Ontem, 21 de junho, começou oficialmente o inverno e talvez você já esteja sentindo o efeito das baixas temperaturas. Independente de ser fã da estação ou não, sabemos que às vezes nem diversos cobertores dão conta de esquentar e criar uma atmosfera aconchegante no lar e, por isso, existem dicas essenciais que podem te ajudar a aquecer a casa de forma mais efetiva e fácil. Para aprender a preparar os espaços para a estação mais gelada do ano, conheça essas cinco dicas de especialistas:
abuse de mantas e almofadas
A ideia principal para disfarçar o frio é sempre buscar elementos que tragam a sensação de calor e aconchego, como almofadas, mantinhas, sofás bem confortáveis, poltronas e acessórios com tecidos mais felpudos e quentes.
A arquiteta Aline Zanoni indica preencher os cantinhos da casa com mantas de tricot e sempre apostar em peças com tecidos mais grossos ou de lã, que realmente esquentam e não passam a falsa sensação de conforto.
tapetes para aquecer o piso
“A melhor forma de aquecer um ambiente é de baixo para cima. Por isso, o uso dos tapetes neste período é essencial para manter o piso aquecido e trazer calor para o ambiente", explica a profissional. Além de esquentar bem, vale a pena investir nessa peça para aquecer e deixar a casa mais elegante, o tapete também vira um objeto de decoração. "Gosto das opções de tapetes que utilizam fibra natural, porque além de serem ecológicos, valorizam ambientes neutros e rústicos, com cara de inverno", complementa.
objetos em madeira
Os tons terrosos, amadeirados ou mais escuros são elegantes e perfeitos para uma casa de veraneio na montanha, por exemplo, já que combinam perfeitamente com o friozinho. Por que não trazer essa sensação para seu apartamento na cidade? “Além de transmitir uma sensação de acolhimento, os objetos feitos em madeira também podem ajudar nesta missão de aquecer a sua casa durante o inverno porque eles possuem um isolante térmico natural, deixando a casa com a temperatura neutra. Dessa forma, ela não fica gelada no inverno e nem muito quente no verão”, ensina Aline.
prefira luminárias quentes
"O uso de lâmpadas amarelas e quentes com certeza farão toda a diferença na sua preparação para o inverno. Os lustres e luminárias trazem uma sensação de calor que contribui bastante para deixar o ambiente confortável e bem quentinho. Outra solução seria investir em velas e abajures. Todos esses objetos vão deixar a sua casa ainda mais bonita, agradável, e a melhor parte: bem aquecida”, declara a arquiteta.
Outra dica é utilizar a iluminação indireta (mais suave) ou criar o efeito “meia-luz”, com peças como arandelas, abajures e spots em pontos estratégicos.