A moda tem uma nova tendência: cartoonification. O termo em inglês, que quer dizer algo como “cartoonização”, se refere aos recentes acessórios que estão super em alta e tem uma coisa em comum: a influência dos desenhos.
Com basicamente todos os itens que são “cartoonizados” viralizando, essa tendência tem sido a aposta de algumas marcas, que provam o potencial do cartoonification com o público.
O primeiro hit que talvez tenha sido o responsável por esse movimento de cartoonification foi o Inflated Sunglasses (óculos inflados) da Loewe, na coleção de outuno-inverno de 2022. Logo depois de lançado, virou febre entre as fashionistas do mundo todo.
Nessa mesma temporada, outro item que gerou frisson nas redes sociais foram os sapatos com uma “bola de aniversário”: um scarpin com o salto em formato de balão e uma sandália com uma bola no topo. Ambos, é claro, foram muito comentados e dividiram opiniões.
Mais recentemente, na coleção de primavera-verão 2023, outra peça da Loewe causou controvérsia na internet e ficou em alta: um scarpin inflado, que parecia ter saído dos pés da Minnie Mouse direto para a passarela. O diretor criativo da marca, J. W. Anderson, é um dos nomes que mais aposta no cartoonification.
Já nas últimas semanas, dois lançamentos deixaram em evidência que o cartoonification está em alta. Eles têm dominado as redes sociais com fashionistas obcecados e até quem não curte moda comentando.
O primeiro é a Big Red Boots, da MSCHF, bota inspirada no desenho Astro Boy. A bota vermelha, como já diz o nome, parece realmente que foi desenhada nos pés de quem a usa. Por ser grande, chamativa e até difícil de tirar — segundo alguns vídeos na internet — viralizou rapidamente, conquistando o amor de uns e o ódio de outros.
Outra coleção que também vem da fantasia para a vida real é a da parceria da Jimmy Choo com a Sailor Moon. A collab, em comemoração aos 30 anos do desenho, apresenta acessórios inspirados na personagem e em todo o universo do anime. Com muitas cores, estampas e brilho, os itens conquistaram até quem não é fã e viraram assunto nas redes sociais.
O que todas essas peças têm em comum é justamente o fato de que parecem ter saído de um desenho. Tudo indica que o cartoonification no mundo da moda está só começando. Com peças super viralizáveis, grandes, infladas e coloridas, é quase impossível que elas passem despercebidas.
E para quem gostaria de aderir a essa tendência, separamos algumas peças parecidas, mas com um valor mais acessível. Confira nossa seleção: