Como fazer um PF de restaurante para comer em casa

por Mayara Nunes

Quem nunca quis aprender como fazer um PF em casa? Nós queremos! Não tem comida melhor do que essa, é gostoso, quentinho, prático e ainda tem aquele sabor de comida caseira. Sendo assim, para matar a nossa vontade, convidados a chef Marina Zaverucha para nos ensinar a fazer um Prato Feito completo, com arroz, feijão, bife e ovo.

Prato Feito - Prato Feito - Prato Feito - outono - em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: PF em casa (Reprodução/Google)


1. FEIJÃO GOSTOSO

Vamos começar pelo mais temido: o Feijão. Apesar de não ser um ingrediente de rápida cocção, ele faz toda a diferença no PF. Então, bora lá!

Para preparar o Feijão Gostoso em casa, você vai precisar de:

- 2 xícaras de chá de feijão cru

- 6 xícaras de chá de água

- 1 cebola picada

- 2 dentes de alho picados

- 2 colheres de sopa de azeite

- 2 folhas de louro

- Pimenta do reino a gosto

- Sal a gosto            

- 1 Panela de pressão

- 1 Panela grande extra

Dica da chef: ela recomenda deixar os grãos de molho durante um dia. Isso ajudará a hidratar o feijão e acelerará o seu cozimento.

Em uma panela de pressão, adicione as 2 xícaras de feijão cru e mais 6 xícaras de chá de água. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo alto por, aproximadamente, 30 minutos. Antes de abrir a panela de pressão, deixe-a esfriar e tire o vapor aos poucos.

Feijão cozido, chegou a hora de temperá-lo. Em uma outra panela grande, adicione a cebola picada e o azeite, deixe-a dourar. Assim que translúcida, acrescente o alho e um pouco do feijão já cozido na panela. Amasse os grãos e deixe-os fritar junto com a cebola e o alho. Em seguida, acrescente o restante do feijão, as folhas de louro, sal e pimenta do reino a gosto.

Feijão finalizado, vamos cozinhar o arroz.

 2. ARROZ SOLTINHO

Para preparar um Arroz Soltinho, você precisa de:

- 1 xícara de chá de arroz

- 2 xícaras de chá de água

- ½ cebola picada

- 1 dente de alho picado

- 1 colher de sopa de azeite

- ½ colher de chá de sal

- 1 panela de arroz

Em uma panela, adicione a cebola, o azeite e deixe refogar. Quando a cebola ficar translúcida, é hora de acrescentar o alho. Em seguida, acrescente o arroz e deixe-o fritar um pouco antes de adicionar a água e o sal.

O tempo de preparo é curto, fique de olho! Deixe os grãos do arroz cozinharem até secar toda a água do fundo da sua panela, desligue o fogo e tampe-a. O cozimento será finalizado com o vapor do próprio arroz.

 3. BIFE PERFEITO

Para aprender como fazer um PF em casa, você precisará aprender a fazer o Bife Perfeito. Ele trará muito sabor ao prato e fará toda a diferença. Portanto, tenha com você:

- 2 filés de carne (da sua preferência)

- 1 colher de sopa de azeite

- 1 colher de sopa de manteiga com sal

- 1 frigideira

Em fogo alto, deixe a frigideira esquentar junto com o azeite. Adicione os filés e deixe cada lado dourar por alguns minutos. Em seguida, acrescente o toque final: a manteiga. Para dar ainda mais sabor, com a ajuda de uma colher, banhe a sua carne com a manteiga derretida.

Dica da chef: para que o seu bife seja perfeito é importante não mexer nele durante o cozimento, só vire o lado uma vez e deixe-os paradinhos na frigideira até alcançar o ponto desejado.

 4. OVO CLÁSSICO

Para finalizar, prepare o Ovo Clássico. Você vai precisar de:

- 1 ovo

- Óleo (pode ser azeite, óleo de coco, óleo de girassol)

- 1 frigideira

Com o óleo quente, adicione o ovo na frigideira e mais um fio de óleo por cima da clara. Deixe-o fritar por alguns minutos, até que a clara esteja crocante e a gema ainda mole.

Pronto. Chegou a hora de montar o prato, só nos conta uma coisa: o arroz vai por cima, por baixo ou ao lado do feijão? Rs!

Agora que você já sabe como fazer um PF em casa, assista ao vídeo com mais dicas que a chef preparou:

STEAL THE LOOK ON instagram


Deixe um Comentário
Você também vai gostar