Balaclava: a tendência de inverno polêmica que está fazendo a cabeça das fashionistas

por The Look Stealers

Por mais que estejamos em pleno verão, aproveitando todo calor e energia que a estação tem a nos oferecer, já estamos de olhos bem abertos nas tendências de inverno que começam a pipocar no hemisfério norte. Desde trends mais fáceis de usar, como os looks em couro ou P.U., até as mais diferentonas, como é o caso do acessório que falaremos nesse post: a polêmica Balaclava

Mas afinal, o que é uma Balaclava? Esse palavrão é um acessório tendência de cabeça super descolado, é basicamente um gorro que envolve até pescoço e queixo - sua modelagem se assemelha a um capuz de blusão. As fashionistas gringas estão obcecadas por elas, e temos que confessar que estamos bem inclinadas a adotar as balaclavas em nossos futuros looks invernais. Mas será que essa moda pega por aqui? Ainda não sabemos, mas abaixo te contamos mais. Vem com a gente:

Rihanna e Asap Rocky - Rihanna e Asap Rocky usando balaclava - Balaclava - Inverno 2022 - na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: Rihanna e Asap Rocky (Reprodução)

Vivemos em um país tropical, no qual os climas tendem a ser mais amenos, mas isso não significa que não faça frio. Muito pelo contrário, inclusive em algumas localidades as baixas temperaturas pedem por peças mais pesadas e acessórios bem quentinhos. Pode parecer um tanto exótico em relação aos acessórios tradicionais que estamos acostumadas a ver no Brasil, mas temos que concordar que nos tempos atuais, onde funcionalidade é um dos principais fatores no momento da escolha dos acessórios que vão compor o look, a Balaclava é perfeita.

Jessica Rose Lambregts - balaclava preta com óculos - Balaclava - Inverno 2022 - na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: Jessica Rose Lambregts (Reprodução/Instagram)

Por formar um ‘casulo’ em volta da cabeça e pescoço, a Balaclava é ideal para proteger as extremidades das mais friorentas, como as orelhas - que sempre ficam geladas no inverno -, além de agregarem mais de informação de moda e estilo nada óbvios para o outfit, mesmo que sejam controversos, tudo depende da textura e da cor do acessório. Mas tem outro fator que também devemos levar em consideração quando o assunto são acessórios de cabeça invernais, os cabelos. Assim como as toucas, as balaclavas podem dar um ar messy aos fios, transmitindo um ar mais descolado.

Miu Miu - balaclava verde - Balaclava - Inverno 2022 - na passarela - https://stealthelook.com.br
Foto: Miu Miu (Reprodução/Instagram)

Provavelmente você já deve ter visto esse acessório por aí, pois ele é muito usado por pilotos de motocicleta, mas ele é muito mais antigo. São inspirados nos acessórios de proteção das armaduras da idade média, e para a temporada de inverno deste ano, a Balaclava se tornou um acessório tendência de moda, e vem em materiais como tricô e crochê, que também estão em alta e são a cara da estação mais fria do ano. No final das contas, a verdade é que esse acessório deu as caras nas passarelas últimas temporadas de inverno, dominou as produções das it girls gringas mais bombadas e a trend promete chegar por aqui com tudo e conquistar o coração das brasileiras também!

Marianne Theodorsen - casaco puffer com calça verde e balaclava - Balaclava - Inverno 2022 - na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: Marianne Theodorsen (Reprodução/Instagram)

Se você se identificou com a trend e já quer chegar com tudo na estação mais fria do ano, aposte na Balaclava colorida, combinada a peças de cores vibrantes e uma jaqueta puffer super volumosa.

Henrietta Harju - camisa e moletom com calça preta e balaclava - Balaclava - Inverno 2022 - em frente a porta de metal - https://stealthelook.com.br
Foto: Henrietta Harju (Reprodução/Instagram)

Para um look equilibrado e super fashionista aposte na Balaclava como ponto de cor da sua produção. O acessório cheio de personalidade acaba por ser um contraponto suave ao outfit mais pesado quase all black.

Liullland - vestido estampado com casaco e balaclava - Balaclava - Inverno 2022 - apoiada na cerca - https://stealthelook.com.br
Foto: Liullland (Reprodução/Instagram)

As balaclavas são a personificação do estilo kitsch - o famoso feio estiloso - então nada mais justo do que um look completo nessa estética. O segredo para a produção não se tornar um bagunça visual é escolher peças em estilos diferentes mas que juntas façam sentido. A combinação de vestido com casaco e bota, por exemplo, é um clássico do inverno, agora acrescente a Balaclava e bolsa com texturas próximas e o resultado será polêmico, mas super fashionista.

Jessica Rose Lambregts - casaco puffer com calça preta e balaclava - Balaclava - Inverno 2022 - na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: Jessica Rose Lambregts (Reprodução/Instagram)

Achou as balaclavas acessórios incríveis, mas está ainda tem receio? Temos a solução, para você. Temos que concordar que a tendência é um tanto polêmica, mas o segredo para trazer versatilidade para a peça é se atentar ao seu material e cor, ou seja, aposte em tons mais escuros e neutros para transmitir um ar mais discreto.

Georgia|@georgia_3.0 - look all black com balaclava - Balaclava - Inverno 2022 - na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: Georgia|@georgia_3.0 (Reprodução/Instagram)

Para quem achou que a Balaclava era um acessório exclusivo do estilo casual e despojado, te provamos que a peça também funciona super bem em produções mais elegantes. Opte pelos modelos com shape mais solto e replicando as cores do seu look.

Você também vai gostar