STEAL THE LOOK | SHOP - ACESSE!

Como identificar a saúde do cabelo e os melhores tratamentos iniciais

por Aline Santos

Quem aqui nunca se preocupou com as madeixas logo após um procedimento químico que acabou deixando os fios elásticos ou porosos? Ou aquela vermelhidão que surgiu do nada no couro cabeludo?

A verdade é que precisamos estar sempre alertas com os cuidados capilares e foi pensando nisso que procuramos a expert, Cris Dios, fundadora do salão Laces, para tirar de uma vez por todas as nossas dúvidas sobre cabelos e couro cabeludo!

Inclusive, o salão oferece diversos métodos alternativos para a saúde dos cabelos como o "Encanto da Lua Cheia", que consiste em uma combinação de tratamentos naturais que ajudam nos crescimento e fortalecimento dos fios.

Ficou curiosa para saber como está a saúde dos seus cabelos e como tratá-los da forma correta? A Cris nos contou tudo no bate papo abaixo, vem com a gente:

CRIOS DIOS - LACES - TRATAMENTO LUA CHEIA - SAÚDE CAPILAR - LACES SÃO PAULO
O ideal é sempre buscar um profissional e um especialista para fazer essa avaliação, mas existem formas de auto avaliação em casa por alguns exercícios: 
 
- Teste de porosidade: (testar balanço e movimento) finja que prende o cabelo e veja se ele cai - se ele cair é porque tem balanço e movimento - se ficar em 45 graus, é porque está em estado médio de porosidade e 90 graus extremo poroso.
- Resistência e elasticidade: enrole um fio com delicadeza no dedo e puxe ele algumas vezes... se ele quebrar em até 3 vezes ele está fraco, se quebrar de 4 a 6 vezes, é médio, e se quebrar depois de 6 vezes, é um fio forte. 
- Estado da raiz: olhar se o couro cabeludo está vermelho ou descamado.
- Teste de oleosidade: friccione o couro cabeludo, se desprender descamação é porque o couro precisa de alguns cuidados. 
 
Dentro do Laces fazemos um diagnóstico em alguns passos: quando a pessoa chega pela primeira vez, ela preenche uma ficha de anamnese onde é analisado hábitos capilares, uso de produtos, processos químicos dos fios e como está a saúde da pessoa. Também fazemos uma medição de volume e taxa de crescimento para acompanhar o desenvolvimento e quanto tempo este cabelo tem. Os cabelos crescem (em média) 1 cm por mês quando temos um cabelo de 30 cm, temos que analisar a interferência de 2 anos e meio de fatores externos (clima, poluição, hábitos), químicas utilizadas e etc, por isso precisamos mensurar os fios.
Passamos para a avaliação na prática: olhamos a resistência dos fios (grau de porosidade, elasticidade, ressecamento, quebra) densidade e espessura e se tem algum processo químico, 
Depois analisamos o couro cabeludo com a ajuda de um aparelho que podemos ampliar e analisar a raiz do cabelo: intensidade da oleosidade, descamação, alguma doença do couro cabeludo, se tem queda ou não.
Conversamos com a pessoa para analisar hábitos e o que está incomodando. 
CRIS DIOS - TRATAMENTO LUA CHEIA - SAÚDE CAPILAR - ENTREVISTA - LACES

O cabelo saudável tem brilho natural, oleosidade controlada, não quebra com facilidade e tem volume natural. Um cabelo saudável tem couro cabeludo em equilíbrio, sem vermelhidão e sem descamação com densidade equilibrado em toda extensão da cabeça.

CRIS DIOS - TRATAMENTO LUA CHEIA - SAÚDE CAPILAR - ENTREVISTA - LACES

Existe sim! Quando os fios estão elásticos significa que estão com alto nível de fragilidade, por isso temos que tratar de forma profunda com reposição de aminoácidos, proteínas, água, lipídios e minerais para esses fios.

