Colorimetria: o que é e como ela pode te ajudar a encontrar a base perfeita
Se você ainda tem dúvidas de como escolher o tom de base perfeito, saiba que tem uma ferramenta que pode ser sua maior aliada para isso: a colorimetria. Ela nada mais é que um estudo das cores e suas combinações, sempre levando em consideração o tom e subtom da pele para entender, entre outras coisas, qual é a cor ideal de maquiagem para seu rosto. Assim, você consegue ter o produto mais uniforme e natural possível, deixando a make com o acabamento perfeito.
Como já falamos por aqui, a Maybelline New York lançou a Fit Me Fresh Tint, uma nova base com acabamento natural, textura leve e toque seco, que une maquiagem e skincare em um só produto. Por isso, nos unimos com a marca para falar um pouco mais sobre como funciona a colorimetria e como você pode descobrir o melhor tom para sua pele. Vem ver!
como funciona a colorimetria
A colorimetria funciona a partir da análise das características da pele para identificar quais cores mais harmonizam com cada uma. Para isso, ela leva em consideração tanto o tom — que pode ser claro, médio ou escuro —, quanto o subtom — quente, frio ou neutro.
O tom se refere a cor mais visível da pele, enquanto o subtom é sobre a nuance de fundo. É a junção dos dois que resulta na nossa tonalidade ideal — e por isso é tão importante entender os dois na hora de escolher a base.
tons e subtons
Descobrir o seu tom é a parte mais fácil da colorimetria, porque como explicamos, ele se refere a parte que você identifica apenas olhando para ela. No entanto, o subtom pode ser mais desafiador, já que exige uma análise um pouco mais cuidadosa. Em linhas gerais, quem tem um subtom frio possui pele com fundo mais rosado ou avermelhado; o subtom quente se refere a peles de fundo amarelado ou dourado; já o subtom neutro tem uma mistura entre frio e quente.
Para identificar o seu subtom, há alguns truques que podem te ajudar.
Teste das veias:
A cor das suas veias podem indicar qual é o seu subtom. Observe bem as veias do pulso. Se elas forem esverdeadas ou em tons amarronzados, significa que seu subtom é quente. Já as veias azuis ou arroxeadas indicam um subtom frio. Por fim, quem tem subtom neutro geralmente possui veias que parecem uma mistura de azul e verde.
Reação da pele ao sol:
Se a sua pele bronzeia com facilidade sem ficar vermelha, ela tende a ter um subtom quente; para quem já fica queima facilmente e fica bem avermelhada com o sol, o subtom pode ser frio; o neutro é quando a pele fica tanto bronzeada, quanto avermelhada.
escolhendo a Fit Me Fresh Tint através da colorimetria
A Fit Me Fresh Tint tem 17 cores, que são divididas em claras, médias e escuras, com subtons rosados, amarelados e neutros, assim como na colorimetria. Por isso, é bem mais fácil escolher sua cor ideal a partir das características da sua pele. Conheça a numeração e classificação de cada uma:
Claras
Rosadas (subtom frio) - 01 e 03
Amareladas (subtom quente) - 02 e 04
Médias
Amareladas (subtom quente) - 07, 08 e 9.5
Neutras (subtom neutro) - 2.5, 05, 06 e 09
Escuras
Rosadas (subtom frio) - 11
Amareladas (subtom quente) - 9.5, 10.5 e 11.5
Neutras (subtom neutro) - 10, 10.8 e 12
Por fim, se você ainda tem dúvidas sobre sua cor de base ideal, a Maybelline New York possui um testador virtual, que funciona tanto através de perguntas sobre a sua pele, quanto com uma análise fotográfica que traz um resultado ainda mais preciso. Assim, você pode investir na sua Fit Me Fresh Tint sem medo e aproveitar todos os benefícios do produto para uma make perfeita.