Doloridas, inflamadas e desconfortáveis: saber como evitar espinhas é benéfico para a autoestima, para o bem-estar e pode ser o que vai te fazer olhar no espelho sem preocupações. A acne é causada pela obstrução dos poros com a oleosidade produzida pelas glândulas sebáceas e as células mortas da pele, majoritariamente no rosto. Por isso, quem tem a pele naturalmente oleosa costuma ter mais tendência às espinhas. Ainda assim, este processo pode ser potencializado por fatores como o estresse e alterações hormonais — por isso, elas são tão comuns na adolescência.
Enquanto casos mais extremos de acne devem ser tratados com um dermatologista, muitas vezes, estabelecer uma rotina de cuidados com a pele e fugir de algumas práticas é o suficiente para controlar o processo. Então, como prevenir as espinhas? Confira, aqui embaixo, algumas dicas de como evitar (e tratar) a acne!

como evitar espinhas no dia a dia: 6 dicas infalíveis de cuidados contra a acne
1. use um sabonete facial específico para pele oleosa
O sabonete específico é um dos produtos para pele acneica que não deve ser substituído por um tradicional, porque ele ajuda na desobstrução dos poros, no controle da oleosidade e, também, no controle da inflamação das espinhas que aparecerem. Na hora de escolher, procure por produtos com ativos como o ácido salicílico e a niacinamida.
2. hidratante e protetor solar são indispensáveis para pele oleosa
Não se engane: a pele oleosa também precisa de hidratação e de proteção contra os raios UV e manter esses produtos na rotina ajuda no controle das espinhas. O hidratante evita o efeito rebote: com ele, a pele não precisa produzir ainda mais sebo para compensar o ressecamento. O protetor solar segue uma lógica parecida, já que a exposição direta aos raios solares também pode estimular a produção de sebo. Na hora de escolher, prefira texturas em gel, gel-creme ou sérum e produtos desenvolvidos especificamente para pele oleosa e acneica, que costumam ser mais sequinhos.
Leia mais: Os melhores hidratantes para pele oleosa e acneica
3. sempre tire a maquiagem antes de dormir
É sempre bom lembrar que maquiagem e travesseiro não combinam — e a razão é bem óbvia se você leu os dois últimos tópicos: o acúmulo de produtos pode obstruir os poros, te fazendo acordar não apenas com a pele mais oleosa, mas com uma espinha que surgiu da noite para o dia. Por isso, use um demaquilante antes do skincare noturno e se certifique de dormir com a pele limpinha.
4. esfolie a pele oleosa até duas vezes por semana
A esfoliação facial ajuda a limpar profundamente a pele, tirando dos poros o excesso de sebo, as impurezas e as células mortas que colaboram para o surgimento da acne. Na rotina de como evitar espinhas, este tratamento deve ser feito no máximo uma vez por semana, para evitar o efeito rebote da oleosidade.

5. aposte em máscaras de argila para controlar a oleosidade
Usar máscaras de argila na rotina de cuidados com a pele oleosa também pode ajudar a evitar as espinhas. A argila verde é a mais famosa no tratamento contra a acne porque tem ação adstringente, anti-inflamatória, antibacteriana e secativa, ou seja: não apenas controla a oleosidade e evita o surgimento das espinhas, como ajuda a secar as que nascerem. Ainda assim, você também pode intercalar os cuidados com a argila vermelha, que também é esfoliante; a branca, que é mais suave para peles sensíveis; a amarela, que também estimula a produção de colágeno; e a preta, que é desintoxicante e antioxidante.
Leia mais: Os melhores tratamentos caseiros para pele oleosa
6. como evitar espinhas: limpe os pincéis de maquiagem e troque as fronhas
Todos esses cuidados para evitar as espinhas podem ser invalidados se, na hora da maquiagem, você acabar usando o mesmo pincel com meses de base acumulada e se, na hora de dormir, encostar o rosto em uma fronha com semanas semanas de uso. O contato com superfícies sujas também colabora para o acúmulo de impurezas que podem entupir os poros do rosto. Para não lidar com este problema, lave os pincéis usados com muita frequência a cada duas ou três semanas, troque as fronhas semanalmente, evite o contato das mãos sujas com o rosto e limpe o celular. É sério!
como secar espinhas: o que fazer para evitar as marquinhas
Fez tudo direitinho e, ainda assim, algumas espinhas apareceram? Fique calma: você deve seguir a rotina de limpeza e hidratação e aplicar compressas geladas para diminuir o inchaço quando for necessário. Produtos secativos à base de ácido salicílico, niacinamida, enxofre e melaleuca também podem ajudar se aplicados pontualmente, bem em cima da espinha. Para uma solução que também protege a inflamação da poluição, aposte nos adesivos secativos de espinhas. Modelos estilosos, como os da nossa colab com a People Colour, ainda podem dar um up no seu look!
Além disso tudo, a palavra de ordem aqui é não espremer as espinhas: é isso que causa as feridinhas que deixam marcas depois da cicatrização e, também, torna o processo mais lento.
Leia também: Essa é a minha rotina de skincare perfeita para pele com manchas
cravos e espinhas: como tratar os casos mais sérios?
Às vezes os cuidados caseiros com a pele não são suficientes para controlar a situação da pele acneica. Nesses casos o ideal é contar com a ajuda de um dermatologista para entender as reais causas da acne e qual a melhor forma de resolver o problema, já que ele pode estar sendo causado por outras condições no seu organismo. Porém, uma boa rotina de cuidados pode amenizar a situação, por isso, enquanto você espera pelas consultas, coloque estas dicas em prática!
