura mais leve, como o gel da Waso que é perfeito para quem tem pele oleosa, e na rotina noturna eu uso os hidratantes mais encorpados, como esse da Shiseido (que é uma das marcas japonesas mais tradicionais e eficazes). O creme para a área dos olhos é essencial nos dois momentos do dia, afinal a ideia de seguir uma rotina asiática é prevenir e não remediar.

Para dar um up na rotina invisto em um mist (esse da Tatcha era um sonho meu, pois amo a marca, mas como ela não vende aqui e tem preços bem salgados foi um dos investimentos que fiz na minha última viagem). O protetor solar não pode ser esquecido e esse da Bioré não é famoso á toa: ele realmente é ótimo para peles oleosas e protege muito, não se deixe enganar pela textura mega leve!

asian - beauty - dicas - beleza - asiatica
Foto: (Reprodução)

Uma das partes mais importantes de qualquer rotina de beleza é a diversão, pois esse é o momento para nos cuidarmos e brincarmos com todo o nosso arsenal de produtos!

Não resisto aos produtos kawaii ("fofo" em japonês) e esse pó da TonyMoly é uma prova disso. É muito raro eu usar pó, mas foi impossível resistir á essa embalagem rosinha com o Jigglypuff estampado. Outro apetrecho que eu tenho (e tento usar todos os dias, mas não uso rs) é esse massageador facial que vende na Miniso.

Agora, se você quer entender melhor sobre K-Beauty e conhecer truques de beleza eu recomendo fortemente o livro da Charlotte Cho, fundadora do Soko Glam, que é referência nesse mercado. O livro é super explicativo e cheio de ilustrações fofas, vale a pena o investimento.

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar