STEAL THE LOOK | SHOP - ACESSE!

Como larguei o emprego dos meus sonhos pra viver um sonho ainda maior

por Beatriz Borges

Se tem uma coisa que eu sempre falei desde que eu me entendo por gente é "vou morar fora.’’ Como eu ainda estava na faculdade e precisava me formar (Administração com Ênfase em Marketing e Entretenimento na ESPM), meu plano era zarpar de beca e tudo assim que eu me formasse. Enquanto isso, fui fazendo cursos de pequena duração e correndo pra NYC (minha cidade favorita até então) toda chance que eu tinha. Estudei Inglês na Hunter College, Planejamento de Eventos na FIT e fiz até curso de Stylist. Até que, em agosto de 2012, na volta de um desses meses de férias, comecei a procurar o inevitável estágio. Eu tinha um plano secreto, falava isso de boca cheia pra todo mundo: “vou fazer os 6 meses de estágio que a faculdade requer, e aí me demito e vou me embora pra NYC.”

inicio - nyc - bia - historia - vida
Foto: Beatriz Borges (Reprodução)

Fiquei super empolgada quando me ligaram para fazer a minha primeira entrevista de emprego, principalmente porque era em uma empresa de moda - mais conhecida como Melissa! Sonhei - literalmente - durante as quatro noites que demoraram pra ligar com a notícia de que eu tinha passado. E foi ali, como estagiária de marketing do Clube Melissa, que eu - não tem outra frase que descreva melhor - me APAIXONEI pelo trabalho! Na minha primeira semana lá eu tive certeza que eu pertencia àquele lugar!  

Mas não vá pensando que era um estágio diferente dos outros. Sim, a empresa é incrível e sempre me proporcionou todo o espaço para crescer, mas minhas primeiras tarefas consistiram em comprar lâmpada para a vitrine que tinha queimado, embalar caixa para mandar pelo correio e procurar fornecedor de gás hélio para os balões do evento de virada de coleção. Mas eu amava… Amava estar tão perto do que eu tanto tinha estudado, amava poder ajudar, amava o ambiente, as pessoas e cada pequena oportunidade de aprender. 

E aí lembra daqueles 6 meses que eu ia ficar por lá? Viraram 6 anos… Em um ano virei coordenadora, e em menos de 3 anos eu era a gerente do departamento de marketing com uma equipe de 16 pessoas! 

Participei da inauguração de mais de 100 lojas, desenvolvi o planejamento estratégico de mais de 12 coleções, viajei o Brasil inteiro e até pra New York. Fui embora do escritório às 3 da manhã sem ninguém pedir, falei em público para mais de 500 pessoas e aprendi a gerenciar pessoas com o dobro da minha idade. 

melissa - bia - look - moda - trabalho
Foto: Beatriz Borges (Reprodução)

O sonho de morar fora foi ficando engavetado e eu vivi um outro sonho que eu nem imaginava que tinha. Mas, mais ou menos no fim de 2016 e início de 2017, eu não conseguia mais fechar a gaveta: a sensação de dever cumprido e de que eu já tinha aprendido tudo que eu podia ali fizeram o sonho ocupar um espaço grande demais. 

Até que, no dia 06 de agosto de 2017, diga-se de passagem - meu aniversário, caminhando na praia com o meu pai, eu decidi. Era a hora de desengavetar o sonho. Nunca vou me esquecer do conselho do meu pai naquele momento: 

"Com essa sua decisão, você pode ter certeza que vai esbarrar com o senso comum tentando te dissuadir: ‘Como assim você vai deixar um emprego maravilhoso e seguro para ir atrás de uma coisa que você nem sabe o que é?’ Mas o senso comum, como o próprio nome já diz, normalmente te guia para lugares comuns. Raramente te levará para lugares mágicos e fenomenais... Então, entre os seus sonhos e o senso comum, jamais vá pelo senso comum!’’ 

