Organizar um desfile de moda não é algo fácil, é preciso pensar na coleção que será apresentada, como lidar com as novas demandas que irão surgir, qual será o tema do desfile. Isso sem mencionar as várias pessoas envolvidas no processo... Agora imagine passar por tudo isso durante a pandemia?
A organização já é difícil para marcas experientes, mas para quem está vivendo isso pela primeira vez os desafios são ainda maiores, como é o caso da marca Anacê. Criada em 2019, por Ana Clara Watanabe e Cecília Gromann, duas apaixonadas por alfaiataria, que viram a chance no mercado de criar peças sem distinção de gênero e atemporais. A Anacê possui produtos que transitam entre o look dia e noite, com modelagem ampla e confortável, além de aviamentos que trazem alegria às peças. A marca veio para provar que a alfaiataria tradicional pode estar inserida em nossa vida atual, deixando todos seus usuários ainda mais estilosos.
Com o objetivo de divulgar o design brasileiro com peças feitas à mão, a dupla foi convidada a participar do próximo São Paulo Fashion Week e nós já fomos atrás para saber como está sendo esse processo de organizar o desfile de moda em meio a pandemia e o que podemos esperar da coleção début nas passarelas do principal evento desse segmento.
_o convite
Nessa quarta-feira, dia 23 de junho, inicia o São Paulo Fashion Week 51 e o convite para participação de Anacê veio no ano passado, através do Instagram da marca. As fundadoras relatam o quanto o convite bateu exatamente com os valores da marca, que já estava há um tempo questionando os formatos tradicionais de desfile de moda, logo, estrear no modelo on-line era perfeito. Além disso, a Anacê já possui uma grande força no digital, com posicionamento forte e com público da Geração Y e Z.
_desafios encontrados
Não dá para negar, a pandemia trouxe desafios que ninguém imaginou lidar, e para Anacê, que é uma marca jovem e autoral, o fato de tudo estar on-line não foi um desafio, já que já estava habituada a esse formato. Por outro lado, a escassez de matéria-prima que tomou conta do país e os novos modelos de confecção, foram sim um desafio, já que a marca não estava acostumada, “começamos a marca com quantidades super reduzidas e trabalhávamos com uma confecção familiar”, relatam as fundadoras.
Mas a pandemia trouxe também o crescimento e reconhecimento, por isso, o estoque aumentou e as divulgações obtiveram muito sucesso, com rápida resposta do público.
_o desfile
São vários os passos para organizar um desfile de moda, e o primeiro dado pela marca especialista em alfaiataria foi refletir qual a mensagem que elas desejavam transmitir com a coleção, sempre pensando que o desfile seria visto pelo vídeo. “Estrear a coleção em um evento desse porte abre caminhos para novos públicos e diferentes interpretações da nossa roupa”, relatam. Foi então que as criadoras perceberam que gostariam de reviver emoções, “chegamos a conclusão de que queríamos reviver emoções e trazer um pouco da experiência física para o momento, mesclando filme e passarela em uma única apresentação”, dividem Ana Clara e Cecília.
Decisão tomada, chegou o momento de pensar nas roupas que ali seriam apresentadas e para garantir que o público iria entender o conceito da marca. Elas decidiram comunicar duas linhas: a linha essencial, focada em peças casuais e de alfaiataria clássica, e a linha ateliê, novidade que a marca criou com peças exclusivas.
E para sanar a nossa curiosidade, Anacê conta que a coleção vem de uma temática muito pessoal para as diretoras criativas, revivendo as crenças que foram passadas de geração em geração. “Também reflete sobre o momento atual em que vivemos, com o excesso de informações e a ascensão do digital”, acrescentam.
_passos futuros
O futuro é lindo e repleto de planos, como continuar o processo de internacionalização que a marca iniciou esse ano, agora que Anacê faz parte do marketplace Not Just Label e recebeu o convite para uma feira internacional. Além disso, a dupla agora trabalha em uma novidade no seu e-commerce, um marketplace para curadoria de marcas parceiras que elas amam e acreditam.
Por aqui, nós mal podemos esperar pelo desfile e para acompanhar todos os passos dessa marca que tem espelhado criatividade e brasilidade por ai.