Brazilcore: a tendência de moda que sempre esteve nas ruas da minha casa

por Mayra Souza

Nos últimos meses, o mundo inteiro se pintou de verde e amarelo. As fashionistas mais influentes da atualidade - nacionais e internacionais - começaram a resgatar todo tipo de símbolo ligado ao Brasil, desde as cores da bandeira até a camisa da CBF, tirando os itens de um contexto esportivo e político, e trazendo-os para a moda. Mas, de onde eu venho, o Brazilcore sempre foi tendência. 

Brazilcore - Brazilcore - Brazilcore - Brazilcore - Brazilcore - https://stealthelook.com.br
Foto: O Brazilcore visto das passarelas da PUMA na NYFW ao street style gringo, e até com Anitta no Coachella. (Reprodução)


Apesar do termo ter sido criado só agora e o assunto estar mais quente do que nunca, as camisas da seleção brasileira, nossa bandeira e cores e toda a estética do futebol, sempre foram valorizadas e sempre estiveram no mais alto nível de ostentação nas favelas e periferias brasileiras, inclusive onde eu cresci, no Capão Redondo, na Zona Sul da Cidade de São Paulo. Me lembro de crescer em torno do futebol, toda criança periférica sonha em se tornar o novo Neymar, e o esporte mais famoso do mundo é um pilar pelas ruas das favelas, o que faz automaticamente, seus símbolos e uniformes serem desejo, e é claro que a Copa do Mundo só intensifica isso. 

Todo esse background faz a ascensão do Brazilcore agridoce para mim, é claro que fico feliz por ver o Brasil sendo esteticamente valorizado mundo afora, mas ao mesmo tempo me questiono, porque as camisas da seleção e os outros símbolos do futebol só são considerados estilosos e fashionistas quando vistos em pessoas brancas e padrões? E quando visto em pretos e periféricos é brega?

It girls - Brazilcore, brasilcore, camisa do brasil, copa do mundo  - Brazilcore - Inverno - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Mayra Souza (Reprodução)

Sabemos como a moda e as tendências funcionam, mas acho que devemos todos nos questionar, o que realmente mudou nesses meses que fez o futebol ir de brega a cool? Em um pequeno intervalo, vi influenciadores que tanto criticavam looks com camisa de futebol - tanto de seleções, como times - usando a nova camisa do CBF com orgulho e enchendo a boca para falar de Brazilcore. É claro que isso tem um ponto positivo, finalmente brasileiros de diferentes opiniões políticas e origens, estão se unindo em prol da bandeira e do futebol, mas de novo, porque quando era eu e meus conterrâneos usando, era mal visto? 

It girls - Brazilcore, brasilcore, camisa do brasil, copa do mundo  - Brazilcore - Inverno - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Mayra Souza (Reprodução)

Acredito que esse retorno e essa ressignificação da estética brasileira se deva - além da aproximação da Copa do Mundo, e o Brasil ser o país do futebol - a diversos artistas que começaram a tirar a camisa do Brasil de um lado da polarização política do país e usaram sua plataforma para ressaltar a importância de retomar o verde e amarelo. Em março, muito antes do termo Brazilcore chegar perto de existir, Djonga usou a camisa da CBF em um show, assim como Anitta, que apostou em um figurino banhado nas cores da bandeira em seu show no Coachella, festival visto pelo mundo inteiro. 

It girls - Brazilcore, brasilcore, camisa do brasil, copa do mundo  - Brazilcore - Inverno - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Mayra Souza (Reprodução)

Que bom que os símbolos do nosso país, nossa camisa e o futebol estão sendo bem vistos, pela moda e outros mercados, e queremos mesmo é ver o mundo pintado de verde e amarelo, mas não podemos nos esquecer onde tudo isso começou e quem realmente foi o precursor do Brazilcore - ou Brasilcore, como deveria ser chamado.

E você, já vivia essa tendência antes do mundo descobri-la? O que acha do Brasilcore?

LEIA MAIS 

O resgate da estética brasileira e a nova tendência febre de 2022

7 tendências de moda que observamos no street style do NYFW

Você também vai gostar