Casamento civil: tudo o que você precisa saber

por Claudiana Ribeiro

Organizar o casamento civil pode ser mais complicado do que você pensa, viu? Eu sou a Clau, community manager aqui no Steal the Look, me casei no civil no ano passado e gostaria de compartilhar algumas informações que descobri e vivenciei durante todo esse processo. Então, vem comigo nessa jornada para saber tudo sobre casamento civil e anote todas as dicas para não passar por apuros.

Claudiana Ribeiro - casamento civil - casamento civil - Verão - São Paulo - https://stealthelook.com.br
Foto: Claudiana Ribeiro (Reprodução/Flávia Borges)


documentação

Prepare-se, pois para realizar seu casamento no civil, precisará providenciar um documento crucial: sua certidão de nascimento atualizada. Sim, ela é solicitada pelo cartório, e você só consegue obtê-la no cartório onde foi feito seu registro de nascimento.

Se você não mora próximo ao local onde foi registrado, não se preocupe, acesse o site https://registrocivil.org.br/ e faça a solicitação. Você pode optar por recebê-la em casa ou retirar no cartório mais próximo. Vale lembrar que você não ficará com sua certidão, pois ela será arquivada no cartório onde você irá se casar, mas pode obter uma cópia!

agendamento no cartório

Com toda a documentação em mãos, incluindo a certidão de casamento atualizada de ambos os envolvidos e o RG ou CNH, procure o cartório mais próximo de sua residência. Não é obrigatório, mas é bom levar um comprovante de residência.

Você está liberado para fazer o agendamento 90 dias antes da data desejada. No entanto, se planeja se casar durante o final de semana, seja ágil e não deixe para a última hora!

Outro ponto importante: se deseja casar em um cartório específico ou se o cartório próximo à sua casa não tiver datas disponíveis, é possível solicitar a transferência de cartório. Sim, é viável. Você deve dar entrada no cartório do seu bairro, pagar metade do valor, e o restante será pago no cartório onde ocorrerá o casamento. Converse com o pessoal do cartório; eles irão orientá-lo da melhor forma. É bom saber que você tem a opção de escolha, embora envolva um pouco mais de trabalho.

Claudiana Ribeiro - casamento civil - casamento civil - Verão - São Paulo - https://stealthelook.com.br
Foto: Claudiana Ribeiro (Reprodução/Flávia Borges)

testemunhas

Uma dúvida muito frequente é: pais e irmãos podem ser testemunhas? E a resposta é sim, eles podem. No entanto, se sentir mais seguro, pergunte ao cartório responsável. No meu cartório, estavam liberadas quatro pessoas para serem testemunhas, sendo duas obrigatórias. Lembre-se de que elas precisam estar com os documentos de identificação em mãos.

Claudiana Ribeiro - casamento civil - casamento civil - Verão - São Paulo - https://stealthelook.com.br
Foto: Claudiana Ribeiro (Reprodução/Flávia Borges)

o look ideal

Para esse dia, pense em um look confortável e bonito. E lembre-se, será super rápido, então não precisa de nada elaborado, mas algo que te deixe feliz. Isso vale para ambos. Optei por um vestido curto com tecido de lese. Meu noivo usou uma calça preta e uma polo off white com tecido texturizado, algo simples e bonito.

fotografia

Eu sei que registrar momentos faz parte da nossa natureza, e no casamento civil, não seria diferente. Também sabemos que no Brasil nem todos os lugares possuem cartórios bonitos para fotos incríveis, mas nada é impossível. Nesse momento, se deseja fotos de qualidade, vale muito a pena procurar um profissional que tenha uma estética parecida com a sua. Pode ter certeza de que terá lindas fotos.

Eu, por exemplo, chamei a Flávia para fazer as minhas fotos e foi a melhor coisa que eu poderia fazer. Gosto da estética vintage e utilizei isso, o que ajudou muito a combinar com o espaço. No cartório, havia um cinegrafista para realizar a captação. Ele estava cobrando R$ 200. Assistimos à captação, mas não gostamos muito, pois ele cortou a cabeça do noivo.

E aí, é só isso? Sim, mas quem sabe você não possa ir a um restaurante próximo ao cartório ou ter um almoço íntimo em casa? No meu caso, convidei familiares e amigos próximos para um churrasco em um sítio que aluguei. Mas essa é a história que eu contei aqui.

a noiva atrasou, e agora?

Sim, me atrasei! A cerimônia estava marcada para às 11h da manhã, e eu deveria ter chegado antes. Eu não esperava que em uma segunda-feira às 10h houvesse tanto trânsito, mas havia. Cheguei no cartório às 11h30. O noivo conversou com o pessoal do cartório, explicou a situação, e eles adiantaram o casamento das 11h30 para as 11h. No final, deu tudo certo, mas não conte com a sorte, por favor. Chegue no horário.

Claudiana Ribeiro - casamento civil - casamento civil - Verão - São Paulo - https://stealthelook.com.br
Foto: Claudiana Ribeiro (Reprodução/Flávia Borges)

cerimônia

Na cerimônia, não esperava nada incrível, mas sim algo super rápido e um “sim” de ambos os lados. No entanto, fui surpreendida pela cerimonialista. Além de um texto lindo sobre o amor e a união, ela permitiu que as mães presentes se expressassem. Então, minha mãe me entregou ao meu noivo e fez um discurso lindo, e minha sogra entregou meu noivo a mim. Ambas arrasaram nos discursos, e não houve uma única pessoa ali que não tenha chorado. Foi além do esperado, a simpatia e delicadeza da cerimonialista foram incríveis. Fiquei muito feliz com minha escolha de cartório. Eles foram prestativos desde o começo, todas as dúvidas e problemas que tivemos com o outro cartório foram corrigidos da melhor forma.

Claudiana Ribeiro - casamento civil - casamento civil - Verão - São Paulo - https://stealthelook.com.br
Foto: Claudiana Ribeiro (Reprodução/Flávia Borges)

e depois?

Depois, é só felicidade. No nosso caso, fomos até o lugar do nosso primeiro encontro, que não ficava tão longe dali, e tiramos mais algumas fotos. Modéstia à parte, foi incrível! Aí fica ao seu critério: emendar um almoço "chique" com os familiares ou, como nós, optar por um almoço no McDonald's, na mesma unidade em que comemoramos a compra do nosso apartamento.

Acredito que esse seja o momento de criar memórias ou juntá-las, e foi exatamente o que fizemos. Na sexta-feira da mesma semana, alugamos um sítio e convidamos amigos e familiares para celebrar a nossa união.

Você também vai gostar