Como decorar a casa com flores secas

por The Look Stealers

Já pensou em decorar sua casa com flores secasAlém de lindas e super charmosas, elas não necessitam de cuidados diários depois de desidratadas. Basta colocar em um vaso bonito e suas flores enfeitam eternamente sua casa. E Luiza Fiorito dá todas as dicas de como fazê-las em casa:

Existem várias técnicas para desidratar flores, como secagem em areia, gel, no microondas... Mas o que eu mais gosto é a secagem ao ar livre. É bem simples e divertido de fazer! São 03 passos simples, o importante mesmo é praticar a paciência e não pirar com a baguncinha do processo. 

Além de flores vivas, você vai precisar de uma tesoura, um paninho ou papel toalha, barbante, naftalina e nosso spray divo de cabelo. Vamos?

Luiza Fiorito - flores-secas - decor - outono - em-casa - https://stealthelook.com.br


01) Comprar as flores vivas – não se apegue tanto na cor, pois depois de desidratada a tonalidade da flor muda! Por exemplo, as flores vermelhas se transformam em um vinho, quase preto. Procures as flores que estiverem com aspecto de bem novinhas, quanto mais bonita ela estiver, mais bonita ela ficará desidratada. 

Luiza Fiorito - flores-secas - decor - outono - em-casa - https://stealthelook.com.br

02) Separe as flores em bouquets com poucas unidades – (de 5 a 10 flores em cada bouquet, dependendo do tamanho delas), tire as folhas do caule e amarre um barbante na haste próximo a base. Gosto do barbante, pois ele é barato e acho mais fácil manusear. Fica a dica: passe o barbante várias vezes para ficar firme, depois de desidratadas, naturalmente elas ficam mais finas e se não estiver bem amarrada é tombo na certa. IMPORTANTE: Garanta que as flores não estejam molhadas, pois mofa e o cheio é horrível rsrs, então sugiro antes de amarrar, passar um paninho seco ou papel toalha bem de leve nelas e principalmente no caule que fica em contato com a água para ter certeza que não vai dar ruim! É bom colocar sempre as mesmas espécies juntas pois o tempo de desidratação varia entre elas. 

Calma, parece muita coisa mas não é! Vamos para o passo 03.

Luiza Fiorito - flores-secas - decor - outono - em-casa - https://stealthelook.com.br

03) Amarre os bouquets de cabeça para baixo em algum lugar seco e com pouca iluminação  funciona bastante no armário vazio ou em um quarto pouco visitado da casa. A técnica da cabeça para baixo é fundamental pois as maravilhosas vão desidratar na posição vertical e assim permanecerão, caso contrário, vão secar com formato de “murchas”. O processo vai durar de 2 a 4 semanas e não precisa de cuidados diários, na verdade, quanto menos forem tocadas melhor. Mas não as abandone, é bom passar o olho se elas não estão “escorregando” do bouquet e precisam ser amarradas novamente ou se não estão mofando. As flores secas fazem uma baguncinha (caem pozinhos, pétalas etc) então é bom manter o local sempre limpo. Elas também atraem insetos que se alimentam de flores secas, pra afastar nossos inimigos da desidratação, coloque naftalina perto das flores em processo. UFA! Agora é só curtir suas flores lindas!

DICA: assim que terminar o processo, bata um pouco de spray fixador de cabelo (Laquê, como dizia nossas avós) nas flores para manter o formato das belezuras.

Luiza Fiorito - flores-secas - decor - outono - em-casa - https://stealthelook.com.br

Depois de passar o spray de cabelo elas estão prontas! Não precisam mais de cuidados além dos tradicionais como uma limpezinha básica de vez em quando para garantir a higiene da casa.

Outra dica: uma vez coloquei uma vaso de desidratadas na sala, e batia sol nele. As flores desbotaram inteiras, todas ficaram cor pastel. Ficou lindo, eu amei, mas se você quiser garantir as cores das suas flores, não coloque onde bate sol.

E pode testar a vontade! Acho divertido variar as espécies e ir sentindo qual funciona bem e qual não da certo. Mas as mais sem erro são: rosas, mini rosas, folhagens de eucalipto, lisianthus, hortênsias (ficam lindas) e perpétuas.

STEAL THE LOOK ON instagram


Deixe um Comentário
Você também vai gostar