E foi assim então que naquela noite, na minha festa de aniversário, com um grande aperto no coração e muita coragem, eu anunciei para todo mundo que eu… Iria morar fora! 

ucla - bia - carreira - historia - moda
Foto: Beatriz Borges (Reprodução)

Comecei então as intensas pesquisas, tanto pela internet quanto falando com pessoas que já tinham morado fora, e acabei descobrindo que, para trabalhar nos EUA, a melhor opção é primeiro fazer um curso que te dê direito ao OPT (Optional Practical Training), um tipo de visto que te permite trabalhar legalmente no país durante 1 ano na área relacionada ao curso que se formou. No meio das minhas pesquisas, me deparei com a UCLA Extension. A UCLA, Universidade de Los Angeles, é uma das melhores universidades dos EUA - e até do mundo - e eles possuem uma célula dedicada a cursos para pessoas que já são formadas e querem fazer cursos de extensão. As opções são inúmeras, e no ramo do entretenimento, que é o que eu queria, Los Angeles é, inegavelmente, o maior polo do mundo! Escolhi o curso Business and Management of Entertainment, que é basicamente toda a parte de produção, negócio e marketing da indústria do entretenimento. 

E assim, no dia 31 de dezembro de 2017 eu me mudei para Lala Land, aka (sigla para a expressão "também conhecida por") Los Angeles! Diga-se de passagem, eu me apaixonei por essa cidade e, por mais que NY ainda more no meu coração, agradeço todos os dias por ter vindo pra cá! 

No primeiro dia de faculdade uma ex colega de trabalho da Melissa me mandou uma mensagem com um print screen que eu nunca vou esquecer: Steal The Look abre vaga em Los Angeles. 

steal - look - bia - historia - carreira
Foto: Beatriz Borges (Reprodução)

Quando li que a vaga era aqui não acreditei - me lembro que cheguei a brincar com meus amigos sobre o fato de que eu mal tinha vivenciado um dia de estudante e já ia voltar a trabalhar! Mas a oportunidade era legal demais e parecia muito aquelas coisas que o destino te apresenta e você não pode ignorar, sabe?

Tentando não elevar muito as minhas expectativas, mandei meu currículo e resolvi aguardar. Depois de algumas trocas de e-mail, muita ansiedade e perguntas e respostas, conheci  a Manu e a Catha, em um café em Marina Del Rey. Após um papo super gostoso, leve e interessante, eu tive a certeza que eu queria fazer parte desse time! Enquanto estudante nos Estados Unidos você não pode, de maneira alguma, trabalhar aqui. O seu visto é de estudante e você só pode estudar. O fato do Steal The Look ser uma empresa brasileira me permitiu ter o melhor dos dois mundos: morando fora, estudando em uma universidade americana e, de quebra, trabalhando com o que eu amo em uma empresa extremamente reconhecida e competente! 

beatriz - laaa - historia - carreira - vida
Foto: Beatriz Borges (Reprodução)

Criamos um formato de trabalho flexível com os meus compromissos daqui e hoje eu colaboro no STL, estudo na UCLA e ainda faço um estágio em uma empresa americana. Um dos requisitos da minha faculdade durante um determinado semestre é você fazer um estágio, o que é ótimo para a experiência ficar mais completa e fazer bons contatos. Mas isso é um outro capítulo que posso contar mais pra frente! ;)

Por agora, posso dizer que a experiência como um todo tem sido, sem dúvidas, uma das melhores da minha vida. Cresci em áreas que eu nem sabia que precisava crescer, conheci mais gente em um ano do que na minha vida inteira, voltei a ser estudante na universidade mais incrível do mundo, fiz amigos pra vida toda, viajei, trabalhei em premières de Hollywood e até no NYFW, cobri diversos eventos com o STL, chorei assistindo os pores do sol mais lindos desse mundo e vivi… Vivi muito! E foi assim que eu vim parar aqui, encerrando o melhor ano da minha vida! 

Então o meu conselho pra você que está aí olhando para aquele seu sonho dentro da gaveta porém faltando coragem para largar, seja lá o que for que te prenda, é: “entre seus sonhos e o senso comum… fique com seus sonhos!’’ 

FOLLOW US ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar