Como encontrar soluções criativas sem gastar muito para decorar a casa

por Sofia Stipkovic

A pandemia virou o nosso "normal" de ponta-cabeça. E uma das principais mudanças é o tempo que passamos em casa, um espaço que agora precisa ser mais multifuncional do que nunca, pois serve para trabalho, convivência, diversão e relaxamento. Para encontrar soluções criativas pra decorar a casa sem gastar muito e acabar com os problemas que descobrimos nessa quarentena, convidamos a designer e arquiteta Natasha Gaspar, idealizadora da plataforma Me dá 1 Ideia, que oferece exatamente isso: projetos de decoração simples e funcionais a um preço acessível. 

A Natasha encarou os desafios dados por três look stealers - Giovana Marçon, Aline Santos e Sofia Stipkovic - e você descobre quais eram os dilemas das meninas e como a designer deu um jeito a seguir.

Aline Santos - decor - decor - decor - em-casa - https://stealthelook.com.br


Para a Ali, o calcanhar de Aquiles da sua casa e do seu dia a dia era o espaço do home office. Ela até tinha um cantinho onde colocava o computador, separava as anotações e conseguia trabalhar, mas estava longe de ser um ambiente de fato agradável e produtivo. 

O primeiro passo, segunda a especialista, é adicionar de 2 a 3 prateleiras simples - que você pode comprar prontas ou mandar cortar em lojas de bricolagem comuns - na parede acima da estação de trabalho para tirar tudo o que está em cima da mesa do campo de visão. "Isso trará uma sensação de amplitude e vai manter o dia a dia mais organizado", explica. 

Como o ambiente é também parte do closet da Ali, a Natasha sugere colocar um espelho entre as prateleiras para ajudar na hora de se vestir e acrescentar algumas decorações também. "Na hora de decorar as prateleiras, vale apostar em caixas bonitas e coloridas, uma luminária gancho para criar uma iluminação mais confortável e uma planta como a jiboia, que cai para o lado e fica lindo."

Por fim, a Nati ainda sugeriu que a Ali investisse em um grid de metal entre a primeira prateleira e a mesa, como um quadro de notas para ela se organizar. 

Sofia Stipkovic - decor - decor - decor - em-casa - https://stealthelook.com.br

Já a Sofi tem o que muitos chamam de "dente" na sala, um ambiente meio perdido com dimensões pouco práticas. Esse espaço ficou de escanteio no planejamento de decoração da nossa look stealer e virou o famoso cantinho da bagunça, onde ela pendura os casacos e bolsas e guarda caixas que não quer mostrar para os outros. 

Nesse caso, a Natasha deu duas ideias: 1. transformar o espaço pequeno em estação de trabalho e 2. aproveitar para criar uma composição de quadros inusitada. "No lugar onde estão os casacos, podemos adicionar um tampo suspenso na parede como mesa", indica, "E afastar a televisão para o lado um pouco para aproveitar a curvinha para criar um jogo de quadros na 'esquina'."

decor - decor - decor - decor - decor - https://stealthelook.com.br

A Gi apresentou a sala como problema - ela divide apartamento com outras duas stealers, a Bruna e a Isabella. O espaço de convívio comum, que já foi palco de happy hours divertidos do time todo, não tem lá muita personalidade e precisa de ajuda pra ficar mais confortável e a cara das meninas que são tão alto astral! 

Para isso, a especialista sugeriu que as meninas colocassem um quadro divertido no lugar da tv, cobrindo a tomada que fica bastante aparente e já injetando personalidade. Outra dica é "não usar a estante como apoio de caixas e sacolas. Fazemos isso o tempo todo com prateleiras e mesas, e não ajuda em nada o visual geral do ambiente", diz.

No lugar desses objetos, vale criar novas funções para a estante. "Que tal montar um bar para decorar o espaço logo abaixo do quadro? Garrafas de bebidas, taças e copos, e uma bandeja legal já ajudam super - e você pode comprar tudo isso de segunda mão, em brechós e antiquários, por valores mais baratos." E se você ainda tem coisas para guardar ou precisa esconder a bagunça, "faça uso de caixas e cestos de palha bonitos. Eles ajudam a decorar a sala e também na própria organização."

Ah, e para completar a decoração da estante, que é o centro dos olhares da sala, vale investir em samambaias na última prateleira. "É uma planta que se dá bem em ambientes assim, têm volume - o que é ótimo, pois ajuda a preencher o vazio do móvel - e são fáceis de cuidar", indica, "Além de trazer mais vida pro espaço!"

lettering - lettering - lettering - lettering - lettering - https://stealthelook.com.br

Por fim, a Nati dividiu com a gente 5 dicas simples e que servem para quase todos os ambientes da casa. Confira:

 

  1. Pinte a parede que bate sol de branco na sua casa pra ajudar a iluminar o espaço.
  1. Aposte no espelho para dar uma sensação de ambiente maior.
  1. Pouco espaço no armário? Incorpore suas peças favoritas na decoração como um chapéu na parede ou um salto incrível na estante - por favor, não esqueça de higienizá-lo antes!
  1. Invista em prateleiras na cozinha se a grana estiver curta pra trocar os armários.
  1. Chão escuro e você sente que sua sala é pequena? Jogue um tapete claro, ele te dá a sensação de ambiente maior.

STEAL THE LOOK ON instagram


Deixe um Comentário
Você também vai gostar