como montar uma parede de plantas em casa

por The Look Stealers

Ter um parede de plantas, ou parede verde em casa pode parecer um sonho distante para nós apaixonada por plantas. A parede verde, completamente coberta por plantas e flores é indiscutivelmente linda, mas será que é prática para termos dentro de nossa própria casa? 

É isso que vamos descobrir hoje! Se você sempre sonhou em ter uma parede verde para chamar de sua, vem com a gente, pois pedimos uma ajuda para nossa expert favorita de plantas, Luiza Fiorito, para nos dar um empurrãozinho e nos mostrar que é mais do possível termos nossa própria parede de plantas em casa. Vem: 

It girls - Parede verde - Decor - Inverno - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Jungalow (Reprodução/Instagram)


1: Estruturas para construção!

Existem diversas possibilidades de paredes verdes que vão desde garrafas pets, tubos de PVC, telas de galinheiro, pallets de madeira, e até vasos diretos na parede. O importante é lembrar que a estrutura precisa ser firme para aguentar o peso da planta mais o da terra e muito importante: da água! Quando regamos nossas plantinhas elas ficam mais pesadas com a água e muitas vezes o suporte nao aguenta todo esse peso e a queda é brusca, meus amores! Não queremos isso! 

Quando for montar as plantinhas na estrutura SEMPRE começe de cima para baixo, pois trabalhamos com muitas plantas pendentes e as folhagens vão sendo colocadas para nao deixar buracos e garantir que todas recebam sol depois de posicionadas. Importante nunca colocar um vaso ou estrutura logo embaixo da outra, faça a distribuição como uma mesa de xadrez para que a mescla das posições consigam deixar a parede mais preenchida!

It girls - Parede verde - Decor - Inverno - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Jungalow (Reprodução/Instagram)

2: OMG! Quais plantas usar? 

Primeiro de tudo você deve analisar o ambiente da sua casa que sua parede de plantas vai ficar e muito importante: se bate sol e vento.

A espécie escolhida vai variar muito de acordo com a iluminação e ventilação. Por exemplo, locais como a varanda, que batem o sol da tarde e ventar, escolha plantas como bromélias, peperômias e zebrina. Resistentes e de folhas grossas e durinhas, pois o vento não leva as folhas para dentro da casa fazendo aquela baguncinha. 

Se você escolheu estruturas mais frágeis como garrafas, pallets, telas opte por plantas de pequeno porte e que não tenham crescimento muito rápido como suculentas, violetas e cactos. Dessa forma você vai conseguir controlar melhor se a sua estrutura está firme. Afinal, não queremos que suas verdinhas espatifem no chão, não é mesmo? 

Para estruturas mais firmes, use e abuse das “cabeludas”! As famosas plantas pendentes como jibóias, heras, peperomias, samambaias, columeias... amamos todas e elas ficam um charme nos muros verdes!

It girls - Parede verde - Decor - Inverno - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Mobilane (Reprodução/Instagram)

3: Para viver, tem que regar!

Não se esqueça de que para seu jardim ficar sempre lindo e vivo, é necessário regar as plantinhas! E a rega em paredes verdes não é algo muito simples. Lembre-se sempre de que se os vasos forem furadinhos os de cima vão automaticamente molhar as plantas de baixo. Dessa forma se você colocar a mesma quantidade de água nas fileiras, algumas plantas podem “afogar” com excesso de água. 

Outra atenção é que espécies diferentes exigem rotinas de regas diferentes, por exemplo, a peperômia se colocada em um ambiente quente pode ser molhada todos os dias já as bromélias não gostam de ter suas raízes encharcadas por isso é importante molhar moderadamente. Respeite a individualidade de cada espécia e o resultado será sucesso puro e muita belezura no seu jardim vertical!

It girls - Parede verde - Decor - Inverno - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: House of Plant Lovers (Reprodução/Instagram)

Bônus: Além de lindo, funcional!

O que amamos? Hortinhaaas! E porque não unir a parede verde com os “tômperos” criando uma horta vertical? Já AMO! A hortinha precisa de muito sol e pouco vento. Escolha um local adequado e mão na massa! Alguns maravilhosos que funcionam bem nesse tipo de estruturas são: salsinha, mangericão, hortelã, cebolinha, pimenta e até tomatinho! 

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar