Carnaval sem medo: sobre libertação e ser mulher gorda

por Júlia Vecchi

Vamos curtir o Carnaval sem medo? O tão esperado Carnaval está bombando e essa é a época que está liberado usar muuuito glitter (biodegradável, ok?), ousar na hora de se fantasiar e curtir os blocos com os amigos. É oficial, Fevereiro é o mês da liberdade!

Sabemos que o Carnaval é (e deve ser) uma festa de acessibilidade e, principalmente, de libertação. Mas nem todas as mulheres se sentem confortáveis para isto, principalmente a mulher gorda. Quer entender mais? Então, continua aqui:

banner - banner - banner - banner - banner
Foto: Júlia Vecchi (Reprodução/Instagram)


A gente sempre vê o corpo no carnaval ser exaltado, dito como um troféu. Com isso, deixamos de perceber que, na realidade, este é um momento de festa PARA TODOS, e, nós mulheres gordas, temos sim que também botar nosso corpão em jogo! Sem medos de julgamentos, sem se sentir excluída e, principalmente, se sentindo a vontade.

Com o crescimento de informação sobre o movimento #BodyPositive na internet e, ajudando milhares de pessoas que se identificam com esse tipo de opressão, temos que entender que não tem problema nenhum sair de casa e curtir um bloquinho de shortinhos, cropped, bem maquiada, bem fantasiada e quissá se ousar mais um pouco e ir de maiozão ou biquini!

banner - banner - banner - banner - banner
Foto: Júlia Vecchi (Reprodução/Instagram)

Pensando exatamente nisto, gostaria de apresentar um projeto incrível que está rolando no Instagram que se chama @carnavalsemgordofobia! Quer um super spoiler? É um manual de como se sentir segura e combater a gordofobia nesse época que tanto lidam com o nosso corpo como se fosse um troféu ou um motivo de chacota contra o falso padrão!

Vemos cada vez mais mulheres gordas ganhando força e espaço para exibir seus corpos sem medo e mostrando que está tudo bem, SIM, ser gorda e ir bem "ousada" para a rua!!! Esse movimento está crescendo cada vez mais para nos mostrar que não existe um corpo ideal. Somos mulheres maravilhosas do jeitinho que somos e, para curtir o carnaval, só basta ter um corpo perfeito, que são exatamente os nossos próprios! Não temos que nos privar de nada.

Vá em blocos com amigos de sua confiança também, para você se sentir confortável e segura. Sabemos que existem pessoas que são maldosas e não ligue pra isso. Não deixe que outras pessoas que não fazem parte de sua vida te atingirem e te impedirem de curtir. Inclusive, curta por VOCÊ! O importante é se sentir bem, confortável e focar na diversão com quem gosta.

É isto garotas: dancem, curtam, se movimente e se hidratem MUITO, acima de tudo! Estando bem, conseguimos nos unir ainda mais e encorajar outras mulheres que precisam ter essa oportunidade de saber que, na verdade, é mais que nosso direito curtir o carnaval sem medo! <3

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar