Como começar a praticar atividades físicas e ter uma vida mais saudável em 2022

por Giulia Coronato

É de praxe todo começo de ano termos resoluções e metas para serem cumpridas nos 365 dias que temos pela frente, seja ler um livro por mês, fazer novos cursos ou começar a praticar atividades físicas com frequência. Normalmente, começamos o ano sempre com a premissa de ter uma vida mais saudável e mais alinhada com os nossos objetivos de vida, mas muitas vezes acabamos nos perdendo com o passar dos meses e abandonando essas tão importantes resoluções. 

Se depender de nós, esse ano será diferente. Para te convidar a entrar para o lado fitness da força e te incentivar a ter uma vida mais saudável e focada em bem-estar em 2022, a nossa editora de comportamento e wellness, Giulia Coronato, te dá algumas dicas práticas e fáceis de como começar a praticar atividades físicas e mantê-las na rotina durante todo o ano. Continue aqui e já prepara os looks de academia!

It girls - praticar atividades físicas - praticar atividades físicas - Verão - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Shanina Shaik (Reprodução/Instagram)

tenha uma meta

O primeiro passo para implementar um novo hábito na rotina é sempre ter uma meta clara. Seja ter uma vida mais saudável, correr uma maratona no final do ano, ou literalmente qualquer outro objetivo, sendo de curto ou longo prazo, ter uma meta clara e um lugar para alcançar deixa a caminhada muito mais prazerosa e focada, fazendo com que seja mais difícil perdermos a motivação no meio do caminho.  Então, foque naquilo que você quer e parta a partir daí! Qual é o seu objetivo? 

crie um scheduled

Um scheduled é uma agenda, ou seja, uma programação, e por mais comum que possa parecer, criar uma programação de rotina é uma forma infalível de como começar a praticar atividades físicas com frequência. Afinal, a partir do momento que marcamos em um calendário, a prática vira uma tarefa a ser cumprida, quase como uma obrigação, o que nos faz levar o hábito mais a sério. Acredite, pode parecer besteira em um primeiro momento, mas faz toda a diferença.

encontre um exercício que você goste

Esse é talvez o tópico mais importante na hora de começar a praticar exercícios físicos constantemente. Não adianta fazermos algo que não gostamos somente pela obrigação, se não tirarmos prazer do exercício, não conseguiremos mantê-lo a longo prazo. Por isso, encontre algo que você realmente goste de fazer! A variedade de práticas hoje em dia é praticamente infinita, basta encontrar aquela que seja mais a sua cara, que mais tenha match com seus gostos e objetivos. 

se apaixone pelo processo

Sempre que ouvia alguém falando isso para mim, quando comecei minha jornada no mundo dos exercícios físicos, pensava que era simplesmente impossível tirar algum prazer daquilo, e me divertir enquanto suava e queimava calorias. Mas, a verdade é que se você começa a se apaixonar pelo processo, tudo fica mais fácil, os resultados vêm mais depressa e você começa a encontrar surpresa e felicidade em quão forte e resistente o seu corpo se torna todos os dias. Se apaixonar pelo processo leva tempo e não é do dia para a noite que você vai amar se exercitar, mas pode confiar, que após um mês de prática direta, você vai começar a encontrar prazer naquilo. 

alimentação + exercícios

Começar a praticar atividades físicas é importante para ser saudável e atingir nossos objetivos físicos? Muito! Mas, a alimentação é tanto quanto - ou até mais! Nutricionistas dizem que enquanto o exercício físico é responsável por 40% da nossa saúde, a dieta é 60%, logo, para termos o melhor resultado possível, é importante alinhar a rotina de exercícios com uma boa alimentação. E isso não significa comer pouco, ou entrar em déficit calórico, mas sim comer de forma saudável, rica em nutrientes, carboidratos e proteínas. O ideal é sempre ter acompanhamento nutricional, mas, caso não seja uma possibilidade, foque em diversidade de alimentos e abuse dos legumes e vegetais. 

Você também vai gostar