Como não deixar a base craquelar na maquiagem

por Inaê Ribeiro

A base craquelada é um dos maiores pesadelos de quem ama maquiagem, afinal ela arruína todo o visual. A aparência de rachaduras atrapalha não só visualmente como também faz com que a make tenha uma durabilidade menor. Por isso, estamos sempre em busca de como não deixar a base craquelar.

Existem diversos motivos que fazem a base craquelar, como a fórmula do produto, falta de hidratação da pele ou até mesmo aplicação excessiva. Para evitar que a base craquele, é essencial seguir alguns truques simples, mas eficazes. Como dica boa é aquela compartilhada, vem com a gente que te ensinamos, de uma vez por todas, a conquistar a maquiagem perfeita!

@cammenthe - maquiagem-base - base craquelar - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: @cammenthe (Reprodução/Instagram)


comece com o skincare

A rotina de maquiagem começa ainda no skincare, lave o seu rosto com seu sabonete de preferência e, em dias que a make for mais pesada, invista na esfoliação. Ela irá uniformizar a textura, tirando o aspecto áspero ou ressecado, que pode fazer com que a base craquele.

Jaleesa Jaikaran  - make-skincare - base craquelar - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Jaleesa Jaikaran (Reprodução/Instagram)

hidrate a pele

A dica é antiga, mas não dá para fugir dela. A hidratação é a chave para uma base suave e uniforme, então certifique-se de hidratar sua pele antes de aplicar o produto, especialmente se você tiver a pele seca. 

Invista em séruns faciais, seguidos de hidratantes. A escolha deles irá depender do seu tipo de pele, aquelas oleosas devem preferir produtos de textura mais líquida e suave, enquanto as peles secas e ressecadas podem usar e abusar dos hidratantes em creme.

Steph Hui - maquiagem-natural - base craquelar - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Steph Hui (Reprodução/Instagram)

use um primer

O primer ajuda a suavizar a textura da pele, minimizando poros e, em alguns casos, pode até mesmo ajudar a controlar a oleosidade. Ele irá criar uma primeira camada uniforme para a maquiagem, garantindo que a base seja fixada por mais tempo.

@teomarcella - make-maquiagem-natural - base craquelar - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: @teomarcella (Reprodução/Instagram)

atenção na escolha da base

Outra dica importante é escolher os produtos certos para o seu tipo de pele. Se você tem pele seca, opte por bases hidratantes ou com efeito luminoso, e evite as matte, que podem ressecar ainda mais a pele. Já se você tem a cútis mais oleosa, opte por aquelas com fórmula oil-free ou com efeito matte, que ajudarão a controlar a oleosidade e evitar que a base escorra ou craquele.

@eyesrodgers - skincare-maquiagem - base craquelar - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: @eyesrodgers (Reprodução/Instagram)

aplique a base em camadas finas

Um dos motivos que fazem a base craquelar está na quantidade de produto aplicado. Ao aplicá-la em camadas muito grossas, você pode acabar com um efeito craquelado. Portanto, aplique-a em camadas finas e construa a cobertura gradualmente.

Real Techniques - maquiagem-make - base craquelar - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Real Techniques (Reprodução/Instagram)

use uma esponjinha molhada

A maneira que você irá aplicar a base também influencia no resultado final. A esponjinha garante uma camada mais uniforme e fina, mas atenção, ela deve ser usada molhada. Quando seca, o acessório absorve muito produto e fica ainda mais difícil espalhar a base.

Com essas dicas, você pode evitar que a base craquele e garantir uma maquiagem impecável por horas. Lembre-se sempre de experimentar diferentes técnicas e produtos para encontrar o que funciona melhor para sua pele e estilo de maquiagem.

Você também vai gostar

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

concordar e continuar