“Casa Gucci” e seu figurino espetacular

por Beta Weber

Finalmente chega aos cinemas o aguardadíssimo "Casa Gucci" de Ridley Scott e estrelado por Lady Gaga, Adam Driver e Jared Leto. Baseado em fatos reais, o longa é uma adaptação do livro homônimo que  reconta a saga da família Gucci em seus últimos anos no comando da marca em uma narrativa cheia de intrigas, escândalos e trágico desfecho. Passando por três décadas, acompanhamos o declínio da dinastia nos negócios culminando no assasinato de um dos herdeiros do clã, Maurizio Gucci, encomendado por sua ex-esposa, Patrizia Reggiani. Carregando em seu título o nome da icônica grife, é claro que a moda é parte fundamental da trama e o figurino, que conta com mais de 500 looks, não decepciona.

Assinado por Janty Yates, ganhadora do Oscar por Gladiador, o figurino contou com incontáveis peças vintage tanto do arquivo da própria marca, quanto do acervo pessoal de Gaga, além de peças assinadas por Valentino, Alaia e Saint Laurent, o designer francês era o favorito de Reggiani na vida real. Entre as principais inspirações para as produções de Patrizia, além do estilo da própria no período coberto pelo filme, a mãe de Gaga e a atriz italiana Gina Lollobrigida também serviram como referência para as composições luxuosas. 

Começando pela era disco dos anos 70, passando pelos excessos típicos dos 80s até o desfecho ocorrido na década de 90, é clara a evolução do estilo da protagonista que surge inicialmente em vibe bem feminina e quase conservadora se transformando em opulente quando se torna membro do jet set após a união com Maurizio. Sex appeal e maximalismo passam a permear suas produções que vão se tornando cada vez mais exuberantes. 

Entre os destaques de "Casa Gucci", o conjuntinho texturizado e romântico é arrematado por acessórios de peso que é o eleito para conhecer a família do novo marido:

Lady Gaga - 2021 - House of Gucci - vestido branco - Casa Gucci - https://stealthelook.com.br
Foto: Lady Gaga (Reprodução/Instagram)

Logomania em um dos únicos looks completos assinados pela grife italiana no filme, a túnica estampada com um dos principais ícones, o clássico monograma em formato de diamante. As roupas vendidas pela marca na época eram muito conservadoras para o estilo de Patrizia, porém ela fazia questão de sempre arrematar suas produções com os carros-chefe da Gucci: Bolsas, calçados e acessórios.

Lady Gaga - filme - House of Gucci - logomania - Casa Gucci - https://stealthelook.com.br
Foto: Lady Gaga (Reprodução/Instagram)

O vermelho imponente e passional  aparece com frequência da pista de dança à pista de ski, aliás, as locações glamourosas de "Casa Gucci" merecem menção especial, indo de vilas italianas à arranha céus nova-iorquinos e as paisagens invernais dos alpes suíços. Tão deslumbrantes quanto os looks.  

Lady Gaga - vestido vermelho - House of Gucci - filmes - Casa Gucci - https://stealthelook.com.br
Foto: Lady Gaga (Reprodução/Instagram)

Acessórios são parte integral do guarda-roupa de Patrizia, normalmente do tipo statement em tons de dourado. Brilhos em geral figuram com frequência, tanto nas joias usadas em abundância, quanto nas composições. 

Curiosamente o vestido de noiva do filme não é uma reprodução fiel do usado por Patrizia em seu casamento, apesar de uma réplica exata ter sido confeccionada, a versão eleita foi a fictícia, bem mais elaborada que a original, escolhida para causar maior impacto:

Lady Gaga - 2021 - House of Gucci - filmes - Casa Gucci - https://stealthelook.com.br
Foto: Lady Gaga (Reprodução/Instagram)

Nos personagens masculinos, destaque para os tradicionais ternos Saville Row com sua alfaiataria impecável, os favoritos de Maurizio ao lado dos óculos aviadores oversized, e os trajes de Paolo Gucci, interpretado por um irreconhecível Jared Leto, tão excêntricos quanto a personalidade do outro herdeiro Gucci. 

Além da trama envolvente, ainda ganhamos uma versão estilizada da coleção de estréia de Tom Ford como diretor criativo da Gucci, momento de virada na trajetória da grife. Um bônus bem especial para fãs da história da moda. Abaixo o desfile original ocorrido em 95: 

Deixe um Comentário
Você também vai gostar