Combinações de cores de roupa que SEMPRE dão certo

por Karen Merilyn

Fazer combinações de cores que fujam do preto, branco e marrom é um verdadeiro tabu, sabemos. Vivendo em uma sociedade que algumas “verdades” foram perpetuadas na nossa cabeça, acabamos ficando com medo de arriscar na hora de montar nossas produções do dia a dia. Mas estamos aqui para provar que não existem regras na hora de misturar tons e que, na verdade, o que importa é só uma coisa: nos sentir bem com o que vestimos. 

Por isso, tente esquecer um pouco essas supostas regras na hora de se vestir e foque no seu objetivo. Você quer algo mais harmônico ou contrastante? Mais chamativo ou sutil? Acredite, dá para usar cores de diversas formas dependendo do que você quer. E para te ajudar nisso, vamos dar dicas de combos que funcionam de acordo com cada objetivo e, é claro, considerando o seu estilo pessoal — mas lembrando que nada é regra, ok? 

Leia também: Descobrir meu estilo mudou minha vida e eu te conto porquê

Pessoa vestindo uma jaqueta amarela vibrante, calça roxa larga, tênis esportivos amarelos e bolsa roxa. Óculos de sol e cabelo solto completam o look ousado e colorido, ideal para tendências de moda urbana casual e a combinações de cores saturadas.
Foto: Nnenna Echem (Reprodução/Instagram)


amarelo + lilás

Existe algo chamado círculo cromático, que é uma representação das cores que conseguimos enxergar. Nele, dá para saber quais cores são mais “parecidas” e quais são “opostas”. Por isso, ele ajuda muito na hora de fazer combinações de cores. No caso da junção do amarelo com lilás, é o que chamamos de cores complementares, pois elas estão em lados opostos do círculo. Ou seja, eles contrastam entre si, ficando mais vibrantes e chamando atenção. 

Se esse é seu objetivo, esse combo pode ser uma boa opção, principalmente se você usar um amarelo neon, como no look.

Estilo vibrante e ousado: Casaco longo vermelho com textura felpuda nos punhos e gola, conjunto de moletom roxo, saltos vermelhos pontudos. Acessórios marcantes: bolsa verde de contas e óculos de sol estampados. Combinações de cores análogas.
Foto: Fisayo Longe (Reprodução/Instagram)

vermelho + roxo

O vermelho e o roxo são um caso oposto porque eles são cores análogas. Isso significa que estão do lado um do outro no círculo cromático e, portanto, são mais “parecidas”. Quando juntas, essas cores criam um visual mais harmônico, aquela sensação de que aqueles tons foram feitos um para o outro, sabe? Isso tem a ver com como enxergamos as cores. 

Então, caso você queira um look que dê sensação de “combinadinho”, pode apostar em combinações de cores como essa sem medo! 

Pessoa com blazer amarelo, short listrado rosa e branco, tiara rosa, óculos escuros e bolsa de ombro rosa textura. Os acessórios incluem brincos de estrela e sandálias lilás. Look com combinações de cores pastéis e elementos retrô.
Foto: @nxcstyle (Reprodução/Instagram)

rosa + amarelo

Bom, agora que você já sabe como funciona o círculo cromático, deve entender por que rosa com amarelo também adiciona contraste para o look. Nesse caso, dá para ver que é super possível trazer essa combinação de forma mais suave, trazendo tons menos saturados para a produção. Como o rosa e o amarelo estão em tons pastel, o combo fica mais sutil, perfeito para quem quer uma produção colorida, mas discreta. 

Moda casual e colorida: pessoa usa suéter verde vibrante, saia midi azul e tênis brancos, completando o look com óculos de sol retrô e bolsa branca compacta. As combinações de cores e peças confortáveis destaca tendência moderna e descontraída.
Foto: Aniyah Morinia (Reprodução/Instagram)

azul + verde

Deu para perceber que a arte de misturar cores vai muito além de dizer que cor “x” combina ou não com cor “y”. Há uma série de variáveis que podem ajudar a compor o visual que melhor se adapta ao seu estilo. Misturar o azul com verde, por exemplo, poderia ficar bem marcante se fossem tons mais claros e mais vibrantes. No entanto, aqui eles são mais fechados e frios, o que causa menos estranheza para quem não é acostumada com looks coloridos. 

Mulher sentada em escada usando casaco estampado com flores, calça verde vibrante e tênis rosa com listras. Bolsa de crochê colorida com estampa tropical. Tendência de moda casual e criativa com combinações de cores.
Foto: Daykota Schiffelers (Reprodução/Instagram)

verde + rosa

Onde você coloca cada cor também conta muito. Para combinar verde com rosa, que é um combo incrível, você não precisa estar inteira com as duas cores. Um look monocromático verde com acessórios rosas pode ser a medida certa. Ou, quem sabe, fazer uma base mais neutra e misturar o sapato de uma cor com a bolsa de outra? Como já dissemos, o principal é saber o que funciona para você.

Por fim, usar mais cores é um processo. Tem a ver com costume, treinar o olhar, pegar referências e ir aos poucos inserindo no seu guarda-roupa. Por isso, meu conselho é: não tenha medo das cores, use-as do seu jeito sem se importar com regras. Acredite, você vai achar muito mais fácil se vestir assim. 

Você também vai gostar