CRIS DIOS - TRATAMENTO LUA CHEIA - SAÚDE CAPILAR - ENTREVISTA - LACES SÃO PAULO

1. Usar condicionador na raiz prejudica o couro cabeludo: VERDADE, porque desequilibra o microbioma capilar.
2. Lavar todos dias prejudica o couro cabeludo: Depende, neste caso depende de como é seu tipo de couro cabeludo e fios. É preferível lavar todo dia do que ficar com cabelo sujo do suor da academia e tratar com reposição de nutrientes para ele não ficar ressecado.
3. Dormir de cabelo molhado prejudica o couro cabeludo: VERDADE e também desequilibra o microbioma capilar.
4. Escova progressiva é tratamento para os cabelos: MITO, escova progressiva é uma maquiagem muito prejudicial aos fios e também ao couro cabeludo.

CRIS DIOS - TRATAMENTO LUA CHEIA - SAÚDE CAPILAR - ENTREVISTA - LACES

Primeiro gostaria de atentar que devemos analisar que tipo de cabelo e de couro cabeludo estamos falando.
O cabelo normal é aquele que não tem tanto ressecamento e tem couro cabeludo em equilíbrio. Para cuidar deste tipo de cabelo pode lavar de 2 em 2 dias (se a pessoa não pratica esporte todos os dias) fazer uso de produtos que tenham nutrientes , fazer uso de máscaras de 10 em 10 dias e alternar entre máscaras nutritivas e hidratantes e máscaras reconstrutoras.


O cabelo oleoso normalmente é aquele cabelo que você lava em um dia e no dia seguinte já está com a raiz embaçada e pesada. Os cabelos oleosos normalmente têm o couro cabeludo oleoso e os fios podem ser finos e quebradiços, pois os hábitos destas pessoas é lavar muito e os fios ficam secos e com afinamento e tem medo de usar tratamento, pois tem a impressão de ficar mais pesado. Para cuidar deste tipo de cabelos temos que lavar todos os dias e usar um shampoo que higienize de forma eficaz, mas 1 vez cada 15 dias é necessário tratar as pontas. Aconselho também uso de um Detox da raiz dos cabelos.

Cabelos ressecados e danificados: precisam de reposição de nutrientes como aminoácidos, queratina, vitaminas, minerais que devolvem vitalidade e balanço aos fios. Escolha um xampu apropriado para a sua raiz, passe apenas no couro cabeludo, sem esfregas as pontas, com diluição de um potinho, e passe o condicionador no comprimento. Passe 2 vezes na semana máscara, alternando uma nutritiva e uma reconstrutora. Finalize escolhendo um leave-in que devolva vitalidade aos fios, sem pesar. 

CRIS DIOS - TRATAMENTO LUA CHEIA - SAÚDE CAPILAR - ENTREVISTA - LACES

Não existe o que é correto, o certo é o que está em equilíbrio com seus hábitos. Por exemplo, se você pratica esportes ou tem a raiz oleosa deve lavar sempre, mas dia sim dia não é o indicado para a maioria dos cabelos!

CRIS DIOS - TRATAMENTO LUA CHEIA - SAÚDE CAPILAR - ENTREVISTA - LACES

Todo primeiro dia da Lua Cheia é dia de crescimento e fortalecimento dos cabelos onde fazemos uma combinação de tratamentos focados em tirar pontas secas e duplas (o famoso corte bordado), seguido pelo tratamento que faz a desintoxicação do couro cabeludo, devolução de nutrientes, equilíbrio e a nutrição dos fios (multivitaminas) e a estimulação a laser. Fazendo neste dia o cabelo chega a crescer cerca de 1,8 cm em 28 dias!

CRIS DIOS - TRATAMENTO LUA CHEIA - SAÚDE CAPILAR - ENTREVISTA - LACES

Sim, ele cresce e fortalece. O crescimento é de 1,8 cm em 28 dias e ao longo do tempo vai ganhando densidade (mais nascimentos de fios por folículos).

O encanto da lua cheia nesse mês de agosto acontece no dia 15/08 e para saber mais sobre o tratamento poderoso que promete fortalecimento e crescimento dos fios, procure o salão Laces mais próximo de você! E não para por aí, toda leitora que for até o Laces e falar que está indo pelo Steal The Look ganha um Ssoro de 50ml para continuar tratando dos fios em casa!

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar