Decoramos a cozinha sem reforma e com a grana curta na semana passada, e agora o desafio é outro: como decorar o quarto sem gastar muito e com 10 ideias simples. Parece difícil, mas eu juro que não é! O segredo está em investir em detalhes que fazem toda a diferença, saber brincar com as proporções dos móveis que você escolhe colocar no ambiente e buscar materiais e serviços mais baratos do que simplesmente comprar o que já está pronto em loja.
Pouco espaço para cabeceira
Eu sempre tive muitos sonhos quando o assunto é decoração, mas cabeceira sem dúvida era um dos maiores - porque no meu apê, o quarto era tão pequeno que não cabia a cama + uma cabeceira. E uma das soluções que encontrei foi literalmente pintar uma cabeceira! Você pode fazê-la redonda, como um sol nascendo por detrás da sua cama; pode pintar a parede toda de uma cor só até a metade; pode criar outros desenhos ou até fazer uma faixa que vai do chão ao teto.
Tudo o que você precisará é de tinta, fita para delimitar o desenho que escolher, rolo e uma bandeja para dosar a quantidade de tinta. Ah, e todas essas ideias se aplicam também à quem já tem uma cabeceira, mas quer dar um up no quarto.
Marceneiro amigo
Como decorar o quarto sem gastar muito e com móveis que cabem de verdade no seu espaço? Te conto: procurando um marceneiro no bairro e negociando um orçamento legal com ele. Afinal, às vezes as medidas do seu ambiente não são nem o "padrão" de loja! Eu mesma tinha um espaço para o guarda-roupa no meu outro apê, mas que não cabia um pronto de loja. Conversando com o marceneiro que tinha na minha rua, fiz um closet prático e mais barato do que sairia comprar e montar um móvel de fábrica em casa.
Além de armário, você pode desenvolver junto ao seu marceneiro de bairro uma cabeceira incrível, móveis para ficar ao lado da cama, prateleiras, gaveteiros e muito mais. Dê uma chance também para os pequenos que criam à sua volta em vez de confiar sempre nas grandes lojas.
Aos seus pés
Eu sei, a frase é brega, mas ter um tapetinho no quarto é muito bom. Em termos de decoração, apostar em um tapete no quarto traz mais aconchego e se você investir em um mais claro que o seu piso, por exemplo, deixará o ambiente todo mais iluminado e mais amplo - sim, rola essa mágica!
É possível colocar tapetes pequenos ao lado da cama, para você acordar e já pisar no fofinho, ou ainda um maior na frente da cama. Minha dica pessoal: gosto de colocar o tapete grande um pouco embaixo da cama e pra frente dela, me dá a sensação de que estou estendendo o conforto de onde eu durmo pro quarto todo. Fora que eu amo andar descalça então tapete é tudo!
Ampliar sem reformar
Como ampliar o quarto sem derrubar a parede? Simples, use o truque do espelho. Este item de decoração não serve apenas para ver o seu reflexo. O espelho é capaz de dar uma sensação incrível de amplitude e se posicionado onde bate sol, reflete e propaga mais luz para o espaço todo.
Se você já tem um espelho de corpo inteiro ou não tem onde colocá-lo, minha dica é apostar em um modelo redondo como cabeceira da cama - outra boa ideia para as apaixonadas por cabeceira, mas que não tem espaço para ter uma tradicional!
Vai com tudo na pintura
Assim como na moda os looks monocromáticos podem dar aquela impressão de silhueta alongada, os ambientes monocromáticos fazem o mesmo com o seu espaço e mais: dependendo da cor usada, trazem uma sensação maravilhosa de conforto e tranquilidade apenas com algumas latas e demãos de tinta. Tudo o que precisamos quando pensamos em como decorar o quarto sem gastar muito.
