Bloco de notas: a importância das anotações no celular e nossa necessidade de registrar

por Giulia Coronato

O ser humano tem necessidade de registrar, seja as suas descobertas ou eternizar momentos marcantes. É um fato que nos acompanha desde a pré-história, com a arte rupestre até a invenção da fotografia, incluindo também, uma série de diários que mudaram o mundo, como o de Anne Frank ou até o bloco de notas do nosso celular. A partir de então, vemos o quanto o ato de registrar, por meio da escrita, da pintura ou da fotografia é necessário para o entendimento de todo um grupo ou geração e o quão valioso isso é para a humanidade como um todo. 

Quando pensamos em um cenário maior, os registros são importantes para todo esse entendimento de situações passadas, mas quando pensamos em nossas próprias vidas, registramos o que não queremos ou não podemos esquecer. Uma lista de compra de supermercado, uma foto de um momento feliz ou um vídeo de um show de seu artista favorito, todo registro é feito para ser lembrado.

It girls - Bloco de Notas - Bloco de notas - Outono - Street Style - https://stealthelook.com.br

Mas e quando falamos de registros atuais? Qual a maior forma de registro que usamos hoje? Provavelmente a primeira coisa que surge na sua cabeça são as fotos, né? E não está errado! A fotografia foi completamente democratizada, hoje em dia todo celular tem um câmera e uma grande parte da população tem acesso a esse recurso. Mas a fotografia já faz parte de nossas vidas há décadas e não é lá tão contemporânea assim. Quando falamos de ferramentas de registros atuais, não tem como não falar do bloco de notas do celular. 

Esses dias, lutando contra o tédio do lockdown, fui conferir o meu bloco de notas e acabei encontrando os últimos anos da minha vida todos registrados ali. Mensagens de aniversário, listas de metas, poemas para ex-namorados, receitas de cookies, listas de produtos de beleza que preciso repor, filmes que queria assistir e por aí vai. 

Com o backup que meu celular veio fazendo no decorrer dos anos, eu me deparei - dentro daquele aplicativo inofensivo escondido no meu celular - com um diário valioso dos meus últimos anos e passei mais de uma hora mergulhando nos acontecimentos da minha própria vida.

Enquanto o celular virou uma extensão de nosso corpo, o bloco de notas é uma extensão de nossa mente.

Enquanto o celular virou uma extensão de nosso corpo, o bloco de notas é uma extensão de nossa mente, registrando tudo aquilo que não podemos nos dar ao luxo de esquecer ou até, aquilo que é doloroso demais para ficar só em nossa cabeça. Se você nunca parou pra dar uma olhada no seu bloco de notas, faça isso e se você não tem o costume de registrar pensamentos ou fazer listas no aplicativo, comece a fazer isso também, seu eu do futuro vai adorar as lembranças.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar