Como amenizar os sintomas da TPM

por Inaê Ribeiro

Nós mulheres já sabemos, chega uma época do mês, e com ela a tão temida TPM. Por mais que essa tenção pré-menstrual não seja igual para todas as pessoas que menstruam, não podemos negar que quando há os sintomas da TPM, eles são incômodos e afetam diretamente a nossa produtividade e qualidade de vida. 

Dor na mama, cólicas, alteração de humor e dor de cabeça são alguns dos efeitos mais comuns desse período e existem alguns fatores que determinam o que cada mulher irá sentir, como predisposição genética, disfunções hormonais e o último, que muitas vezes é possível ser tratado em casa, o estresse. Claro que a consulta com um médico é muito importante, mas existem alguns hábitos que você pode mudar para que os sintomas da TPM sejam menores e mais leves.

Chega de comprometer a sua vida e o seu trabalho por causa do humor, pega o caderninho e acompanhe todas as dicas: 

Marisa Careng - alimentação saudavel, vestido e blusa - sintomas da TPM - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Marisa Careng (Reprodução/Pinterest)

_dieta balanceada

Uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e nutrientes muda o nosso humor - e você, provavelmente, já sabe disso. É através do que consumimos que nosso corpo adquire energia para encarar o dia e ânimo para realizar desde as tarefas mais fáceis até as mais difíceis, por isso, mudar os seus hábitos alimentares, pelo menos durante o período da TPM é tão importante. Talvez os seus sintomas estão sendo tão fortes e presentes devido a alguns alimentos que estão na sua rotina e, apenas ao mudá-los, você já verá uma diferença. 

_inclua esses alimentos

Aderir à uma alimentação balanceada e que irá nutrir o seu corpo é o primeiro passo para minimizar os sintomas da TPM. Invista em alimentos ricos em cálcio, como soja, cereal de milho, folhas escuras e gergelim, e também em vitamina D, como peixes, ovos e queijos. Outros ingredientes que valem a pena aderir são os ricos em vitamina B1 e B2, todos esses irão garantir que seus sintomas sejam mais leves e você esteja mais disposta. 

Para complementar, invista em alimentos que possuam magnésio, como vegetais, carne vermelha e laticínios. O mineral ajuda na dor de cabeça, efeito típico da TPM, além de oferecer um sono melhor, amenizar a irritabilidade e regular o ciclo menstrual. Para você, que sofre de prisão de ventre, durante esse período, invista em carboidratos integrais e alimentos ricos em fibras, combine-os com alimentos como beterraba, cenoura, batata e inhame, todos ajudam que o intestino funcione melhor. 

_alimentos a serem evitados

Agora que você já sabe quais alimentos deve consumir, precisamos falar sobre os que devem ser evitados.Ao fazer isso, você irá garantir que seus sintomas sejam amenizados. Para evitar o inchaço, alteração de humor, dores nas mamas e náuseas, pelo menos durante o período menstrual, elimine ou diminua o consumo de doces em excesso, café e reduza o uso de sal. Os alimentos mais leves e saudáveis irão garantir que você esteja mais disposta e com menos sintomas, por isso prefira as frutas, vegetais e alimentos diuréticos como melancia e aspargos. 

Magda - yoga - sintomas da TPM - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Magda (Reprodução/Instagram)

_pratique exercício físico

Os exercícios físicos trazem diversos benefícios para nossa saúde, tanto para o corpo, quanto para a mente. Durante a prática de atividade física, nosso corpo libera endorfina, hormônio responsável pelas sensações de prazer e relaxamento, além de auxiliar no funcionamento do intestino. Para minimizar seus sintomas da TPM, pratique exercícios leves como caminhada, trote, yoga ou natação, por pelo menos 30 minutos e no mínimo quatro vezes na semana, um tempo leve que trará grande melhoria para seu humor. 

Audrey - chá  - sintomas da TPM - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Audrey (Reprodução/Pinterest)

_invista em chás

Como já falamos, a TPM se manifesta de maneiras diferentes de pessoa para pessoa, se você é do tipo que fica mais estressada, beba chá de camomila durante o dia, já que a erva é rica em propriedades calmantes e ajuda a reduzir as inflamações. Outro opção é também o chá de maracujá, que te ajudará a relaxar. 

Se você costuma sentir dor de cabeça durante o período de cólicas, vale investir no chá de gengibre, seja puro ou combinado com algum dos sabores acima. A raiz é anti-inflamatória e irá garantir que esses sintomas sejam mais leves. 

Para as pessoas que sofrem com o inchação durante a TPM, a dica é investir em chás diuréticos como cavalinha, hibisco, erva-doce e dente de leão. Eles, combinados com a diminuição do consumo de sal, é a maneira de você se certificar que esse sintoma não estará mais presente no seu dia a dia. 

Ines - roupao - sintomas da TPM - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Ines (Reprodução/Instagram)

_leve uma vida mais calma

Estamos vivendo um momento mais estressante que o comum e por mais que muitas atividades não sejam indicadas agora, é muito importante que você tenha um tempo para sair da rotina, se conectar com a natureza e fazer as coisas que você ama. Durante a TPM, isso é ainda mais importante, então tenha o tempo para esquecer das coisas que te estressam, invista em uma noite de sono de qualidade, capriche na sua rotina de skincare e esteja perto da sua pessoa amada.

Se você ainda não é adepta a terapia, essa é outra recomendação que ajuda na diminuição dos sintomas da TPM, além de ter inúmeros outros benefícios para a sua vida, o acompanhamento terapêutico irá te ajudar a lidar com os hormônios e a irritabilidade. Juntamente à ela, invista na yoga, exercícios de respiração e meditação. 

Paula Almeida - moda praia - sintomas da TPM - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Paula Almeida (Reprodução/Instagram)

_procure um médico

Aqui, reunimos algumas dicas que a ciência comprava serem eficientes, mas sabemos bem que nenhum corpo é igual ao outro, então teste fazer essas mudanças e caso não veja melhora, recomendamos que você procure um ginecologista ou endocrinologista. Existem algumas pessoas que precisam tratar a TPM com o uso de medicamentos. Se você mudou os seus hábitos e não viu resultado, pode ser que você esteja entre elas. 

Em alguns casos, os médicos recomendam remédios naturais como suplementos de cálcio, magnésio, e alguns tipos de vitaminas, pois eles já serão suficientes para amenizar os sintomas. Porém, existem quadros que o uso de pílulas anticoncepcionais e diuréticos podem ser necessários, mas isso é apenas o seu médico que saberá dizer avaliando de perto o seu caso.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar