Como driblar a maskne, um dos efeitos negativos do uso de máscara na pele

por Sofia Stipkovic

Antes de começar, que fique claro: isto não é uma desculpa para deixar a máscara de lado, ok? Feito esse alerta, vale também lembrar que o uso de máscara é obrigatório por lei no Brasil e sem dúvidas é muito importante no combate ao Coronavírus. Porém, a gente tem notado que usar esse equipamento de proteção por muitas horas a fio pode ser prejudicial à pele e um dos efeitos negativos mais comuns do uso de máscara é conhecido por maskne. Já ouviu falar?

Se a resposta é não, tudo bem. Explicamos: maskne é a junção das palavras máscara e acne, e a nomenclatura usada pelos especialistas para o aparecimento de inflamações na pele, cuja causa é o uso de máscara. Eu, Sofi, que escrevo este texto, também desconhecia o nome até precisar passar muitas horas de dias seguidos fora de casa e, óbvio, usando máscaras e no final, descobrir na pele - literalmente! - o que é a maskne. Senti a minha pele, especialmente no queixo e o entorno dos lábios, mais áspera e até algumas bolinhas surgiram - e não foram embora tão cedo, ficaram por dias ali mesmo quando eu já estava em isolamento em casa e sem precisar fazer o uso de máscara!

Então decidi investigar mais a fundo esse fenômeno da maskne e perguntar à dermatologista Camila Rosa tudo o que você também gostaria de saber sobre o assunto.

uso de máscara - uso de máscara - uso de máscara - uso de máscara - uso de máscara - https://stealthelook.com.br
Foto: Eu, Sofi, e meu marido usando máscaras. (Reprodução)


_1. quais são os principais efeitos do uso diário (e por muitas horas seguidas) de máscara na pele?

Os efeitos são alguns. O uso de máscara pode sim ser prejudicial à pele e causar problemas que variam de acne e descamação da pele à erupções cutâneas e coceira. Mas, é importante frisar que elas ajudam na redução da disseminação do coronavírus e devem ser usadas ao sair de casa.

_2. o que é a maskne?

Maskne, como foi denominada, é na verdade um tipo de acne que já existe, que é a acne mecânica. Desencadeada devido à pressão, fricção, compressão ou estiramento da pele. As causas precipitantes são diversas, incluindo artigos de vestuário (alças e cintos justos), equipamentos recreativos (ombreiras de futebol) ou pressão ocupacional (atrito nas costas em motoristas de caminhão, por exemplo). E agora, o uso de máscara no dia a dia, se enquadra como mais uma causa para a acne mecânica!

_3. como evitar a maskne sem deixar de usar a máscara? tem algum processo de limpeza que pode ajudar na prevenção?

O cuidado suave da pele pode evitar que a máscara cause problemas. Limpe e hidrate seu rosto diariamente com produtos suaves, aplique um hidratante que forme uma camada protetora que pode reduzir o ressecamento e mantenha íntegra a barreira cutânea. Importante: o hidratante deve ser aplicado imediatamente após lavar o rosto para obter o máximo benefício do hidratante.

_4. falando do meu relato pessoal, passei pelo menos um terço das últimas 72 horas usando máscara direto e senti que minha pele ficou com uma textura diferente, áspera e com algumas bolinhas. isso já é efeito do uso de máscara?

É recomendável, se possível, fazer uma pausa de 15 minutos no uso de máscara a cada 4 horas. Mas claro, apenas remova a máscara quando for seguro fazê-lo e depois de lavar as mãos.

_5. se fosse possível fazer uma seleção de produtos ou rituais benéficos para a pele - considerando os efeitos negativos do uso de máscara -, o que estaria nesse time de aliados?

Bom, existem alguns ativos presentes nos hidratantes que podem ajudar, são eles: ceramidas, ácido hialurônico, dimeticona (que também pode criar uma barreira que ajuda a reduzir a irritação da pele). É também essencial buscar os produtos mais adequados para o seu tipo de pele, e não se esqueça de aplicar o hidratante antes e depois de usar uma máscara. Ele pode prevenir problemas, especialmente se você tiver pele seca ou sensível.

Outro ponto: use a máscara certa com um ajuste justo, mas confortável, e com pelo menos duas camadas de tecido macio, natural e respirável, como algodão, na camada interna que fica encostada na pele. Se a máscara estiver muito apertada ou ficar deslizando em seu rosto, ela pode irritar sua pele. E mais, quando a máscara está mal ajustada, a tendência natural é ficarmos tocando nela para colocar no lugar, com isso você pode transferir germes para ela e para o rosto.

É importante também evitar o uso de produtos que irritem a pele, como os ácidos, e, se possível, evite usar maquiagem embaixo da máscara. Por fim, lave suas máscaras de pano. A lavagem remove a oleosidade e as células da pele que se acumulam dentro da máscara, o que pode causar problemas de pele.

Abaixo, listamos alguns produtos que, segundo as dicas dadas pela dermatologista, podem nos ajudar a combater os reflexos prejudiciais do uso de máscara na pele.

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar