Hoje vamos responder a uma pergunta que não quer calar: como curar ressaca de vinho? Porque, acredite, ela pode ser pior que outras ressacas. De acordo com uma pesquisa conduzida pelo National Drug Research Institute australiano, o vinho é mais catastrófico que outras bebidas e quanto mais escura a coloração, pior será a ressaca. Isto é, abusar do vinho tinto pode causar mais desconforto na manhã seguinte do que beber tacinhas a mais de rosé e branco.
Isso acontece porque ao ingerir vinho, nosso corpo produz uma substância, chamada formaldeído, que é muito tóxica. Então, como curar a ressaca de vinho? Te ajudamos a solucionar esse problema agora com sete dicas simples:
_beber bastante água
Beber água é a regra número um para curar de ressaca de vinho ou qualquer outra. Afinal, o mal estar está muito ligado a desidratação do corpo e repor a água que perdemos no consumo excessivo de álcool é o primeiro passo. Então, se hidrate e dê preferência a água gelada ou chupar gelo, pois o desconforto estomacal pode ser menor assim.
_comer pouco e a cada três horas
Um dos sintomas mais comuns da ressaca é o enjoo. E, já que não há uma fórmula mágica para se curar a ressaca de vinho e voltar a consumir alimentos normalmente, o jeito é comer pouco e a cada três horas para que 1. você não fique em jejum e 2. para dar tempo para o seu estômago, que fica sensível e irritado com a bebedeira, se recuperar de maneira saudável.
_alimentos aliados
Existem alguns alimentos que são verdadeiros aliados na hora de curar a ressaca de vinho. O gengibre é um deles, pois acalma o estômago. Outro que está nessa lista é o mel, que deve ser usado para adoçar comidas e bebidas em vez do açúcar nesse momento.
Já para suavizar a dor de cabeça, a melhor indicação é consumir salmão, atum, linhaça, entre outros alimentos que possuem grande concentração de nutrientes capazes de atenuar naturalmente a cefaleia.
_frutas são bem-vindas
Como já dissemos em outro post sobre como curar ressaca com sucos, as frutas - e até alguns legumes e verduras! - são excelentes para repor nutrientes perdidos com a bebedeira. Aposte sem medo em smoothies e outras misturas saudáveis, feitas com ingredientes frescos e, se possível, bem gelados.
_fuja do fast food
Sim, ressaca muitas vezes dá uma vontade incontrolável de comer fast food. Mas, se segure! Pois, alimentos gordurosos não ajudam em nada a recuperação. Troque as fritas e o hambúrguer por um bom prato com salada, ovo, arroz integral e verduras escuras. Acredite, isso fará muita diferença.
_evite o café
Ok, um cafézinho é ótimo para despertar e até combater a dor de cabeça. Mas, quando o assunto é curar a ressaca de vinho, fique longe dele. Isso porque o café tem propriedades diuréticas, ou seja, ele te dá mais vontade de fazer xixi, o que te leva a eliminar mais água e lembre-se: você já está desidratada durante a ressaca e precisa fazer o oposto, repor líquidos.
_por fim, descanse
Parte fundamental na hora de curar a ressaca de vinho ou qualquer outra é descansar. Então, bebeu demais e não se sente bem, sossegue no dia seguinte. Vale até negociar um dia de férias antecipado para cuidar de si em vez de se entupir de remédios e ir trabalhar.