Como manter a saúde do cabelo cuidando em casa

por Graucianna Santos

É natural que nesse momento que estamos vivendo a sua rotina precise de ajuste, principalmente se for em relação ao seu autocuidado. Muitas situações do dia a dia impactam diretamente na saúde do cabelo, que pode apresentar quedas, descamações ou coisas do tipo, devido ao alto nível de cortisol que liberamos em momentos de estresse ou tensão. 

Fora as pequenas pausas ao longo do dia e o tempo que podemos investir na prática de uma atividade física como resolução dessas questões, também é possível adaptar momentos para cuidar do seu cabelo em casa e nós vamos te contar como, vem ver:

Saúde do cabelo  - higienização dos fios  - cuidados com o cabelo  - inverno  - em casa  - https://stealthelook.com.br
Foto: Reprodução (Pinterest)

_o cuidado começa no chuveiro

É normal que no banho rápido a gente acabe não dando tanta atenção para coisas simples, como escovar os cabelos antes de higienizar, mas essa prática é ótima para ativar a circulação, acalmar o couro cabelo e ainda proporcionar relaxamento. 

O banho quente não é uma boa opção para a saúde do cabelo porque remove a camada protetora da haste capilar, mas um banho morno, finalizado com um jato de água fria nos fios ajuda a manter o brilho.

_hidrate sempre

Nosso fio é hidrofóbico, precisa de água e o melhor produto para devolver esse nutriente é a hidratação. Você pode aplicá-la somente pelo comprimento, fazendo movimento de fitagem, deixa a máscara hidratante por uns 10min (ou conforme o rótulo) e prontinho, seu cabelo está sendo cuidado e feliz.

Alimentos nutritivos  - saúde do fio  - saúde do cabelo  - cabelo  - cuidados em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: Reprodução (Pinterest)

_coma bem

Os produtos precisam que nossa alimentação esteja em dia e equilibrada para que deem seu completo efeito. Por isso, investir em alimentos à base de leite, ovos e cereais são ótimos para ajudar no quesito nutricional, pois são fonte de proteínas e complexo B. Já os alimentos gordurosos são os vilões nessa história e proporcionam oleosidade excessiva, tanto para pele quanto para o cabelo, então se puder, fuja deles.

_saiba como usar seus produtos

Saber o que seu cabelo precisa, ler rótulos e buscar por resenhas vai auxiliar no conhecimento dos benefícios e como esses produtos podem ajudar você a cuidar da saúde do cabelo em casa. 

Procure por cosméticos apropriados para o seu tipo de fio ou necessidade, use um shampoo anti-resíduo para deixar o fio limpíssimo e pronto para receber os nutrientes dos outros produtos, como os óleos ou séruns que ajudam na reposição de nutrientes e finalização.

cabelo  - pente ideal  - saúde do cabelo  - saúde do fio  - cuidados com cabelo  - https://stealthelook.com.br
Foto: Reprodução (Pinterest)

_tem mais

Além desses cuidados, você deve se atentar ao pente/escova que está sendo usado e se esse é adequada para o seu fio, além disso, evite dormir com os cabelos molhados, prendê-los com muita força ou por muito tempo e invista em penteados diferentes para sair da rotina. Isso certamente vai estar contribuindo não só pra saúde do cabelo, mas também pra autoestima que ficará lá em cima! 

Você também vai gostar