Como as mídias sociais podem te ajudar a conseguir um emprego no mundo da moda
As mídias sociais estão se tornando cada vez maiores, não é mesmo? Parece que era ontem que a gente tava criando comunidades no Orkut e se falando pelo MSN, hoje já ficamos 24 horas por dia conectados em diversas outras, como Facebook, Snap, Insta, Pinterest e etc.
Essa forte presença no nosso dia a dia fez com que elas se tornassem o maior meio de comunicação das pessoas, assim afetando todas as áreas das nossas vidas, inclusive a profissional, e claro que no mundo da moda isso não seria diferente.
Pois é, elas têm o poder de tanto afundar a sua carreira fashion, quanto dar um boost e fazer você conquistar aquele emprego dos sonhos. Tudo isso porque através delas é possível transmitir a sua marca pessoal e firmar sua imagem para o mundo.
Obviamente que ter vários seguidores não é mais importante do que experiência profissional, mas por ter muito peso na indústria da moda, as mídias não podem ficar de fora do seu currículo. Mas o que realmente pode pesar na hora de conquistar aquela tão sonhada vaga é o conteúdo gerado nelas por você. Então se você estava evitando-as, pode parar! Anote já essas dicas e comece a investir para sair da desvantagem e ultrapassar seus concorrentes.
![Amigas fashionistas mexendo no celular](https://static.stealthelook.com.br/wp-content/uploads/2016/05/giovanna-battaglia-e-amiga-mexendo-no-celular-social-media.jpg)
1. Quem for te contratar vai olhar as suas redes sociais por vários motivos
Para Cindy Krupp, fundadora do Krupp Group, um dos motivos de dar uma olhadinha nas mídias sociais é ter uma noção de quem é a pessoa e, principalmente se ela tem noção do que postar e do que não.
Já para a editora chefe do site Refinery 29, Christene Barberich, o perfil do entrevistado serve para descobrir os interesses que ele tem, a opinião dele sobre assuntos que interessem a empresa e também achar coisas úteis para conversar durante a entrevista. Além disso, ela acredita que cada plataforma serve para um certo trabalho, então para moda e lifestyle ela acabaria stalkeando o Instagram do candidato.
![Amigas fashionistas mexendo no celular](https://static.stealthelook.com.br/wp-content/uploads/2016/05/social-media-redes-sociais-e-emprego.jpg)
2. A sua presença nas redes sociais pode ser um fator decisivo
Um perfil forte com posts regulares, com um número significante de seguidores e com um bom engajamento é melhor do que um fraco que não tem quase nada para ver. Mas o X da questão é que isso acaba mostrando o seu nível de dedicação e comprometimento, o que pode ser um fator de desempate entre duas pessoas.
3. Claro que você nao precisa ser um digital influencer, mas é bom mostrar que você tem habilidades e sabe mexer nelas
Por estarem presentes diariamente na vida das pessoas, é preciso estar confortável com as redes sociais e saber mexer nelas. Um bom jeito de mostrar isso não é com a quantidade followers, mas sim com o envolvimento que você tem com eles, através de um Português correto, frases criativas e interações como comentários e conversas nos posts.
![Amigas fashionistas mexendo no celular](https://static.stealthelook.com.br/wp-content/uploads/2016/05/street-style-moda-fashion-emprego-social-media-redes-sociais.jpg)
4. Conectar nas redes sociais com as pessoas que você quer trabalhar pode te descolar um trabalho
Um ótimo exemplo disso é a editora digital de beleza da revista Allure, Kristie Dash, que quando estava na faculdade começou a seguir todos os editores-chefes de revistas no Twitter. Ela descolou uma entrevista com Eva Chen, que na época trabalhava na Teen Vogue, depois de mandar um e-mail com o seu currículo, com uma referência a um dos tweets de Eva.
Hoje, ela concorda que foi meio esquisito o que ela fez, mas muitos de seus amigos se conectaram com pessoas que depois os contrataram. Reforçando a ideia dela, Christene Barberich do Refinery 29 também admite que já achou possíveis candidatos via as mídias sociais.
5. Mas não ultrapasse o limite
Sempre tem o jeito certo e o errado de entrar em contato com alguém nas redes sociais, forçar a barra pode ser meio over e acabar te desclassificando como possível candidato.
![Amigas fashionistas mexendo no celular](https://static.stealthelook.com.br/wp-content/uploads/2016/05/pessoas-mexendo-no-celular-redes-sociais-emprego.jpg)
6. O Pinterest pode ser o seu grande diferencial
Por ser uma mídia social com mais imagem do que texto, ele acaba chamando muita atenção e assim acaba gerando muito tráfego. Por isso, pessoas que sabem usá-lo bem podem engajar mais público para a empresa ou para a marca que estiver representando.
7. Foque nas plataformas que você saiba mexer
Não precisa ser a rainha das redes sociais, se você se dá muito bem com uma ou duas e você consegue se expressar bem só com elas, deposite toda a sua energia somente nas escolhidas, o que é muito melhor para o currículo do que ter conta em várias e gerenciá-las mal.
FONTE: FASHIONISTA