Como fazer uma make natural e completa usando apenas esponjas

por Lara Lincoln

Sou muito fã de make natural e do resultado mais fresh na maquiagem. As bases de acabamento leve/médio, blushes líquidos, cremosos e produtos que garantem resultados próximos do “nasci assim” sempre tiveram um espaço reservado no meu nécessaire. Porém, antes da evolução da indústria da beauté com todas as ferramentas que temos hoje para garantir esse efeito, sentia muita falta de conseguir o resultado fresh usando apenas pincéis - mesmo com produtos de acabamento leve como escolha. Até que um item chegou às prateleiras e revolucionou toda a forma em que aplicamos maquiagem: obrigada por existirem, esponjas!

De diferentes tamanhos, formatos e materiais, as esponjas são favoritas de diversos beauty artists e por quem preza por praticidade e rapidez na hora de colocar a make em prática. E explico o porquê: diferente dos pincéis que demandam mais tempo para esfumar os produtos e garantir o acabamento final, as esponjas executam duas funções ao mesmo tempo, a de aplicação e acabamento. Elas são as melhores opções em momentos de pressa, na make do dia a dia e para deixarem bases e corretivos mais uniformes na pele. O que talvez poucas pessoas saibam é que essa ferramenta também garante a aplicação de outros produtos, como blushes, iluminadores, pó facial e bronzers. Confesso que tenho alguns pincéis favoritos, mas se preciso escolher um item para levar no dia a dia, as esponjas estão sempre comigo. Por isso, aproveitei o tema para mostrar o meu passo a passo de make completa (e bem natural) usando apenas esponjas: 

Lara Lincoln - make-natural - beleza - inverno - em-casa - https://stealthelook.com.br


Antes de começar a make natural, uma dica de ouro: use suas esponjas úmidas! Isso vai garantir um resultado mais fresh na pele e você não irá perder tanto produto na aplicação. Como as esponjas são mais porosas, elas tendem a absorver bases e corretivos mais facilmente do que os pincéis. Ao molharmos as esponjas e tirarmos bem o excesso de água, ela não irá sugar tanto seus produtos e, ao mesmo tempo, ficarão maiores e mais macias. Minhas favoritas são as da Ocèane, uma marca nacional que possui diversas opções em  formatos e tamanhos de esponjas em seu portfólio. Adoro o trio de esponjas, ele é uma ótima opção para quem quer explorar bastante as diferentes maneiras de aplicação com a ferramenta.

Lara Lincoln - make-natural - beleza - inverno - em-casa - https://stealthelook.com.br

No passo 2, aplico a base (ou bb cream) na pele e vou dando batidinhas com a esponja maior em todo o rosto. A aplicação com esponjas não tem erro mas é sempre importante ir esfumando o produto aos poucos com leve batidinhas para garantir que o produto está sendo depositado na pele da maneira correta.

Lara Lincoln - make-natural - beleza - inverno - em-casa - https://stealthelook.com.br

Por muito tempo apliquei corretivos com a esponja maior (o que também super funciona), mas depois que apostei em diferentes tamanhos, percebi que a esponja mini é ideal para chegar em cantinhos que a opção maior não alcança, como canto interno do olho, lateral do nariz ou também para aplicar o corretivo em áreas específicas. Além disso, a esponja menor cabe dentro do potinho de corretivo e ajuda a pegar mais produto.

Lara Lincoln - make-natural - beleza - inverno - em-casa - https://stealthelook.com.br

Sim, as esponjas são perfeitas para aplicação de bronzers/blushes cremosos e líquidos. Esses produtos já garantem o resultado mais natural em sua proposta, mas quando aplicados com esponjas conseguimos um efeito ainda mais fresh. Eu aplico o bronzer cremoso pelo rosto e também algumas gotinhas de blush líquido, depois, a dica é a mesma: esfume com leves batidinhas.

Lara Lincoln - make-natural - beleza - inverno - em-casa - https://stealthelook.com.br

Quem disse que não conseguimos garantir aquele leve esfumado no côncavo com esponjas? Com o mesmo bronzer que usei na pele, aproveito a esponja menor para aplicar o produto em toda a pálpebra em momentos de pressa. Esse truque é ótimo para quem é iniciante no assunto make natural e não tem muita habilidade com os pincéis de esfumar.

Lara Lincoln - make-natural - beleza - inverno - em-casa - https://stealthelook.com.br

Para fechar a pele, também uso a esponja menor para aplicar iluminador nos pontos altos do rosto. Reparem que aqui usei uma opção em pó e mesmo assim usei a esponja, ou seja, eles também podem ser aplicados com esponjas - pós soltos e iluminadores funcionam super bem. Já blushes e bronzers em pó vão melhor com os pincéis, já que você precisará de um pouco mais de precisão na aplicação.

Lara Lincoln - make-natural - beleza - inverno - em-casa - https://stealthelook.com.br

Finalizei a make com rímel e tint nos lábios para garantir o resultado. Usando apenas duas esponjas (e deixando de lado os pincéis) consegui fazer a make completa em 10 minutos máximos. Adoro essa opção para o dia a dia ou quando bate aquela preguiça de make. O resultado fica bem fresh!

Dica final: procure por esponjas sem látex em sua composição. Geralmente, esponjas com látex são mais rígidas, ou seja, não garantem uma aplicação e acabamentos tão naturais quanto as esponjinhas mais porosas e macias. Já testei diversas marcas mas sigo firme com as minhas favoritas da Ocèane. A marca possui muita opção incrível, é só escolher uma favorita!

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar