O que fazer para o esmalte não descascar na ponta: 12 truques infalíveis
Quem nunca foi até o salão fazer uma nail art dos sonhos e ficou desolada quando viu ela descascando mais rápido do que se esperava? Ou até mesmo fez uma manicure em casa, tomando vários cuidados achando que vai evitar que o esmalte descasque, mas mesmo assim não foi suficiente? A verdade é que, às vezes, nem mesmo o esmalte de gel, que tem uma durabilidade maior, é capaz de impedir que o esmalte lasque, principalmente na ponta.
Sabemos que a decepção de ver nossas unhas lindas acabando antes do esperado é grande. Por isso, hoje vamos te contar o que fazer para o esmalte não descascar na ponta, conquistando uma manicure duradoura. São 12 truques infalíveis, que vão desde a preparação até o acabamento, para transformar sua maneira de fazer as unhas em casa. Ficou animada? Vem com a gente!
o que fazer para o esmalte não descascar na ponta?

1. evite a água para manter o esmalte intacto
Quem nunca deixou as unhas mergulhadas na água para retirar as cutículas com mais facilidade? O hábito ajuda sim na remoção delas, mas por outro lado, faz com que o esmalte descasque mais rápido. Nossas unhas são extremamente porosas, logo absorvem muita água. Deixar as unhas mergulhadas em água faz com que elas se expandam e, horas após a manicure, encolham, fazendo com que o esmalte lasque mais rápido.
Para evitar o uso de água, aposte em cremes para área das cutículas e só empurre elas, ou então, as retire após o banho e após algumas horas, faça a esmaltação.
Leia também: Ideias de unhas delicadas e elegantes para você

2. faça o polimento antes de esmaltar
Preparar a base da unha também é essencial para evitar que o esmalte descasque. Uma maneira de fazer isso é polindo ela, pois assim você terá uma superfície lisa para o esmalte aderir. Mas atenção, faça isso delicadamente, para que você não agrida suas unhas e cause problemas futuros. Após polir, utilize um removedor de esmalte antes de pintar, isso vai garantir que não tenha nenhum resto de óleo nas unhas, permitindo que o esmalte adira melhor.
Leia também: Truques caseiros para fortalecer as unhas

3. proteja o esmalte do contato com a água após a manicure
O contato com a água deve ser evitado não só antes de pintar as unhas, como depois também, e convenhamos, essa é um ótima desculpa para quem quer fugir dos trabalhos domésticos. A frequência da água depois da unha feita irá lascar o esmalte e ainda tirar o brilho dela. Caso você não tenha a opção de deixar para outra pessoa fazer o trabalho doméstico, a solução é usar luvas enquanto realiza eles.

4. aposte na base e topcoat
Aplicar a base e o topcoat como acabamento final é essencial para evitar que o esmalte descasque ou tenha rachaduras. A base, já é clássica na rotina de manicure, isso porque ela prepara o local para receber o esmalte, já a camada de topcoat sela tudo, como se fosse uma película protetora. O topcoat ainda pode ser reaplicado após alguns dias, para renovar o visual, trazendo mais brilho.
Leia mais: Saiba qual a função do topcoat

5. evite o contato do esmalte com as cutículas
Ao pintar suas unhas, evite que o esmalte toque ou penetre nas cutículas e na pele ao redor. Esse contato do esmalte com a pele torna mais fácil dele levantar. O mesmo deve ocorrer com o topcoat, ele deve estar em contato com toda a unha que estiver pintada, para proteger de lascas e arranhões, porém evitando as cutículas pelo mesmo motivo do esmalte, para evitar que o esmalte saia facilmente.
Leia também: Como tirar a cutícula sozinha: 8 truques para você

6. pinte suas unhas em camadas finas para evitar o descascamento
Quanto mais grossas forem as camadas do seu esmalte, mais chance você tem de que o esmalte descasque ou lasque. Por isso, ao pintar suas unhas, prefira camadas finas e dê um tempo de secagem entre uma camada e outra.

7. garanta que o esmalte cubra toda a unha, até a ponta
Outro passo muito importante é certificar que o seu esmalte e o top coat cheguem até a ponta da unha, assim ela não irá levantar ou lascar. Pintar toda a unha ajuda a garantir que ela seja vedada, evitando o desgaste da ponta.

8. não agite o esmalte para evitar bolhas e lascas
Nós apostamos que você achou que agitar o esmalte antes de passar na unha era o correto, mas saiba que ao fazer isso você forma bolhas no produto, que depois levam a lascas. O recomendado é rolar o frasco entre as mãos, assim você mistura o produto, mas sem formar as bolhas.

9. use a mesma marca para garantir maior durabilidade do esmalte
Quando estiver fazendo suas unhas, opte por sempre usar a mesma marca de base, esmalte e topcoat. Cada marca desenvolve suas fórmulas pensando que os produtos se complementam, garantindo que seu esmalte dure por muito mais tempo. Claro que não vai ser sempre que vamos ter sempre a mesma marca disponível, mas quando possível, prefira combinar.

10. cuide das cutículas com sérum para prolongar a duração do esmalte
Assim como hidratamos nosso rosto todos os dias, também é necessário aplicar o sérum para cutículas diariamente. Fazendo isso, você vai garantir que sua manicure dure mais, parecendo que você acabou de fazer.
Leia mais: O que é slugging de unhas e quais os benefícios

11. espere de 5 a 10 minutos entre as camadas para evitar bolhas
Por mais que você queria que o processo seja rápido, o ideal é esperar de cinco a dez minutos entre uma camada e outra de esmalte. Isso irá diminuir as chances de formação de bolhas e ajudar o esmalte secar completamente, evitando que ele lasque.

12. troque o esmalte quando ele começar a engrossar
Ok, a gente sabe que quando encontramos aquela cor perfeita queremos usar ela até a última gota. Porém, depois que se abre o frasco do seu esmalte, começa a entrar ar na fórmula, podemos fazer com que ele fique mais grosso, o que aumentará a possibilidade de que o esmalte lasque depois de pronto.