Pinte sem dó as paredes, os móveis e até o teto - lembrando que pintar o teto com cores mais escuras vai tornar o ambiente mais aconchegante, sim, mas também pode diminuí-lo. E deixo aqui uma dica para as cores mais indicadas para quartos, que psicologicamente nos deixam mais calmos para dormir: azul, lilás, rosa claro, verde e cinza claro. O branco também está na lista, mas é importante dosá-lo com outras cores para não ficar como "o quarto branco".
Luz vs. Preguiça pra levantar e apagar
Sabe uma coisa que eu odeio no meu quarto? O interruptor fica longe da cama e não, eu ainda não segui a minha própria dica e não investi em uma luminária ao lado da cama - mas está nos meus planos! É um pequeno detalhe que faz toda a diferença, especialmente se você tem o hábito de ler antes de dormir ou tem a cama longe do danado interruptor e usa a lanterna do celular para não topar em qualquer coisa no caminho.
Se você for boa em elétrica, pode puxar uma saída na lateral da sua cama e colocar um pendente bonito, com lâmpada mais fraquinha, ou apostar em uma luminária de parede tipo bolinha - fica lindo e muito chique, coisa de hotel. Agora, se você não se dá bem com energia (eu digo, eletricidade mesmo), minha dica é comprar um abajur ou até uma luminária de parede ou chão que seja de tomada mesmo. Resolve e fica um amor, além de ser um jeito fácil de como decorar o quarto sem gastar muito.
Pra tirar a cama do chão
Ok, colchão direto no chão não é nenhum pecado capital, é até estiloso e tal, mas as minhas costas agradecem muito quando eu não preciso abaixar para dormir e acordar. Se a grana está curtíssima ou você está buscando uma alternativa mais sustentável, os pallets são uma boa ideia!
Você pode comprá-los separados e montar do jeito que preferir em casa, com martelo, prego e muito afinco, ou pode pedir ajuda daquele marceneiro amigão do bairro, que já tem todas as ferramentas e expertise para fazer o que é preciso. Minha dica é, se for possível, fazer uma cama como essa da inspiração, que já tem inclusive um espacinho para fazer as vezes da mesa de cabeceira. Dois móveis em um só!
Organizando e decorando
Uma outra boa dica de como decorar o quarto sem gastar muito é apostando em prateleiras, especialmente em cima da cama. Elas servem, de novo, como cabeceira e são um quebra-galho para organizar coisinhas do quarto e decorar - pode investir em plantinhas sem medo, elas dão uma corzinha a mais e ainda purificam o ar do cômodo!
A roupa de cama é importante, sim!
Eu nunca dei bola para roupa de cama, sempre comprei a mais baratinha e, consequentemente, quase sempre a pior opção. E gente, eu vos digo: um lençol confortável, que não encolhe nas lavagens e nem desbota, muda a vida e não precisa ser o mais caro do universo, não. Além disso, é uma estratégia fácil de como decorar o quarto. Afinal, você já vai ter que adquirir uma roupa de cama de qualquer jeito!
Algumas dicas práticas: microfibra é leve, não amassa e tem um custo-benefício ótimo; algodão é maravilhoso, mas costuma ser mais caro e mais delicado para lavar; cetim e seda são excelentes opções, ajudam a combater o frizz durante o sono, mas de novo não são super acessíveis.
Não deixe buracos
Eu disse que fazer móveis com um marceneiro pode ser mais em conta, mas nem sempre isso se prova verdade. Às vezes, os móveis prontos de loja também são mais acessíveis e a opção mais fácil. Tudo bem, se é o que cabe no seu bolso, vai fundo. Porém, como as dimensões do quarto não são pensadas para aquele móvel em especial, podem acabar surgindo buracos esquisitos no cômodo. Por exemplo: um espaço morto entre o armário e a janela.
É aí que entra a criatividade para tirar o melhor do espaço que temos! Pega essa dica do Paulo Biacchi, que aproveitou esse canto estranho do quarto e montou uma estação simples de home office, desenhando a parede do fundo e usando prateleiras para organizar e criar uma bancada suspensa.