A pele mista e oleosa é característica comum entre as brasileiras, porém, existem alguns outros fatores, inclusive externos, que interferem no comportamento cutâneo. Por isso, é tão importante frequentar dermatologistas e profissionais adequados que consigam identificar profundamente as necessidades e probleminhas que mudam de acordo com o rosto oleoso, seco ou sensível. Depois dessa análise fica muito mais fácil escolher os produtos certos para a sua rotina de beleza, afinal, não existe nada pior do que apostar naquele sérum poderoso e acabar com a pele sensibilizada ou cheia de acne, não é?
E isso influencia até na escolha da maquiagem, bases acetinadas podem não se adaptar - e até piorar - a oleosidade de quem sofre com produção excessiva de sebo. Assim como o efeito matte, que sensibiliza a pele seca e deixa o resultado da base craquelar no rosto. A melhor parte é que o mercado de beleza está recheado de opções para cada necessidade e dá para achar aquele favorito sem precisar procurar muito. Pra ajudar nessa missão, separamos os pontos principais que caracterizam cada tipo de pele e como identificar os cuidados indispensáveis no dia a dia. Aproveita para anotar todas as dicas, já:
Se a perfeição existe, ela é a pele normal! Caracterizada pelo equilíbrio entre produção de água x sebo, a pele normal possui os poros fechados, tom homogêneo e quase não tem acne. Alta tolerância, elasticidade, vitalidade e toque aveludado fazem parte das características do tipo normal. O ideal é apostar em produtos com ingredientes antioxidantes, que vão ajudar a manter a saúde do rosto e também escolher os essenciais da rotina: protetor solar, hidratante e um bom sabonete facial.
Ta aí algo que conhecemos bem: oleosidade em excesso. Mas, diferente do que muitas pessoas pensam, óleo não é sinônimo de hidratação, por isso, é super comum a pele oleosa ter excesso de sebo mas ser carente em água. Outro fator é o alto nível de acne e manchinhas - uma das vantagens é demorar mais para surgir as primeiras rugas. Por isso, produtos adstringentes são ideais na rotina desse tipo de pele, mas não vale deixar o hidratante de lado, ok?
A pele seca vai no caminho contrário da oleosa, ela possui baixa produção de água e, por isso, é tão comum aquele aspecto sem brilho no rosto. A barreira cutânea também é mais sensível e a probabilidade de irritações e coceiras é maior. O truque é redobrar a hidratação e apostar em produtos suaves.
A pele mista é complexa porque tem como característica a oleosidade em excesso na zona T e o ressecamento em algumas outras áreas. Nesses casos, é importante unir os dois tipos de cuidado: produtos adstringentes que ajudam a controlar o óleo na testa, nariz e queixo e fórmulas hidratantes para o restante do rosto.
A pele sensível não é, necessariamente, uma pele seca. Até quem sofre com oleosidade em excesso pode ter a pele sensível. A dermatite é comum e o rosto não apresenta tolerância à cosméticos e maquiagem. Se você faz parte do time, escolha produtos hipoalergênicos, que minimizam a possibilidade de irritações e não abra mão de produtos restauradores.