Como as marcas de moda transformaram o verão europeu no novo hit

por Miriam Spritzer

Não é de agora que o verão europeu tem chamado a atenção de brasileiros. De Capri, Maiorca a Saint Tropez, os destinos praianos do velho continente sempre foram sinônimo de sol, mar azul e sofisticação. Mas parece quase que de um dia para o outro, todos os influenciadores e as celebridades apareceram lá. Não se pode mais abrir uma rede social sem se deparar com fotos e vídeos destes destinos exclusivos. E isso, claro, não é apenas uma mera casualidade e sim uma estratégia de marketing extremamente bem aplicada criando uma nova tendência que une o glamour das marcas de luxo com a experiência de praia.

Há alguns anos, os beach clubs europeus têm revolucionado o conceito de verão, estabelecendo parcerias inéditas com as maiores marcas, se tornando verdadeiros showrooms a céu aberto. As marcas criam ambientes exclusivos oferecendo aos seus clientes uma imersão completa em seus universos, elevando o padrão de sofisticação destes espaços, tornando a experiência do verão europeu muito além de um simples dia de praia. Além de lojas pop-up e linhas exclusivas de produtos vendidas apenas no local, também são feitos eventos especiais com DJs renomados, além de chefs  e mixologistas estrelados.

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Foto: Jackie Hide (Reprodução/ Instagram)


Essa prática é chamada de marketing de experiência, que fortalece a identidade da marca ao proporcionar vivências únicas e memoráveis aos clientes — sem contar no buzz que acaba rendendo nas mídias sociais. Isso não se limita apenas ao verão europeu. Cada vez mais vemos as marcas investirem em ativações e experiências nas mais variadas ocasiões, como festivais de cinema, competições de esportes ou estações de ski. É uma forma eficaz de conectar-se emocionalmente com o consumidor. 

Fizemos uma lista aqui de algumas destas beach clubs collabs, que, de fato, estão de tirar o fôlego. Afinal, para quem ama moda ou marketing, é uma ótima forma de acompanhar o processo criativo e as diferentes aplicações de uma marca. E aos consumidores que têm a oportunidade de aproveitar estes espaços, é uma experiência singular.

fendi la plaza - fendi x puente romano beach resort em Marbella, na Espanha

O Puente Romano Beach Resort, em Marbella, se juntou à FENDI para criar uma experiência no hotel do dia à noite. A marca transformou a La Plaza, o coração do resort, em um espaço inspirado na Fendi, com a icônica estampa Pequin, listra de logos, em tons de amarelo e bege refletindo a identidade da marca. Este é o segundo ano de parceria com o resort, no entanto a primeira vez que a Fendi cria uma experiência gastronômica com a participação de restaurantes renomados como Nobu, COYA, Cipriani, Gaia, e o favorito local El Pimpi Marbella. Foram desenvolvidos pratos exclusivos e até drinks inspirados na nova fragrância da marca.

loro piana x la réserve ramatuelle em Saint-Tropez, na França

A marca italiana Loro Piana está responsável pela estética de La Réserve à la Plage, o clube de praia à beira-mar do La Réserve Ramatuelle, trazendo o melhor do quiet luxury tão icônico da marca. O hotel de alto-luxo foi redecorado em laranja queimado, branco aerado e tons de cappuccino que se contrastam com as lindas cores do sol e do mar da Plage de Pampelonne, uma das mais belas da Côte D’Azur. Além da decoração, a marca renomada pelas peças de linho tomou conta da boutique do hotel, onde vende roupas e acessórios da coleção Resort e Primavera/Verão 2024.

tory burch x nikki beach em Saint-Tropez, na França

Tory Burch, a marca nova-iorquina reconhecida pelas cores e estampas, cria uma collab com Nikki Beach, um dos beach clubs mais famosos e animados de Saint-Tropez — fazendo assim o perfeito contraponto do quiet luxury de Loro Piana e La Réserve. Além da identidade visual da marca aplicada pelas cadeiras, guarda-sóis e toalhas, o espaço também oferece uma loja pop-up da marca com produtos exclusivos e a coleção de verão. 

dolce & gabbana x san domenico palace em Taormina, na Itália

DG Resort, com sua estampa Azul Mediterrâneo, tomou conta do San Domenico Palace, em Taormina. Nada mais perfeito para uma marca italiana que tem uma das estampas de verão mais reconhecidas e amadas no mundo que marcar presença no resort mais cobiçado do mundo todo — San Domenico Palace foi a locação da segunda temporada de The White Lotus e é praticamente impossível de conseguir uma reserva. A junção da marca com o resort é daquelas coisas que se tivessem combinado, não teria saído tão certo.

Além da famosa estampa de azulejo ser inspirada em referências do sul da Itália, a propriedade é um antigo convento que se transformou em hotel de luxo, sem perder a estética histórica o que fecha perfeitamente com as últimas coleções de Dolce & Gabbana, onde a história, nobreza e cultura italiana estão sempre presentes de alguma forma. Apesar do visual do clube ser espetacular, o ponto central da collab é a loja pop-up da marca, que vende uma seleção especial de roupas e acessórios Dolce & Gabbana, com peças de edição limitada, que fica localizada na antiga sacristia do convento.

dior no jumeirah capri palace em Capri, Itália

Dioriviera já é uma tradição do verão europeu, presente sempre em praias exclusivas no mundo todo em beach clubs e lojas pop-ups de Bodrum, na Turquia, à Beverly Hills, em Los Angeles, nos EUA. Por isso, nada menos surpreendente do que marcar presença em Capri. Este é o quarto ano da marca no Il Riccio, o beach club e restaurante do Jumeirah Capri Palace. Tomado pela Dior Toile de Jouy nas mais variadas cores, o espaço que sempre foi lindíssimo está ainda mais sofisticado. A delicadeza do material presente nas espreguiçadeiras, guarda-sóis, travesseiros e toalhas tão marcantes da maison francesa, fazem um contraste perfeito com a beleza natural da ilha de rochas, verde e o azul particular do mar.

balmain x one&only aesthesis na Riviera Ateniense, Grécia

Não é à toa que a parceria entre Balmain e One&Only Aesthesis se repetiu mais uma vez neste ano e até por mais tempo do que no ano passado, afinal, juntas um dos hotéis mais luxuosos da Grécia com uma das marcas de moda mais ousadas, só poderia trazer um resultado interessante. Em 2024, a colaboração foi inspirada na Renascença Francesa.

Para criar essa experiência ainda mais única, os espaços públicos e até os quartos do hotel foram decorados com o monograma da Balmain em preto e bege, dando uma certa ousadia à costa que se encontra a poucos quilômetros da antiga Atenas. Ainda dentro dos diferenciais deste ano, a Balmain lançou com exclusividade para o hotel a bolsa tote Cabas, de 1945. No entanto, nem todos os hóspedes terão acesso, pois a bolsa foi produzida em quantidades extremamente limitadas.

alberta ferretti x hotel de mar gran meliá em Maiorca, na Espanha

A collab se chama The Bombon Pool Club, surgiu para celebrar os 60 anos do hotel e é a primeira vez que fazem uma colaboração de moda — que provavelmente não será a última. A inspiração foi tornar a piscina, bar e praia privada um refúgio italiano, com uma decoração sofisticada através de detalhes que lembram a praia. As aplicações de cores em tons de areia, desenhos nos travesseiros e almofadas de conchas só são superados pelo design das espreguiçadeiras e guarda-sóis, que pintados de diferentes tons de azul e bege, lembram o movimento da água.

Além da decoração, o clube oferece diferentes tratamentos de spa, assim como experiências gastronômicas com o melhor da culinária ibérica e produtos locais. A proposta das duas marcas para o projeto é o conceito de slow-living, a ideia é que os visitantes possam curtir a praia e o dia com tranquilidade e aproveitem tudo o que o espaço tem a oferecer.

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