Como lidar com os maiores desafios capilares

por Lara Lincoln

Um dos maiores desafios capilares na hora de criar uma rotina de cuidados com o cabelo é entender a estrutura do fio, afinal, é exatamente isso que vai determinar o seu cronograma capilar e qual produto precisa fazer parte do passo a passo de beauté. Já aconteceu daquela amiga indicar uma máscara poderosa e ela deixar o seu cabelo super oleoso, pesado ou poroso? Pois é, isso significa que o produto não se adaptou às suas necessidades e entregou ingredientes que não são indicados para a estrutura do fio. 

Outro erro muito comum é exagerar na quantidade. Usar muito condicionador, shampoo e até perder a mão na frequência de hidratações semanais. É importante deixar a fibra capilar limpa e livre de resíduos, isso vai equilibrar a oleosidade, o pH e a ainda dar uma força na vitalidade das madeixas. E alguns probleminhas são mais comuns do que você imagina, viu? Entre as brasileiras, frizz, oleosidade, volume em excesso e pontas ressecadas são reclamações frequentes nos salões de beleza. Para dar uma forcinha nos cuidados, separamos algumas dicas para você reverter a situação em casa. Olha só:

Como lidar com os maiores desafios capilares

Ta aí um dos maiores problemas capilares ever: o frizz! Ele está presente nos fios cacheados, lisos e até nos ondulados. E existem mil e um motivos para o aparecimento dos fios arrepiados, inclusive a ação externa, como chuva e umidade. Muito frizz também é sinal de excesso de química, o cabelo fica sensibilizado e com pontas danificadas, o que ajuda no surgimento desse problema. O segredo? Usar muito defrizante antes de secar os fios e apostar em hidratação e umectação - principalmente entre as cacheadas. 

Como lidar com os maiores desafios capilares

Se os fios sem volume já são um problema, o cabelo com volume em excesso também entra para lista do nosso bad hair day. Geralmente, os fios muito armados são sinônimo de falta de definição capilar e porosidade. O truque é simples, evitar pentear o cabelo seco, apostar no corte certo - os com leves camadas na ponta resolvem o problema - e fazer diversas nutrições com óleos reparadores. 

Como lidar com os maiores desafios capilares

Nada no mundo te ajuda a deixar os fios volumosos? Calma, existem vários tratamentos e dicas para garantir o volumão. Mas antes, é importante entender que fios finos e sem volume, não são, necessariamente, fios desidratados ou oleosos. Um dos fatores principais é a genética, seguido de alisamento e excesso de química. Se você faz parte do time, aposte em texturizadores, use o secador na temperatura morna e finalize com um jato frio e aplique o condicionador só nas pontinhas do cabelo, ok? 

Como lidar com os maiores desafios capilares

O cabelo ressecado e sensibilizado é muito comum entre as brasileiras. O motivo? Muitos processos químicos, chapinha, secador e falta de hidratação. O cronograma capilar é o aliado, ele une hidratação, nutrição, reconstrução e ajuda a recuperar a estrutura da fibra capilar. Mas não tem mistério, você vai precisar dar uma pausa nas químicas e apostar em um bom protetor térmico para criar uma camada protetora nas madeixas. 

Como lidar com os maiores desafios capilares

Não consegue passar um dia sem lavar o cabelo que os fios já aparecem mega oleosos? Bem vinda ao time dos fios com oleosidade. Se você sofre com esse mal, evite banhos quentes e remova o acúmulo de resíduos nos fios com shampoos antirresíduos uma vez por semana. Eles vão agir profundamente e equilibrar o pH capilar, ou seja, você vai sentir a sua raiz menos oleosa e as madeixas mais brilhantes. Ah, mas se o seu caso for extremo, procure um médico, uma das causas da produção excessiva de sebo é hormonal. 

Como lidar com os maiores desafios capilares

Não existe nada pior do que queda capilar. O problema é causado, principalmente, pelo estresse mas também pode ser agravado com químicas e excesso de secador e chapinha. Até alguns penteados podem piorar a situação, coques e rabos muito apertados tendem a quebrar a estrutura do cabelo. Para amenizar a queda, aposte em ingredientes fortalecedores, inclusive os naturais, como a babosa. Também é importante mudar a alimentação, algumas frutas e vegetais ajudam a deixar os fios mais fortes - salmão, banana, linhaça, morango e kiwi são só alguns exemplos. 

Como lidar com os maiores desafios capilares

Fios porosos e pontas duplas são um dos maiores problemas capilares ever! Isso significa que a sua fibra e cutícula estão muito abertas, o que prejudica a eficiência da hidratação, nutrição, reconstrução e todos os outros cuidados com o cabelo. E, sim, quanto mais química e tintura, mais os seus fios tendem a ficar porosos. As madeixas ficam mega armadas e sensibilizadas, por isso, precisam de fórmulas bem potentes, enriquecidas com proteínas, vitaminas e aminoácidos. Ah, e o vinagre é aliado nessa, viu? Faça uma mistura de 250ml de água + 3 colheres de sopa de vinagre e borrife nos fios antes do shampoo. Ele vai equilibrar o pH e ajudar a fechar as escamas abertas. 

Deixe um Comentário
Você também vai gostar